Iwasa segura Drugovich e vence corrida 2 em Abu Dhabi. Sargeant é 5º e ganha superlicença
Ayumu Iwasa se defendeu o máximo que pôde para impedir os ataques de Felipe Drugovich e vencer a corrida principal da rodada de Abu Dhabi da Fórmula 2. Logan Sargeant terminou em quinto e, com isso, garantiu a superlicença para a Fórmula 1
A última corrida da temporada 2022 da Fórmula 2, em Abu Dhabi, foi disputada até o último instante. No final, quem levou a melhor foi Ayumu Iwasa, que segurou o ímpeto de Felipe Drugovich e cruzou a linha de chegada em primeiro neste domingo (20).
Liam Lawson, em mais uma ótima performance, completou o pódio. Dennis Hauger terminou em quarto, à frente de Logan Sargeant. Com o quinto lugar, o americano garantiu os pontos necessários para confirmar a superlicença e, com isso, assumir a vaga na Williams na Fórmula 1 no ano que vem.
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Amaury Cordeel terminou em sexto, seguido por Richard Verschoor e Jüri Vips. Marcus Armstrong e Roy Nissany completaram os dez primeiros. Enzo Fittipaldi foi o 14º.
Com o resultado, a MP conquista o título de equipes. A Carlin termina em segundo graças ao ótimo resultado do fim de semana em Yas Marina, somado ao abandono de Théo Pourchaire na corrida principal e Frederik Vesti fora dos pontos.
A Fórmula 2 retorna às pistas de 3 a 5 de março, no Bahrein, para a rodada de abertura da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do campeonato.
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Como foi a corrida principal da rodada de Abu Dhabi da F2:
Na tarde em Abu Dhabi, os termômetros marcavam 30.2°C, com o asfalto passando de 41°C. A umidade relativa do ar, no entanto, era de 53%, ou seja, os pilotos teriam uma corrida exigente fisicamente pela frente.
A última corrida ainda trazia algumas decisões em aberto, como o campeonato de equipes, com a MP na liderança, mas também o capítulo final da saga de Sargeant em busca da superlicença. Na pista, a meta era simples: ou chegar à frente dos adversários diretos ou ao menos cruzar a linha de chegada em sexto para não depender de ninguém.
No grid, Sargeant alinhou justamente no sexto posto, ao lado de Jack Doohan — um dos adversários que poderia dificultar a sua vida. Drugovich e Pourchaire, campeão e vice, respectivamente, vinham à frente, em quarto e terceiro, enquanto Iwasa, outro que poderia surpreender e complicar os planos do americano da Carlin, abria a primeira fila da Dams, tendo ao lado o companheiro Nissany.
Se a corrida terminasse exatamente com as posições de largada, aliás, Sargeant permaneceria em terceiro na classificação geral. Mas havia 33 voltas pela frente, e muita coisa poderia acontecer.
Entre as escolhas de pneus, dos nove primeiros, apenas Doohan resolveu apostas nos médios para possivelmente arriscar um primeiro stint mais longo, enquanto os demais escolheram compostos macios. Enzo Fittipaldi, em 13º, também escolhia os pneus de faixa amarela.
Luzes apagadas, Iwasa e Nissany dividiram a primeira curva, e o israelense até ficou à frente ao se posicionar por dentro, mas o japonês saiu melhor e conseguiu retomar a liderança imediatamente na sequência, por fora. Atrás, Drugovich superava Pourchaire e assumia o terceiro posto. Enquanto isso, Sargeant era surpreendido por uma ótima largada de Lawson e perdia um posto, caindo para sétimo. Fittipaldi, por sua vez, completou a primeira volta em 15º, atrás de Jehan Daruvala.
Foi na primeira volta também que Ralph Boschung acabou acertado e ficou com o carro num ponto perigoso da pista. A direção de prova, então, optou pelo safety-car virtual por duas voltas, até que o carro do suíço fosse retirado sem problemas.
Pista liberada, e Iwasa manteve a ponta na relargada, seguido de Nissany, Drugovich e Pourchaire. Hauger aproveitava o vácuo e a bobeada de Lawson e pulava para quinto. Sargeant permanecia em sétimo, à frente de Doohan. Amaury Cordeel e Armstrong fechavam o top-10 momentâneo.
Na abertura da volta oito, Drugovich se aproveitou de um pequeno erro de Nissany e deixou o rival para trás, assumindo o segundo posto. Ao mesmo tempo, Hauger e Lawson entravam juntos nos boxes, abrindo a janela de pits, mas o trabalho da Carlin foi melhor, conseguindo devolver o neozelandês à frente do piloto da Prema.
Iwasa e Pourchaire também entraram no giro seguinte e realizaram suas trocas de pneus sem problemas. O francês voltou no meio da briga com Hauger e Lawson e abusou das escapadas por conta dos pneus ainda frios. Pourchaire começou a ziguezaguear para aquecer a borracha, só que Hauger estava atento e mergulhou para cima do representante da ART.
