Fittipaldi faz ultrapassagem dupla no fim e vence corrida 2 da F2 na Arábia Saudita

Enzo Fittipaldi efetuou belíssima ultrapassagem dupla sobre Amaury Cordeel e Juan Manuel Correa nas voltas finais e venceu a corrida 2 da F2 na Arábia Saudita. Gabriel Bortoleto teve problemas e abandonou

Enzo Fittipaldi venceu pela segunda vez na Fórmula 2 após ótima performance na corrida 2 da rodada da Arábia Saudita, realizada neste sábado (9). O brasileiro assumiu a ponta a oito voltas do fim após belíssima ultrapassagem dupla sobre Amaury Cordeel e Juan Manuel Correa pelo lado de fora na curva 1.

Como já era esperado, a corrida teve intervenções do safety-car que tornaram a disputa um tanto imprevisível. Faltando oito voltas do fim, o líder real era ninguém menos que Cordeel, numa aposta ousada com compostos médios e dando sorte no erro de Franco Colapinto.

Fittipaldi, no entanto, também apostou alto e fez uma parada extra, assim como outros pilotos, e foi para o trecho final calçando compostos novos. E não demorou muito para o piloto da Van Amersfoort fazer valer o ótimo ritmo de corrida, efetuando uma ultrapassagem dupla na freada da curva 1 para assumir a liderança.

Kush Maini e Dennis Hauger completaram o pódio. Jak Crawford, Cordeel, Andrea Kimi Antonelli, Zane Maloney, Richard Verschoor, Rafael Villagómez e Victor Martins completaram o top-10. Gabriel Bortoleto teve problemas na largada e abandonou.

ATUALIZAÇÃO: Após a bandeirada, os comissários ouviram Martins e Paul Aron após o francês acertar o estoniano durante o safety-car virtual. O piloto da ART foi considerado culpado, tomando 5s de punição pela manobra. Com isso, perdeu o ponto do décimo lugar. Aron, 11º, entrou na zona de pontuação.

A Fórmula 2 volta daqui a duas semanas, entre os dias 22 e 24 de março, para a disputa da rodada da Austrália, no circuito de Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

Largada da corrida 2 da F2 na Arábia Saudita (Foto: Reprodução/F1 TV)

Confira como foi a corrida 2 da F2 em Jedá:

Com Oliver Bearman deslocado para cobrir a ausência de Carlos Sainz na Fórmula 1, a corrida 2 da rodada da Arábia Saudita da F2 teve um novo nome ocupando a posição de honra: Maini. Curiosamente, o indiano herdara a posto depois de perder a pole-position da etapa de abertura, no Bahrein, após ser desclassificado por irregularidades técnicas no carro.

Todos, na verdade, subiram um posto, o que colocou o líder, Maloney, em 15º, logo atrás de Bortoleto. Fittipaldi, por sua vez, partiu do quarto posto, à frente de Antonelli. Na volta de apresentação, Taylor Barnard ficou parado no grid, sendo levado aos pits e deixando o 17º colchete vazio.

Com 26,5°C de temperatura ambiente e 42,3°C no asfalto, o desgaste de pneus seria novamente um fator para a corrida. Bortoleto, em corrida de recuperação, alinhou para o stint inicial com os compostos médios, enquanto o grupo da frente escolhia os supermacios.

Luzes apagadas, Maini sustentou o primeiro lugar com segurança, enquanto Antonelli surpreendeu ao trazer o carro para a linha de fora chegou a fazer a primeira curva em terceiro. Fittipaldi, no entanto, ganhou a preferência na seguinte, colocando-se em terceiro, à frente do italiano.

Atrás, confusão generalizada. Bortoleto despencava posições, mas a imagem recuperada mostrou que o piloto da Invicta teve problemas na suspensão traseira direita, e não demorou muito para o #10 abandonar a prova.

Pouco antes, Josep María Martí rodava sozinho no meio do bolo e ficava com o carro atravessado. Foi impossível para Roman Stanek, que vinha logo atrás, desviar do carro da Campos, provocando a entrada do safety-car.

Gabriel Bortoleto abandonou após a largada em Jedá (Vídeo: F1TV)

Dois giros depois, a pista foi liberada, com Maini puxando a fila e seguido por Crawnford, Fittipaldi, Antonelli, Martins, Hauger, Isack Hadjar, Verschoor, Paul Aron e Correa no top-10. Maloney já era o 13º, abrindo caminho para chegar o quanto antes à zona de pontuação.

Giro 5, Maini cruzava a reta principal com 0s8 de vantagem para Crawford, porém com registro de melhor volta na sequência que foi o suficiente para aumentar a distância para 1s e impedir o acionamento do DRS do americano. Atrás, Fittipaldi vinha a 0s7 do piloto da DAMS, com Antonelli a 0s8.

