Bortoleto diz que almejava top-5 e vibra com vitória na Itália: “Chance era menor que 1%”
Gabriel Bortoleto deixou a sprint sabendo que tinha ritmo para sonhar alto na corrida 2 da rodada da Itália, mas a vitória realmente foi inesperada
Nem nos mais belos sonhos, Gabriel Bortoleto imaginou vencer a corrida 2 da rodada da Itália da Fórmula 2 depois de largar em último. Na verdade, depois do bom ritmo demonstrado na corrida sprint, o top-5 passou a ser a meta para a prova realizada no domingo (1º), e o brasileiro vibrou muito com o que chamou de “alinhamento de estrelas”.
Vários fatores foram determinantes para a vitória de Gabriel, começando pelo fato de ter passado ileso pela caótica largada. A escolha dos pneus supermacios também o deixou na mesma janela de paradas de Zane Maloney, Isack Hadjar e Paul Aron, adversários diretos na luta pelo título e que largavam respectivamente nas três primeira posições.
O ótimo ritmo do carro da Invicta com os dois tipos de compostos foi outro ponto crucial. De quebra, Bortoleto ainda viu o segundo safety-car criar o momento ideal para realizar a troca obrigatória e saltar para primeiro.
Durante a coletiva de imprensa, Gabriel reconheceu que ainda era difícil de acreditar. “A chance disso acontecer é menor que 1%, é simplesmente irreal. O ritmo que tivemos hoje [domingo], mais o safety-car, tudo se alinhou, as estrelas se alinharam.”
“Tivemos um enorme ritmo com os dois pneus, e conseguir uma arrancada dessas e vencer desse jeito em Monza, que é como uma corrida em casa para mim. Moro em Milão, então me sinto em casa, e é simplesmente irreal, estou muito feliz”, celebrou.
“Ontem [na sprint], fizemos uma corrida muito sólida com 21 voltas, terminamos em oitavo, sem pit-stops, e hoje, na primeira volta, eu já estava em 15º. Esperávamos estar na briga, não pela vitória, pois, obviamente, Zane foi muito rápido, além de Isack e Paul largando na frente. Mas nunca se sabe, é automobilismo, tudo pode acontecer”, continuou.
“Talvez estivéssemos mirando uma briga pelo top-5 na melhor das situações, mas fomos capazes de vencer a corrida. Então, não é como você começa, mas como você termina”, encerrou.
Com a vitória, Bortoleto agora soma 154,5 contra 165 de Hadjar, que deixou Monza zerado.
A Fórmula 2 volta de 13 a 15 de setembro em Baku, para a disputa da rodada do Azerbaijão, a 12ª da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto corta mais de 25 pontos na Itália e cola em Hadjar. Confira classificação da F2