Drugovich entrou na volta 10 e teve um pequeno problema com o dianteiro direito, mas conseguiu voltar atrás de Iwasa, o que daria a ele o segundo lugar quando as posições fossem reestabelecidas. Sargeant também foi aos boxes na sequência e voltou numa posição que daria a ele o sétimo após todas as paradas. Mesmo assim, reclamou com a equipe pelos boxes por conta de uma suposta parada tardia.

No 13º giro, Iwasa e Drugovich eram décimo e 11º, respectivamente, mas a posição de pista valeria a vitória. Ao final da volta, o japonês retardou o máximo a freada e pegou o brasileiro no contrapé, forçando-o ao erro e conseguindo abrir mais de 1s. A manobra, no entanto, deixou Drugovich na alça de mira de Lawson, mas o campeão conseguiu manter a posição.
Quem aparecia na liderança era Doohan, que foi um dos que optaram pelos médios, e a distância para Iwasa ao final da volta 16 era de 24s — grande, mas insuficiente para fazer a troca de pneus e ainda voltar à frente de todo o pelotão. Porém, voltaria no bolo com pneus macios, sendo um candidato real à vitória.
Passadas 20 voltas, Doohan, Armstrong, Verschoor, Daruvala, Fittipaldi, Clément Novalak e Marino Sato eram os únicos que ainda permaneciam na pista sem paradas. Iwasa vinha atrás, seguido por Drugovich e Lawson, fechando o top-10 virtual.
No giro seguinte, porém, Novalak enfim fez o seu pit-stop. Na pista, Pourchaire buscava recuperar as posições perdidas e atacava Hauger. Havia ainda o campeonato de equipes em jogo, e cada ponto seria crucial para a ART tentar bater a MP. O norueguês, no entanto, facilitou a vida do rival e cometeu um erro, permitindo a ultrapassagem de Pourchaire.
Dez voltas para o fim, e Doohan ainda permanecia na pista, tornando-se cada vez mais uma ameaça para os ponteiros. Fittipaldi também se segurava em segundo com a Charouz, mas a 16s do australiano. A Virtuosi só teria de acertar a mão para colocar seu piloto como candidato à vitória.
A parada foi aparentemente sem erros, mas possivelmente a pressa em devolver o piloto à pista para que ele tivesse chances vencer fez com que Doohan voltasse com o pneu dianteiro esquerdo mal colocado. Na saída dos boxes, ao passar sobre a primeira zebra, a borracha se soltou no meio da pista — uma situação assustadora por alguns segundos, já que o pneu atravessou o traçado e quase acertou os pilotos que vinham em alta velocidade. Fim de prova para Doohan, um castigo imerecido para a corrida impecável que o piloto fazia até então.
O incidente causou o acionamento do virtual safety-car. Quando a pista foi liberada novamente, a cinco voltas do fim, as posições estavam, enfim, reestabelecidas. Iwasa voltou à liderança, com Drugovich a menos de 1s do piloto da Dams. Lawson, em mais uma ótima performance em Yas Marina, já era o terceiro.
Enquanto isso, Sargeant finalmente conseguia deixar Nissany para trás e conquistava a sexta posição — a necessária para não depender de mais ninguém para ter a superlicença.
Três voltas para o final, e Drugovich estava a 0s5 de Iwasa. A ultrapassagem parecia questão e tempo. Mas eis que Olli Caldwell provocou um virtual safety-car e obrigou o grid a andar no delta de velocidade, dando mais uma vez um pequeno respiro para o piloto japonês.
Pista liberada novamente, e Drugovich teria mais duas voltas para chegar à sua sexta vitória na temporada, mas Iwasa foi ao combate e fechou todos os espaços diante do brasileiro para conquistar a sua segunda vitória no ano, coroando o ótimo fim de semana.
F2 2022, rodada de Abu Dhabi, Yas Marina, corrida 2, resultado final:
1 | A IWASA | DAMS | 33 voltas | |
2 | F DRUGOVICH | MP | +0.830 | |
3 | L LAWSON | Carlin | +1.348 | |
4 | D HAUGER | Prema | +13.440 | |
5 | L SARGEANT | Carlin | +14.064 | |
6 | A CORDEEL | Van Amersfoort | +15.709 | |
7 | R VERSCHOOR | Trident | +18.162 | |
8 | J VIPS | Hitech | +20.279 | |
9 | M ARMSTRONG | Hitech | +20.684 | |
10 | R NISSANY | DAMS | +22.181 | |
11 | F VESTI | ART | +22.732 | |
12 | C NOVALAK | MP | +23.489 | |
13 | J DARUVALA | Prema | +24.298 | |
14 | E FITTIPALDI | Charouz | +27.616 | |
15 | M SATO | Virtuosi | +28.246 | |
16 | Z MALONEY | Trident | +31.754 | |
17 | J M CORREA | Van Amersfoort | +37.446 | +5s |
18 | T CALDERÓN | Charouz | +45.116 | |
19 | J DOOHAN | Virtuosi | NC | |
20 | T POURCHAIRE | ART | NC | |
21 | O CALDWELL | Campos | NC | |
22 | R BOSCHUNG | Campos | NC |

