Aitken passa Delétraz no fim e vence corrida 2 em Silverstone. Sette Câmara é 17º

Jack Aitken venceu pela segunda vez na temporada. Na 17ª volta, o britânico fez a ultrapassagem sobre Louis Delétraz e partiu para a vitória em casa. Sérgio Sette Câmara foi jogado para fora da pista por Nicholas Latifi, caiu para o fim do grid, tentou a recuperação, mas após incidente com Juan Manuel Correa ficou sem chance de marcar pontos




O desfecho da rodada dupla de Silverstone na Fórmula 2 teve a vitória de um piloto local. Na nublada manhã deste domingo (14), Jack Aitken, que largou na quarta colocação, subiu para terceiro na primeira volta, travou boa briga com Nyck de Vries e, na volta 17, ultrapassou Louis Delétraz para triunfar pela terceira vez na temporada 2019. O pódio foi completado por Delétraz e De Vries.

A corrida deste domingo foi para Sérgio Sette Câmara esquecer. O brasileiro largou em quinto lugar no grid e, nas primeiras curvas, lutou roda a roda com seu companheiro de equipe Dams, Nicholas Latifi. Mas Sérgio foi jogado para fora da pista, perdeu muitas posições, e desde então teve de recuperar terreno. O piloto vinha bem, tinha feito até melhor volta e estava em 12º quando brigava por posição com Juan Manuel Correa. Mas Sette Câmara tocou na traseira do carro do norte-americano, danificou a asa dianteira e teve de fazer a troca da peça, terminando apenas em 17º lugar.

No campeonato, De Vries disparou na liderança e soma agora 170 pontos. Latifi, que terminou a prova deste domingo em quinto, tem 139. Luca Ghiotto não somou pontos e continua com 122, em terceiro, um a mais em relação a Sette Câmara, que se mantém na quarta colocação.

Jack Aitken venceu a corrida deste domingo em Silverstone (Foto: FIA F2)

A próxima rodada dupla da F2 está marcada para os dias 3 e 4 de agosto em Hungaroring, na Hungria.

Saiba como foi a corrida 2 da Fórmula 2 em Silverstone

Por conta da regra do grid invertido, Callum Ilott largou na frente na corrida 2 em Silverstone. Sérgio Sette Câmara partiu da quinta colocação, enquanto o vencedor da prova de sábado, Luca Ghiotto, iniciou a disputa na oitava colocação. Ilott partiu muito mal e despencou para o quarto lugar. A ponta da corrida foi assumida por Louis Delétraz, que largou em segundo, com Nyck de Vries em segundo e Jack Aitken em terceiro. 

Mas quem se deu mal mesmo foi Sette Câmara. Em uma disputa com seu companheiro de equipe, Nicholas Latifi, o brasileiro despencou de quarto para 17º lugar, tendo de fazer uma corrida de recuperação para tentar salvar alguns pontos na prova. A reação de Sérgio foi imediata, com o carro #5 da Dams ganhando três posições e com direito à volta mais rápida da corrida naquele momento. Mas foi freada por conta do safety-car, que foi acionado por conta de problemas com Giuliano Alesi, que ficou parado na pista após incidente com Arjun Maini. O indiano foi punido com um drive-through.

Largada da corrida 2 em Silverstone (Foto: Fw/Twitter)

O SC ficou na pista apenas uma volta, e a corrida foi retomada com nova ultrapassagem de Sette Câmara. Ao mesmo tempo, os pilotos tiveram de lidar com mais um desafio em Silverstone: a garoa tornava a pista bem úmida naquele momento, com cinco voltas de prova.Na pista, uma bela briga pelo oitavo lugar entre Guanyu Zhou e Nobuharu Matsushita, com Mick Schumacher logo à frente.

Na sexta volta, Sette Câmara já era o 12º lugar depois de ultrapassar Nikita Mazepin. Lá na frente, Delétraz buscava abrir vantagem na ponta, enquanto Aitken e De Vries travaram uma bela disputa roda a roda, que teve o britânico levando a melhor. De Vries passou a ser atacado por Ilott, que vinha logo atrás.

A garoa persistia, mas ainda não era o bastante para mudar a cara da corrida. Delétraz caminhava para uma vitória que parecia certa, enquanto Sette Câmara brigava com Juan Manuel Correa pelo 11º lugar. Logo à frente estava Jordan King, que fechava o top-10.

A corrida ficou mais disputada nas voltas finais. Latifi teve de se defender de um Mick Schumacher com um bom ritmo de corrida para se manter na quinta colocação. Luca Ghiotto, que vinha logo atrás, surpreendeu com uma estranha parada nos boxes para colocar pneus macios, caindo da zona de pontuação para último lugar no grid. Guanyu Zhou vinha em sétimo. Mas o movimento mais importante aconteceu na volta 17, quando Aitken surpreendeu Delétraz para fazer a ultrapassagem e assumir a liderança. O britânico ainda conseguia marcar a volta mais rápida da corrida.

Sérgio Sette Câmara toca na traseira do carro de Juan Manuel Correa (Foto: FIA F2)

Com três voltas para o fim, quem também parou nos boxes foi Sette Câmara, que teve de trocar a asa dianteira após toque na traseira do carro de Correa. O brasileiro também encerrava qualquer possibilidade de somar pontos nesta manhã.

Após 21 voltas completadas, Aitken coroou uma grande jornada no topo do pódio. Delétraz cruzou a linha de chegada em segundo, enquanto De Vries completou em terceiro. Ilott foi o quarto, seguido por Latifi, Schumacher, Matsushita, Zhou, King e Correa completando a lista dos dez primeiros. Sette Câmara terminou na 17ª colocação.

F2 2019, Inglaterra, Silverstone, corrida 2, final:

1 J AITKEN Campos 36:47.822 21 voltas
2 L DELÉTRAZ Carlin +4.997
3 N DE VRIES ART +8.194
4 C ILOTT Sauber Junior +8.850
5 N LATIFI DAMS +16.203
6 M SCHUMACHER Prema +19.222
7 N MATSUSHITA Carlin +19.666
8 G ZHOU UNI-Virtuosi +20.181
9 J KING MP +21.731
10 J CORREA Sauber Junior +25.820
11 A HUBERT Arden +34.309
12 N MAZEPIN ART +37.426
13 A MAINI Campos +40.581
14 D BOCCOLACCI Trident +47.259
15 L GHIOTTO UNI-Virtuosi +57.696
16 T CALDERÓN Arden +59.998
17 S SETTE CÂMARA DAMS +1:09.991
18 M RAGHUNATHAN MP +1:10.157
19 G ALESI Tirdent +20 voltas

Paddockast #24
A BATALHA: Indy x MotoGP

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.