Fórmula 2 introduz pistolas elétricas para troca de pneus em nome da sustentabilidade

As pistolas elétricas ainda trazem um impacto menor sobre o orçamento das equipes pela redução dos custos de logística e também deixam o pit-lane mais 'limpo' e seguro

A Fórmula 2 trouxe mais uma pequena mudança para a temporada 2023 em nome da sustentabilidade e também da segurança. Os mecânicos estão operando com pistolas elétricas para a troca de pneus durante os pit-stops, ao contrário das pneumáticas utilizadas no ano passado.

As novas peças ainda trazem um impacto menor sobre o orçamento das equipes, além de serem mais confiáveis. O CEO da categoria, Bruno Michel, explicou que com a mudança, o pit-lane fica “mais limpo”, uma vez que as pistolas elétricas eliminam a necessidade das garrafas de ar comprimido.

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“A principal razão por trás dessa mudança é deixar o pit-lane mais limpo do que antes e, consequentemente, mais seguro”, declarou, falando também sobre como a redução de peso dos equipamentos será benéfica em termos de logística.

“Levar todos esses equipamentos pelo mundo foi muito complicado. Nós nos livramos de 100 a 200 kg de frete, pois as novas pistolas elétricas são muito mais leves que o pórtico e todos os equipamentos anteriores. Durante as rodadas europeias, as viagens da equipes se tornam mais sustentáveis do que nunca”, acrescentou.

Há uma preocupação, porém, com a eficácia das novas pistolas no tempo das paradas de boxes, já que as pneumáticas podem realizar pit-stops frações de segundo mais rápido. O diretor-técnico da F2, Didier Perrin, no entanto, garantiu que a substituição foi feita após um diálogo estreito com todas as equipes do grid atual.

Os mecânicos agora terão pistolas elétricas para a troca de pneus (Foto: F2)

“Não há ninguém em posição melhor para saber os requisitos necessários para essas pistolas do que os mecânicos que fazem as trocas de pneus todo fim de semana. Eles sabem o que faz uma pistola de roda ser boa”, frisou Perrin. “Se compararmos com a pneumática, as elétricas serão alguns décimos de segundo mais lentas, mas a consistência do pit-stop é melhor. As novas pistolas são mais leves e fáceis de usar, o que torna os pit-stops mais consistentes para as equipes”, salientou.

Michel acrescentou ainda que desde que haja um benefício que não prejudique a ação na pista, a F2 tem o dever de melhorar e trazer tal tecnologia para os finais de semana. “Quando é possível fazer mudanças que nos levem na direção certa em termos de tecnologia e diminuição de custos, é o passo certo. Precisamos ter esse tipo de abordagem agora, e não ficar preso na forma como sempre executamos as coisas. Evoluímos”, concluiu.

No BahreinFórmula 2 Fórmula 3 deram um passo decisivo em busca da sustentabilidade. As classes de apoio à Fórmula 1 passaram o combustível sustentável avançado, conforme aprovado pelo Conselho Mundial de Automobilismo. A ideia é que, no campeonato do próximo ano, o combustível utilizado seja 55% sustentável em sua composição, com a porcentagem aumentando gradativamente até atingir 100% em 2027, um ano após a introdução da nova geração de motores na F1.

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