Enzo Fittipaldi recorda tempo com academia da Ferrari: “Foi crucial para minha carreira”

Enzo Fittipaldi falou ao site oficial da Fórmula 2 que o apoio da academia da Ferrari foi fundamental para adquirir patrocínios que garantiriam o orçamento para seguir em competições de alto nível no automobilismo

Prestes a disputar a sua terceira temporada completa na Fórmula 2, Enzo Fittipaldi relembrou a época em que deu os primeiros passos no automobilismo e destacou a importância da Ferrari neste período. Nas palavras do brasileiro, ter integrado a academia de jovens pilotos da escudeira mais tradicional da Fórmula 1 “foi o que realmente abriu a oportunidade de correr em monopostos”.

Enzo estreou nos monopostos em 2016, mesmo ano em que assinou com a Ferrari para integrar o programa de pilotos de Maranello. Na ocasião, inclusive, teve como colegas nomes como Charles Leclerc e Guanyu Zhou, hoje pilotos da F1.

Ao site oficial da F2, o agora piloto da Van Amersfoort contou que assinar com a Ferrari Driver Academy foi determinante para a continuidade no esporte, pois a família já tinha de arcar com os altos custos de competição do irmão mais velho, Pietro.

“Foi muito importante”, disse Enzo. “Foi isso que realmente me deu a chance de correr em monopostos. Na época, meu irmão competia em campeonatos mundiais que hoje equivalem à Fórmula 2, e ter outro filho correndo em monopostos sairia muito caro para meu pai”, explicou.

Enzo Fittipaldi começou a caminhada nos monopostos apoiado pela Ferrari (Foto: Dutch Photo Agency)

“Ter um já é caro, mas duas competições de alto nível são muito caras. Então, a oportunidade na Ferrari ajudou a garantir o orçamento para disputar minha primeira temporada em monopostos e ajudou a garantir patrocinadores no Brasil, por isso foi crucial para minha carreira”, completou Fittipaldi.

No período em que esteve com o time, Enzo conquistou o título da F4 Italiana em 2018, foi terceiro colocado na F4 Alemã no mesmo ano e ficou com o vice-campeonato da Fórmula Regional Europeia, todos a bordo do carro da Prema.

O fim do vínculo veio ao final de 2020, mas apesar do rompimento, Fittipaldi assegurou que é “grato” pela passagem que teve por Maranello e que ainda mantém um “ótimo” relacionamento com eles.

Ano passado, Fittipaldi se uniu ao Red Bull Junior Team, programa de jovens pilotos da Red Bull, e esteve na F2 com a Carlin. Para 2024, até o momento, a única confirmação é que o piloto seguirá sendo patrocinado pelos austríacos, porém o vínculo com a academia ainda não foi definido.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.