Vesti domina na chuva e no seco e vence sprint da F2 na Espanha. Fittipaldi é 10º

Frederik Vesti teve ótima performance na chuva e na pista seca para vencer a sprint da F2 na Espanha. Théo Pourchaire brilhou também, foi segundo e se manteve forte caçando Vesti no campeonato

Frederik Vesti teve grande atuação para vencer a corrida sprint da F2 na Espanha. Neste sábado (3), o dinamarquês se deu bem na chuva e controlou a vantagem quando a pista secou. Théo Pourchaire foi segundo e segue caçando Vesti na disputa pelo título.

Quem completou o pódio da corrida 1 em Barcelona foi Victor Martins, que perdeu a segunda posição para o companheiro de equipe depois da relargada final. Dennis Hauger também perdeu lugar para Pourchaire no fim e acabou em quarto.

Jack Doohan ficou em quinto, seguido por Richard Veschoor, Oliver Bearman, Ayumu Iwasa, Arthur Leclerc e Enzo Fittipaldi, que ainda fechou dentro do top-10. O brasileiro larga em segundo na corrida principal, atrás só de Bearman.

Vesti foi a 99 pontos, 6 a mais do que tem Pourchaire. Iwasa vem com 70, seguido por Hauger, Maini, Verschoor, Maloney e Bearman. Fittipaldi é 13º, com 31.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da etapa da Espanha da Fórmula 2. A corrida principal, no domingo, está marcada para as 6h25. (de Brasília, GMT-3).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Frederik Vesti venceu a corrida sprint da F2 (Foto: F2)

Confira como foi a sprint race:

A chuva que apareceu no TL3 da F1 ficou ainda mais forte nos minutos seguintes e encheu d’água o traçado de Barcelona para a corrida sprint da F2. Assim, a decisão da direção de prova foi de largada em fila indiana, em andamento, depois da volta de aquecimento atrás do safety-car.

Veio a largada e o pole Amaury Cordeel começou surpreendentemente bem, segurando a dianteira. Frederik Vesti partiu para cima de Jak Crawford e levou um toque, mas quem se deu mal foi o americano. O dinamarquês espalhou, mas seguiu firme, enquanto Crawford quebrou ali mesmo.

Victor Martins vinha sedento na terceira posição e já abria bastante para Dennis Hauger, em quarto. Enzo Fittipaldi aparecia em nono após primeira volta boa, mas escapada na sequência.

Largada da sprint da F2 foi em movimento por causa da chuva (Foto: reprodução/F1 TV)

Na volta 3, o conto de fadas de Cordeel acabava. O belga foi facilmente superado por Vesti após uma linda escapada do traçado e, no giro seguinte, Martins também passava com facilidade para virar segundo colocado.

No sexto giro, Hauger já reclamava com a equipe que estava ficando sem pneus. Fazia algum sentido: a pista estava típica para pneus intermediários. Só que a F2 não tem eles. É de seco ou de chuva. E aí os pneus de chuva estavam indo para o saco rapidamente.

Depois de algumas voltas de tudo estabilizado e Vesti sumindo na dianteira, Fittipaldi perdeu a nona posição para Ayumu Iwasa, que vinha com mais ação. E muita gente seguia reclamando dos pneus. Théo Pourchaire, então, tirava Jack Doohan do caminho e virava quinto lugar, mas com cara de que poderia beliscar ainda um pódio.

Iwasa ultrapassa Fittipaldi na sprint da F2 em Barcelona (Foto: reprodução/F1 TV)

Na metade da corrida, Kush Maini já pedia para colocar pneus de pista seca para a equipe, mas não parecia ainda o caso. Aí Cordeel resolveu jogar tudo para o alto, passeou na brita e despencou para sexto, bastante pressionado por Oliver Bearman, Richard Verschoor, Iwasa e Fittipaldi.

Lá atrás, Roman Stanek botava por fora e ia passar Juan Manuel Correa, mas o americano carimbou o tcheco, que rodou e caiu para penúltimo. Com dez voltas para o final, Jehan Daruvala, Maini e Zane Maloney arriscavam e eram os primeiros a arriscar pneus de pista seca. E Cordeel era punido por limites de pista: 5s para ele. Correa parava também.

O pessoal de pneus slicks começava a baixar muito os tempos e um a um ia parando. Até que Correa resolveu facilitar tudo. O americano atolou na brita e puxou o safety-car para o pessoal da frente poder parar em paz também.

Frederik Vesti guiou muito na chuva na sprint da F2 em Barcelona (Foto: Reprodução/F1 TV)

Faltando 5 voltas e atrás de safety-car, Vesti liderava seguido por Martins, Hauger, Pourchaire, Doohan, Verschoor, Bearman, Cordeel, Iwasa e Fittipaldi.

Veio a relargada com três voltas pela frente e Pourchaire deu show. O francês partiu para cima de Hauger e tomou o terceiro lugar, depois já escalou para segundo ao bater o companheiro, Martins.

Mas Pourchaire não conseguiu pegar Vesti, que venceu e ampliou a vantagem na dianteira do campeonato. Martins fechou o pódio.

Fórmula 2 2023, rodada da Espanha, Barcelona, corrida sprint:

1F VESTIPrema26 voltas 
2T POURCHAIREART+1.104 
3V MARTINSART+4.626 
4D HAUGERMP+5.184 
5J DOOHANVirtuosi+5.661 
6R VERSCHOORVan Amersfoort+7.020 
7O BEARMANPrema+7.486 
8A IWASADAMS+9.864 
9A LECLERCDAMS+10.215 
10E FITTIPALDICarlin+12.387 
11C NOVALAKTrident+12.821 
12I HADJARHitech+13.951 
13R STANEKTrident+14.329 
14A CORDEELVirtuosi+14.657 
15Z MALONEYCarlin+16.056 
16B BENAVIDESPHM+16.922 
17R BOSCHUNGCampos+20.832 
18K MAINICampos+60.844 
 J DARUVALAMPNC 
 R NISSANYPHMNC 
 J CORREAVan AmersfoortNC 
 J CRAWFORDHitechNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.