Ticktum lidera de ponta a ponta e vence corrida 1 da Fórmula 2 em Sóchi. Piastri é 9º

Dan Ticktum não deu chances para a concorrência em Sóchi, liderou todas as voltas com folga e venceu mais uma vez na temporada. Jüri Vips e Robert Shwartzman fecharam o pódio, enquanto os brasileiros decepcionaram de novo

Depois da chuva, a corrida. A Fórmula 2 mudou o cronograma para conseguir realizar ao menos uma prova neste sábado (25) e viu Dan Ticktum liderar de ponta a ponta sem ser incomodado pelos concorrentes para vencer em Sóchi.

A corrida 1 da Fórmula 2 estava originalmente marcada em Sóchi para 4h30 (horário de Brasília, GMT-3). Porém, em razão do temporal neste sábado, a organização do campeonato postergou o horário da largada para 10h45.

Ainda houve um atraso maior, por conta de um acidente de Felipe Drugovich e uma rodada de Guanyu Zhou na volta de alinhamento para o grid. Com isso, ambos sequer largaram para a corrida 1 na Rússia.

Dan Ticktum venceu de ponta a ponta em Sóchi (Foto: Reprodução/F2)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O pódio em Sóchi ainda teve Jüri Vips em segundo e Robert Shwartzman, correndo em casa, fechando na terceira colocação. Jake Hughes, Théo Pourchaire, Ralph Boschung, Christian Lundgaard, Richard Verschoor, Oscar Piastri e Lirim Zendeli fecharam o top-10.

Além do abandono de Drugovich, os brasileiros novamente foram discretos. Guilherme Samaia terminou em 13º e Enzo Fittipaldi, depois de ficar no grid antes da volta de aquecimento, largou no fim do pelotão e terminou em 17º.

Piastri segue líder do campeonato, com 153 pontos. Zhou não pontuou e fica com 134, em segundo, mas agora conta com Shwartzman em terceiro, com 123.

A Fórmula 2 volta a acelerar neste domingo (26), com a segunda corrida deste fim de semana, pois a terceira foi cancelada. A largada está prevista para 4h30 (de Brasília, GMT-3).

Como foi a corrida 1 da Fórmula 2 em Sóchi:

A prova começou com atraso de 5 minutos por causa de Felipe Drugovich. O brasileiro perdeu o controle do carro a caminho do grid e bateu com força no muro da reta oposta. Guanyu Zhou, seu companheiro, também rodou na volta de reconhecimento da pista. Os dois ficaram fora da prova.

FELIPE DRUGOVICH; FÓRMULA 2; SÓCHI; BATIDA;
Felipe Drugovich sofreu acidente muito forte na volta de alinhamento no grid em Sóchi (Foto: Fórmula 2)

O safety-car ficou duas voltas na pista antes da largada em movimento. Ticktum controlou o pelotão e manteve a liderança, mas logo passou a sofrer pressão de Vips. O estoniano, porém, não conseguiu atacar e perdeu espaço.

Na volta 5, depois de poucas emoções na prova, Bent Viscaal perdeu o controle do carro no último setor da pista e ficou atravessado na área de escape, forçando a aparição do VSC. No giro seguinte, a bandeira verde voltou.

Piastri tentou atacar Daruvala para assumir a oitava posição, mas foi fechado e caiu para décimo. Curvas depois, o australiano escapou da pista e foi para 12º. Lá na frente, Liam Lawson encontrou o muro e quebrou a suspensão traseira, causando mais um VSC.

Liam Lawson encontrou o muro e abandonou em Sóchi (Foto: Reprodução/F2)

Na relargada, na volta 9, Daruvala deu o bote em Pourchaire e Boschung para assumir a quinta colocação. Piastri também se recuperou e subiu para décimo.

Na liderança, Ticktum sumiu dos concorrentes e abriu 3s6 na volta 10. Vips era o segundo, tranquilo, sem sofrer ataques de Shwartzman ou Hughes. Mais atrás, porém, Daruvala, Pourchaire e Boschung travavam grande duelo. Quem também se destacava era o céu, cada vez mais nublado e ameaçador.

Vips ainda tentou se aproximar de Ticktum, mas tirando pouco por volta. Enquanto isso, Piastri buscava uma recuperação na prova e pressionava Verschoor e Lundgaard. Tentando se aproximar de Vips, Shwartzman escapou da pista. Segundos depois, foi a vez de Daruvala rodar e cair para o 12º lugar.

Ameaça de chuva marcou o fim da corrida em Sóchi (Foto: Reprodução/F2)

No fim, Ticktum abriu a volta final com Vips a 2s6 segundos. O inglês só controlou a distância na reta final para vencer a primeira corrida em Sóchi. Mais atrás, o resto do pelotão se aquietou e pouco mudou até a bandeira quadriculada.

Fórmula 2 2021, GP da Rússia, Sóchi, Corrida 1:

1D TICKTUMCarlin18 voltas
2J VIPSHitech+4.422
3R SHWARTZMANPrema+6.638
4J HUGHESHWA+8.894
5T POURCHAIREART+9.824
6R BOSCHUNGCampos+12.994
7C LUNDGAARDART+13.669
8R VERSCHOORMP +14.172
9O PIASTRIPrema+14.921
10L ZENDELIMP+17.268
11M ARMSTRONGDAMS+18.179
12J DARUVALACarlin+28.131
13G SAMAIACharouz+28.764
14M SATOTrident+40.661
15D BECKMANNCampos+57.671
17R NISSANYDAMS+1:10.465
17E FITTIPALDICharouz+1:11.672
18A DELEDDAHWA+1:33.339
19L LAWSONHitechAbandonou
20B VISCAALTridentAbandonou
21G ZHOUUNI-VirtuosiNão largou
22F DRUGOVICHUNI-VirtuosiNão largou
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.