Evans coroa grande fim de semana e vence corrida 2 em Monza. Vandoorne encaminha título para Sochi

Com direito a uma grande ultrapassagem sobre Arthur Pic na última volta da corrida, Mitch Evans coroou um grande fim de semana com a vitória na corrida deste domingo em Monza, fechando no topo do pódio a oitava etapa da temporada. Stoffel Vandoorne terminou em terceiro e, com o resultado, pode comemorar o título de 2015 na próxima rodada dupla

É certo que Stoffel Vandoorne é o grande protagonista da temporada 2015 da GP2. Mas ao menos neste fim de semana, o belga foi coadjuvante diante do ótimo trabalho desempenhado por Mitch Evans. O neozelandês, que largou dos boxes no último sábado para terminar a corrida 1 do fim de semana em terceiro lugar, repetiu o belíssimo desempenho na manhã deste domingo (6) no mítico circuito de Monza para vencer a prova derradeira da etapa da Itália. E com direito a uma grande manobra de ultrapassagem na última volta, ganhando ‘na raça’ a liderança então ocupada por Arthur Pic, que terminou em segundo. Vandoorne completou o pódio.

O piloto francês da Campos liderou a maior parte da corrida depois de ver o pole-position Jordan King cometer um erro no começo da corrida e praticamente arruinar sua prova ao perder a asa dianteira do seu carro na primeira chicane do circuito. Assim, Pic abriu vantagem na frente, logo à frente de Richie Stanaway.

Pouco mais de 1s separou os três primeiros colocados em Monza neste domingo (Foto: GP2)

Mas aí veio o safety-car em decorrência do incidente envolvendo Alexander Rossi e Robert Visoiu na Variante della Roggia. Na prática, as já parcas chances de título do norte-americano foram pelos ares. No fim das contas, é apenas questão de tempo para que Vandoorne confirme o título da temporada.

A entrada do safety-car acabou por anular a vantagem outrora alcançada por Pic e o aproximou do pelotão que tinha Evans em terceiro lugar e Vandoorne, em quarto.

Na relargada, Pic liderou o pelotão, mas estava claro que Evans e Vandoorne tinham ótimo ritmo, tanto que os pilotos ultrapassaram Stanaway até com certa facilidade, se aproximando em seguida do piloto francês.

Por um bom tempo, Pic conseguiu defender com autoridade sua posição, mas não resistiu aos ataques de Evans, que tinha em seu favor a asa móvel para ajudar na ultrapassagem. E assim, na última volta, na base ‘da raça’, Evans assumiu a liderança na Variante della Roggia e seguiu para uma grande vitória no ‘templo da velocidade’.

Vandoorne garantiu um não menos positivo terceiro lugar que, combinado com o abandono de Rossi, o fez abrir enormes 108 pontos de diferença para o norte-americano. Restando três rodadas duplas para o campeonato, o piloto da ART Grand Prix pode comemorar o título na próxima etapa da temporada, em Sochi, na Rússia, em outubro.

Stanaway confirmou o quarto lugar em Monza e foi seguido por Sergey Sirotkin. O russo fez uma enorme corrida na Itália neste domingo para cruzar em quinto lugar depois de ter largado em 20º. Sergio Canamasas terminou em sexto, logo à frente de Raffaele Marciello, que segue devendo na temporada 2015. Rene Binder foi o oitavo e fechou a zona de pontuação da corrida derradeira do fim de semana.

Único brasileiro do grid da GP2, André Negrão fechou a prova em 18º lugar, antepenúltimo dentre os que viram a bandeirada final em Monza.

GP2, oitava etapa, Monza, corrida 2, final:

1 MITCH EVANS NZL RUSSIAN TIME 34:17.890 21 voltas
2 ARTHUR PIC FRA CAMPOS +0.707  
3 STOFFEL VANDOORNE BEL ART +1.066  
4 RICHIE STANAWAY ING STATUS +7.623  
5 SERGEY SIROTKIN RUS RAPAX +8.871  
6 SERGIO CANAMASAS ESP LAZARUS +11.895  
7 RAFFAELE MARCIELLO ITA TRIDENT +12.150  
8 RENE BINDER ING MP +13.241  
9 ARTEM MARKELOV RUS RUSSIAN TIME +13.625  
10 JULIÁN LEAL COL CARLIN +14.352  
11 ALEX LYNN ING DAMS +14.502  
12 RIO HARYANTO INA CAMPOS +15.250  
13 PIERRE GASLY FRA DAMS +15.672  
14 JOHNNY CECOTTO JR. VEN TRIDENT +17.686  
15 NOBUHARU MATSUSHITA JAP ART +22.464  
16 SIMON TRUMMER SUI HILMER +23.094  
17 PATRIC NIEDERHAUSER SUI LAZARUS +25.186  
18 ANDRÉ NEGRÃO BRA ARDEN +25.570  
19 MARLON STÖKINGER SUI STATUS +26.228  
20 JANN MARDENBOROUGH ING CARLIN +35.277  
21 ROBERT VIȘOIU ROM RAPAX +14 voltas NC
22 ALEXANDER ROSSI EUA RACING ENGINEERING +14 voltas NC
23 JORDAN KING ING RACING ENGINEERING +20 voltas NC
24 NORMAN NATO AUT ARDEN +21 voltas NC
25 MEINDERT VANN BUUREN HOL MP   NL

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.