Fórmula 2 sucumbe a dilúvio antes da largada e cancela corrida 2 da rodada da Austrália

Não teve jeito: o temporal que desabou sobre Melbourne comprometeu demais a pista e fez a direção de prova cancelar a corrida 2 da Fórmula 2

A meteorologia avisou que o domingo (16) australiano seria de frio e muita chuva, mas o volume de água que desabou sobre o circuito de Melbourne no momento da largada da corrida 2 da Fórmula 2 fez a direção de prova suspender a realização da corrida. Os carros ainda chegaram a dar voltas atrás do safety-car, mas não havia condições seguras para a competição.

De início, a largada programada para as 11h30 locais (21h30 de Brasília) foi abortada depois do carro de Richard Verschoor apresentar problemas e nem sequer ligar. A MP rapidamente trabalhou para solucionar a questão, enquanto a direção de prova jogou o início para as 11h42 (21h42).

Enquanto isso, o aviso das equipes era de chuva por, no mínimo, os próximos 30 minutos seguidos, aumentando consideravelmente o risco de uma prova caótica. Assim que o relógio local bateu o horário estipulado, o safety-car partiu à frente, conduzindo o pelotão, só que o volume de água no asfalto era gigantesco. A bandeira vermelha, portanto, foi acionada, e todos recolheram aos boxes.

Depois, nova atualização foi fornecida, com volta de formação prevista para as 12h04 (22h04), mas o medical car constatou que não havia condições para cumprir tal cronograma. A direção de prova, então, contou mais cinco minutos e estimou o início da volta de formação às 12h09 (22h09).

O pato sendo o único a apreciar a chuva torrencial no Albert Park (Foto: reprodução)

Mas a chuva não dava a menor trégua. 12h15 (22h15) passou a ser o novo horário estimado para a volta de formação, porém era questão de tempo até o adiamento definitivo. Os carros até foram à pista às 12h18 (22h18), com a expectativa de 24 minutos de tempo de prova — que depois viraram 16. Só que não teve jeito.

Às 22h28, a bandeira vermelha foi novamente acionada, ordenando o retorno de todos aos boxes. Em seguida, a direção de prova oficializou o cancelamento da corrida 2 da rodada da Austrália.

A Fórmula 2 retorna de 11 a 13 de abril para a rodada do Bahrein, a segunda da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

LEIA MAIS:
▶️ 5 coisas que aprendemos no sábado do GP da Austrália da Fórmula 1 2025

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.