F2 e F3 desistem de formato ‘quebra-cabeças’ e voltam a correr juntas em 2022

As categorias anunciaram, em comunicado conjunto, que voltarão a algo bem parecido ao que faziam até 2020. F2 e F3 se separam em 2021

HAMILTON x VERSTAPPEN: F1 NA RÚSSIA JÁ VÊ CONSELHO, IRONIA E ATAQUE | GP às 10

A Fórmula 2 e a Fórmula 3 desistiram do complexo formato de três corridas com formações diferentes de grid e correndo em eventos separados, algo que adotou para este 2021. F2 e F3 voltarão a correr juntas e com duas corridas por fim de semana a partir do ano que vem. A confirmação veio por comunicado na manhã desta sexta-feira (24), justamente na abertura do único fim de semana do ano em que as duas dividem o espaço, em Sóchi, na Rússia.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Conforme o comunicado, as duas estarão nos mesmos eventos e sempre como categorias-satélite da Fórmula 1. Como vão voltar a dividir a pista, o número de atividades de pista ao longo dos fins de semana também será encurtado.

É uma simplificação, quase um retorno ao que já se fazia no ano passado. As duas terão somente um treino livre – um a menos que em 2021 – e uma classificação na sexta-feira, além de uma corrida no sábado e outra no domingo. A formação do grid também ficará muito mais fácil de entender: a classificação da sexta-feira define o grid da corrida principal, no domingo. Já as corridas sprint, no sábado, terão uma inversão no grid: na F2, será formada pelo top-10 invertido da classificação; na F3, pelo top-12. Desta forma, largam na frente o 10º e o 12º colocados do grid do domingo.

“Estreamos um novo formato em 2021 e escolhemos separar F2 e F3 sobretudo por conta de custos, e foi eficiente. Ainda que esportivamente o formato tenha funcionado, entendemos que houve muito espaço entre os eventos, algo que não é ideal para as equipes, pilotos e fãs. Ao mesmo tempo, os acionistas querem muito ver F1, F2 e F3 juntas novamente”, disse Bruno Michel, diretor-executivo das duas categorias.

DENNIS HAUGER; ARTHUR LECLERC; PREMA; HUNGRIA; F3; FÓRMULA 3;
F3, F2 e F1 nos mesmos fins de semana (Foto: Reprodução)
Paddockast #122: ‘Schumacher’ é documentário incompleto ou foi vítima de expectativas irreais?

“Estamos contentes com as mudanças nos formatos de F2 e F3 para o ano que vem. A temporada 2021 está divertida e o talento nas duas categorias é incrível. Queremos garantir que os fãs tenham o maior entretenimento possível durante um fim de semana. Trazer as duas categorias para correrem juntas em 2022 vai entregar mais ação durante nossos eventos e manter os fãs engajados e animados”, afirmou o diretor-executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali.

“Avaliamos o impacto que o formato teve ao longo de 2021 e, apesar de alguns claros benefícios, a FIA e os promotores concluíram que juntar os eventos sempre que possível beneficia competidores e expectadores”, finalizou o diretor-esportivo de monopostos da FIA, Michael Masi.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Rússia deste fim de semana AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 24 a 26 de setembro

TUDO SOBRE A SEXTA-FEIRA DA F1 NA RÚSSIA | BRIEFING
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.