Antonelli dá sorte em safety-car no fim e vence corrida 2 da F2 na Hungria. Bortoleto é 4º
Andrea Kimi Antonelli acertou a estratégia e ainda contou com ajudinha do safety-car para vencer com propriedade a corrida 2 da rodada da Hungria da F2. Gabriel Bortoleto chegou em quarto, à frente de Enzo Fittipaldi
Andrea Kimi Antonelli venceu pela segunda vez na temporada 2024 da Fórmula 2. O piloto da Prema apostou na estratégia alternativa ao partir de pneus duros no primeiro stint da corrida 2 da rodada da Hungria, realizada neste domingo (21), e contou com a sorte no momento do segundo safety-car para efetuar a troca obrigatória e voar nas voltas finais em direção à bandeirada. Victor Martins e Richard Verschoor completaram o pódio.
O carro de segurança causado por Amaury Cordeel na volta 23 decidiu a corrida, e isso porque abriu a janela perfeita para Antonelli, de pneus duros, entrar e efetuar a troca para os compostos macios para o trecho final da prova. O pupilo da Mercedes retornou em quinto e precisou de dois giros para assumir a liderança.
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Dali em diante, a corrida passou a ter o cronômetro contra Antonelli, já que as duas intervenções do safety-car — a primeira em erro de Paul Aron que ainda custou a corrida de Zane Maloney no início — atrasaram a programação.
Verschoor, que perdeu a vitória na sprint ao ser desclassificado, foi outro que acertou os pneus macios para o fim e pegou o pódio ao ultrapassar Gabriel Bortoleto na volta final. Enzo Fittipaldi, Dennis Hauger, Kush Maini, Ritomo Miyata, Taylor Barnard e Rafael Villagómez fecharam os dez primeiros.
A Fórmula 2 retorna já no próximo final de semana, de 26 a 28 de julho, para a rodada da Bélgica, no clássico circuito de Spa-Francorchamps. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.
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Confira como foi a corrida 2 da F2 em Hungaroring:
Antes mesmo da volta de apresentação, a corrida começou desastrosa para o líder, Isack Hadjar. Em terceiro, teve de partir do pit-lane por conta de um erro bizarro da Campos ao não liberá-lo quando o pit-lane estava sob luz verde. “Como vocês cometem um erro desses?!”, indagou o francês incrédulo pelo rádio.
Melhor para Aron, que teve vida livre para aproveitar a pole-position, só que o estoniano largou muito mal e ainda perdeu totalmente a freada na curva 1, despencando para sétimo. Martins, em contrapartida, surpreendeu pelo lado de fora e pulou para a ponta antes mesmo da primeira curva, com Fittipaldi em segundo e Bortoleto na terceira colocação.
Enquanto isso, Maloney, de pneus duros, já era o quarto, com Antonelli logo atrás, pressionando o barbadiano e na mesma estratégia. Dos dez primeiros, aliás, apenas a dupla e Colapinto vinham com a borracha teoricamente mais resistente.
Abertura do giro 3, Fittipaldi recebeu o lado de fora para disputar a primeira freada e não esmoreceu, só que Martins foi duro e dividiu lado a lado as curvas 2 e 3, prevalecendo na sequência e segurando o posto. Dali em diante, o piloto da ART emendou uma sequência de voltas rápidas que foram primordiais para abrir mais de 1s do brasileiro.
Enquanto isso, Antonelli passava Maloney, mas recebia o troco na curva seguinte. A disputa fez Hauger e Aron se aproximarem, só que a falta de paciência do vice-líder ao forçar ultrapassagem sobre Dennis trouxe o safety-car, e isso porque Aron não freou na tomada da curva 2 e achou a traseira do carro de Zane. O toque tirou os dois da corrida.
A bandeira amarela abriu a janela perfeita de paradas para a turma dos pneus macios, e Martins, Fittipaldi e Bortoleto não perderam tempo. Em contrapartida, Antonelli, Verschoor e Maini continuaram, assumindo as primeiras colocações, com o francês da ART em quarto e tendo Cordeel e Miyata, também sem paradas, entre Fittipaldi e Bortoleto.