Logo atrás, a briga entre Martins, Hauger e Hadjar era intensa pelo quinto posto, porém Antonelli já colocava 3s de frente para o grupo. Enquanto isso, a direção de prova punia Ritomo Miyata em 10s por posicionamento irregular no grid.

Volta 6, e Crawford, segundo colocado, foi chamado para os boxes. Hauger entrou na mesma volta, fazendo Fittipaldi e Antonelli subirem para segundo e terceiro, respectivamente. Giro seguinte, e veio o aviso para o líder Maini e Hadjar, então em quarto, também entrarem nos pits. Fittipaldi e Antonelli também foram no embalo, todos já calçando os compostos de faixa amarela.

Com as posições restabelecidas, Fittipaldi e Antonelli surgiam à frente de Crawford, o que colocava o duo virtualmente no pódio. Só que Jak, com pneus mais aquecidos, aproveitou-se para colocar pressão sobre o novato e efetuou a ultrapassagem. Antonelli ainda conseguiu recuperar o posto, mas cometeu um erro e viu Crawford passar novamente.

Melhor para Fittipaldi, que abriu mais de 2s durante toda a luta do italiano para se defender de Crawford e, depois, de Hadjar. Na frente, Correa, Barnard e Cordeel ocupavam as três primeiras colocações, mas ainda sem paradas. Na realidade, o líder era Maini, com Fittipaldi em segundo. Maloney, também com parada já efetuada, já vinha na zona de pontos em décimo.

Mais rápido que Maini volta a volta, Fittipaldi abriu o giro 13 com a asa móvel ativa e não teve dificuldades para assumir a ponta, porém tendo de abrir mais de 1s para impedir um eventual ataque do indiano na volta seguinte. O brasileiro, então, começou uma sequência de voltas rápidas, colocando 1s3 sobre o indiano.

Volta 15, e Colapinto acabou acertando o muro na saída da última curva e ficou com a suspensão traseira direita avariada. O argentino sequer conseguiu contornar a curva 1, rodando e provocando nova entrada do carro de segurança na pista.

Ultrapassagem dupla de Fittipaldi que valeu a vitória (Foto: Reprodução/F1 TV)

Cordeel e Barnard, ainda sem paradas, aproveitaram a janela para efetuarem a troca obrigatória. Foi aí que o grupo liderado por Fittipaldi e companhia entrou novamente nos pits, agora para colocar pneus novos. Já o líder, Correa, escolheu permanecer e torcer por uma nova bandeira amarela para tentar algum truque de mágica.

O safety-car deixou a pista ao final do giro 18, com Correa dando uma boa estilingada, mesmo com pneus usados. Fittipaldi, então, atacou Barnard e ganhou o terceiro posto.

A oito voltas do fim, Cordeel foi para o tudo ou nada e começou a tirar consideravelmente a diferença para Correa, ainda tendo de efetuar o pit-stop obrigatório. E a ultrapassagem foi inevitável, com o belga assumindo uma surpreendente liderança.

Só que Fittipaldi era o mais rápido do trio e usou de todo arrojo e experiência para colocar-se pela linha de dentro e efetuar belíssima ultrapassagem dupla. Dali em diante, o brasileiro emendou uma sequência de voltas rápidas que foram suficientes para garantir uma vantagem confortável até a linha de chegada. Após a prova, Enzo deu entrevista bastante emocionado e dedicando a vitória ao tio Wilson Fittipaldi, que morreu em 23 de fevereiro.

Fórmula 2 2024, etapa da Arábia Saudita, Jedá, corrida 2 (atualizado):

1E FITTIPALDIVan Amersfoort28 voltas 
2K MAINIInvicta+7.895 
3D HAUGERMP+9.348 
4J CRAWFORDDAMS+9.379 
5A CORDEELHitech+9.506 
6A K ANTONELLIPrema+10.044 
7Z MALONEYRodin+10.442 
8R VERSCHOORTrident+11.824 
9R VILLAGÓMEZVan Amersfoort+17.541 
10P ARONHitech+25.134 
11V MARTINSART+25.680 +5s
12J DÜRKSENPHM+26.269 
13T BARNARDPHM+30.424 
14J M CORREADAMS+38.415 
15R MIYATARodin+40.805 
16Z O’SULLIVANARTNC 
17I HADJARCamposNC 
18F COLAPINTOMPNC 
19G BORTOLETOInvictaNC 
20J M MARTÍCamposNC 
21R STANEKTridentNC 
O BEARMANPremaNL 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.