Bortoleto repete feitos de Leclerc, Russell e Piastri e vence F2 e F3 no ano de estreia

Após superar Isack Hadjar na briga pelo título da Fórmula 2 em 2024, Gabriel Bortoleto realizou o mesmo feito de pilotos que hoje são respeitados no grid da Fórmula 1

Após conquistar o título da Fórmula 2 na última etapa em Abu Dhabi neste domingo (8), Gabriel Bortoleto repetiu o feito de pilotos que hoje são respeitados no grid da Fórmula 1. Assim como Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri, o piloto brasileiro também venceu as principais categorias de acesso — Fórmula 3 e F2 — em seu ano de estreia e chega com moral para começar na Fórmula 1 pela Sauber em 2025.

Bortoleto teve uma ascensão meteórica nas categorias de base nos últimos anos. Depois de duas temporadas sem muito destaque na FRECA, o brasileiro avançou para a Fórmula 3 em 2023 e venceu o campeonato em uma campanha que teve duas vitórias e ficou marcada pela consistência.

Em 2024, as expectativas eram altas para a estreia na Fórmula 2. E apesar de um ano que começou com algumas complicações — principalmente nas largadas — o brasileiro conseguiu dar a volta por cima e descontar uma grande desvantagem para os líderes Paul Aron e Isack Hadjar. No fim, concluiu a campanha com duas vitórias, oito pódios e 214,5 pontos.

E assim como Bortoleto, outros nomes respeitados no grid da Fórmula 1 realizaram o mesmo feito. Em 2016, quando a Fórmula 3 ainda era chamada de GP3, Charles Leclerc venceu o campeonato em seu ano de estreia com três vitórias, oito pódios e 202 pontos. No ano seguinte, dominou a F2 e garantiu a taça com sete vitórias, dez pódios e 282 pontos.

Gabriel Bortoleto também foi campeão na Fórmula 3 correndo pela Trident (Foto: James Gasperotti | KTF Sports)

George Russell também foi vitorioso nas principais categorias de acesso da F1 logo no primeiro ano. Em 2017, assegurou o primeiro lugar na GP3 com quatro vitórias, sete pódios e 220 pontos. Na Fórmula 2, em 2018, levou a melhor sobre Lando Norris e finalizou a campanha com sete vitórias, 11 pódios e 287 tentos.

Por fim, o último piloto que venceu tudo logo na estreia nas principais categorias de base foi Oscar Piastri. Em 2020 o australiano ficou com o título da Fórmula 3 após duas vitórias, seis pódios e 164 pontos, três a mais do que o rival Théo Pourchaire. No ano seguinte, foi implacável na Fórmula 2 e finalizou o certame com seis vitórias, 11 pódios e 252,5 tentos.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.