Pista novamente liberada na abertura do giro 11, e Bortoleto deu o bote para cima do compatriota, pulando para sétimo e colocando-se na briga pela vitória. Mais alguns giros, e ótimo pega entre Cordeel e Miyata pelo quinto lugar, com Gabriel apenas de olho e estudando o melhor instante para tentar a ultrapassagem.
A manobra veio na volta 15, pelo lado de fora na curva 1. Depois, Bortoleto passou a pressionar Miyata, mas o japonês se defendia muito bem, não dando chances ao piloto da Invicta. Na frente, a distância para Martins já era acima de 4s.
Na abertura do giro 19, ao mesmo tempo em que Martins deixava Verschoor para trás e subia para segundo, Bortoleto enfim superava Miyata ao sair melhor da curva 1 mesmo tendo o lado de fora, em bela manobra.
Volta 23, e novamente o safety-car foi acionado após panca forte de Cordeel. Imediatamente, Antonelli trouxe para os boxes para efetuar a parada obrigatória e retornou na quinta colocação de pneus macios, em posição interessante para o terço final da prova. Mas o melhor da intervenção foi para Bortoleto, que viu a diferença já em 9s entre ele e Martins desaparecer.
O carro de segurança deixou a pista ao final do giro 26. Com as posições restabelecidas, Martins puxou a fila, com Bortoleto, Fittipaldi, Hauger, Antonelli (de macios), Franco Colapinto, Zak O’Sullvian, Oliver Bearman, Hadjar e Verschoor (de macios) no top-10. Relargada, e o italiano da Prema deixou Hauger e Enzo para trás de uma vez só.
O próximo foi Bortoleto, que até tentou resistir, mas era impossível pela diferença de performance da borracha. Antonelli, então, só teve de esperar o melhor ponto para assumir a liderança. Na reta dos boxes, não tomou conhecimento de Victor e passou a ter pouco mais de oito minutos pela frente para cuidar da borracha até a bandeirada.
A disputa passou a ser pelo pódio, e Verschoor, na mesma estratégia de Kimi, atropelou os adversários até chegar em Bortoleto. O brasileiro se defendeu como pôde, mas não havia o que fazer. Na última volta, em ultrapassagem limpa, pegou o posto final do pódio, deixando o piloto da Invicta em quarto. O saldo positivo é que Gabriel viu os três pilotos à sua frente na classificação saírem da pista zerados — Aron ainda levou os 2 pontinhos da pole —, portanto volta ao terceiro lugar da tabela.
Fórmula 2 2024, rodada da Hungria, Hungaroring, corrida 2:
1 | A K ANTONELLI | Prema | 36 voltas | |
2 | V MARTINS | ART | +12.528 | |
3 | R VERSCHOOR | Trident | +13.355 | |
4 | G BORTOLETO | Invicta | +14.819 | |
5 | E FITTIPALDI | Van Amersfoort | +18.516 | |
6 | D HAUGER | MP | +19.179 | |
7 | K MAINI | Invicta | +20.270 | |
8 | R MIYATA | Rodin | +20.498 | |
9 | T BARNARD | AIX | +21.193 | |
10 | R VILLAGÓMEZ | Van Amersfoort | +23.310 | |
11 | R STANEK | Trident | +24.882 | |
12 | J M MARTÍ | Campos | +26.705 | |
13 | F COLAPINTO | MP | +28.408 | |
14 | Z O’SULLIVAN | ART | +31.105 | |
15 | O BEARMAN | Prema | +31.507 | |
16 | J M CORREA | DAMS | +31.883 | |
17 | J CRAWFORD | DAMS | +32.868 | |
18 | I HADJAR | Campos | +33.754 | |
19 | J DÜRKSEN | AIX | +44.655 | |
20 | A CORDEEL | Hitech | NC | |
Z MALONEY | Rodin | NC | ||
P ARON | Hitech | NC |