Fittipaldi passa Verschoor no fim e vence pela 1ª vez na Fórmula 2 na sprint da Bélgica

Enzo Fittipaldi efetuou bela manobra sobre Richard Verschoor na penúltima volta da corrida sprint da Bélgica e venceu pela primeira vez na Fórmula 2

Demorou, mas enfim Enzo Fittipaldi conquistou neste sábado (29) a sua primeira vitória na Fórmula 2. O brasileiro garantiu o feito ao ultrapassar Richard Verschoor na penúltima volta da corrida sprint da Bélgica, válida pela décima rodada da temporada 2023.

Fittipaldi guardou pneus para buscar um sprint final na corrida curta, e a estratégia surtiu efeito, com o brasileiro chegando na penúltima volta a menos de 1s de Verschoor, o que permitiria a abertura da asa móvel. E depois de muito estudar o momento exato, ganhou o posto sobre o holandês na freada da Les Combes.

Théo Pourchaire completou o pódio, com Dennis Hauger em quarto. Victor Martins feito em quinto, seguido por Jack Doohan e Frederik Vesti. Ayumu Iwasa, Ralph Boschung e Arthur Leclerc fecharam o top-10.

ATUALIZAÇÃO: Após a corrida, os comissários constataram uma infração técnica no carro de Vereschoor, e o piloto foi desclassificado da sprint. Com isso, Pourchaire subiu para segundo, com Hauger herdando o pódio e Boschung entrando na zona de pontuação. Fittipaldi, por sua vez, escapou de ser punido por quase não seguir o procedimento padrão pós-corrida, levando apenas uma reprimenda.

A Fórmula 2 volta à pista neste domingo a partir das 5h (de Brasília, GMT-3), com a largada da corrida principal da rodada da Bélgica. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Enzo Fittipaldi foi às lágrimas após a vitória na sprint da Bélgica (Foto: F2)

Confira como foi a corrida sprint da F2 na Bélgica:

Por conta do atraso na classificação da sprint da Fórmula 1, a largada da corrida 1 da F2 foi dada 35 minutos após o horário previsto, às 14h20 locais (9h20 de Brasília). O céu ainda trazia nuvens carregadas, porém sem chuva, possibilitando aos pilotos largarem com pneus slicks. A temperatura da pista subia para 27,8°C, com os termômetros em 20,3°C, mas a umidade relativa ainda bastante alta, em 81%.

No grid, Joshua Mason não conseguiu partir para a volta de apresentação, sendo forçado a largar do pit-lane. Com a inversão dos dez primeiros, Jehan Daruvala assumia o primeiro colchete do grid, tendo Verschoor ao seu lado. Fittipaldi vinha na sequência, com Boschung fechando a segunda fila. Líder do campeonato, Vesti era o nono, à frente do companheiro de equipe, Oliver Bearman e atrás de Martins. Pourchaire, por sua vez começou do sexto posto.

Como Mason não conseguiu chegar a tempo para se posicionar na saída do pit-lane, a direção de prova autorizou os pilotos a darem mais uma volta de apresentação antes da largada oficial. Automaticamente, a sprint passou a ter 17 voltas ao invés de 18.

Luzes apagadas, Daruvala não sofreu ameaças, enquanto Hauger tentou surpreender Fittipaldi na freada da curva 1, porém o brasileiro prevaleceu sobre o piloto da MP, sustentando o terceiro posto. Pourchaire também fez ótima largada, ganhando duas posições, assim como Vesti, fechando o primeiro giro em sexto e já tomando o quinto posto sobre Boschung na sequência na saída da Eau Rouge.

Volta 3, Daruvala foi para os boxes dando pinta de abandono e incrédulo. A direção de prova, então, acionou bandeira amarela, já que Amaury Cordeel também teve problemas e apagou na pista. Nos pits, porém, o carro do indiano não parecia com avarias aparentes. Mas a imagem recuperada revelou a razão da retirada precoce: simplesmente o apoio de cabeça do carro da MP se soltou.

O encosto da cabeça do carro de Daruvala simplesmente se soltou (Vídeo: reprodução/F1 TV)

A relargada foi dada na abertura do quinto giro, com Verschoor puxando a fila, seguido por Fittipaldi e com Vesti já na cola de Pourchaire, em quarto. Só que o francês conseguiu se defender e ainda deixou o dinamarquês vulnerável ao ataque de Hauger na Les Combes, que tomou o posto.

Verchoor abriu o sexto giro com a melhor volta, com 0s9 para Fittipaldi, que sustentava praticamente a mesma distância para Pourchaire. O vice-líder, então, conseguiu tirar 0s2 na diferença e grudou ainda mais no brasileiro. Tendo de optar por um traçado mais defensivo, Enzo viu Verschoor ampliar a vantagem para 1s5, ficando sem a asa móvel para ao menos evitar o ataque do piloto da ART.

Mais alguns giros completados, e Jack Doohan, 11º no grid, abria caminho no meio do pelotão, agora ganhando o sétimo lugar sobre Boschung depois de uma bela manobra na Kemmel. À sua frente, Martins surgia a apenas 0s4 de Vesti e colocando o carro de lado de todas as formas, buscando a ultrapassagem. Só que o líder do campeonato fechou todos os espaços e ainda permitiu a aproximação do piloto da Virtuosi atrás.

À frente, Fittipaldi começou a tirar consideravelmente a diferença para Verschoor, ensaiando uma briga pela vitória nas voltas finais. No giro 14, a diferença era de 0s8 já. O brasileiro, então, foi para o ataque definitivo, ficando a 0s2 na reta Kemmel e levando a melhor na freada da Les Combes, a dois giros do fim. A partir daí, precisou apenas cuidar para que Richard não tivesse a chance do troco na volta seguinte, colocando rapidamente 1s de frente e rumando tranquilo para a sua primeira vitória na categoria.

Fórmula 2 2023, rodada da Bélgica, Spa-Francorchamps, corrida sprint (atualizado):

1E FITTIPALDICarlin17 voltas 
2T POURCHAIREART+5.125 
3D HAUGERMP+5.903 
4V MARTINSART+6.710 
5J DOOHANVirtuosi+12.784 
6F VESTIPrema+15.333 
7A IWASADAMS+15.521 
8R BOSCHUNGCampos+16.250 
9A LECLERCDAMS+18.454 
10Z MALONEYCarlin+22.825 
11I HADJARHitech+23.064 
12O BEARMANPrema+26.037 
13R NISSANYPHM+26.996 
14J CRAWFORDHitech+27.618 
15R STANEKTrident+29.205 
16J CORREAVan Amersfoort+31.363 
17C NOVALAKTrident+55.688 
18K MAINICampos+57.434 
19J MASONPHM+1:42,400 
 J DARUVALAMPNC 
 A CORDEELVirtuosiNC 
 R VERSCHOORVan AmersfoortDQ 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.