Gasly admite que não olhou para retrovisor antes de batida com De Jong e mostra alívio: “Poderia ter sido muito pior”

Pierre Gasly e Daniel de Jong se envolveram em um acidente na corrida que abriu a rodada dupla da Bélgica pela GP2 em Spa-Francorchamps. O holandês De Jong levou a pior e bateu muito forte na barreira de pneus na entrada da curva Blanchimont, sofrendo uma fratura de vértebra

A corrida que abriu a rodada dupla de Spa-Francorchamps pela GP2, no sábado (22), apresentou não apenas o grande domínio do belga Stoffel Vandoorne, mas marcou também um grave acidente com o holandês Daniel de Jong. Ainda no começo da corrida, o holandês disputava ferozmente uma posição no bloco intermediário com o francês Pierre Gasly, da Dams e protegido da Red Bull. Mas ambos se chocaram na entrada da velocíssima curva Blanchimont. De Jong levou a pior e bateu de frente na barreira de pneus.

Em razão da fortíssima pancada, primeiramente a direção de prova optou por acionar o safety-car virtual, que depois deu lugar à bandeira vermelha, que interrompeu a corrida e causou certa apreensão pela forma como ocorreu a batida. De Jong foi levado consciente para o hospital em Liége, na região da Valônia.

Gasly reconheceu que não enxergou no retrovisor a aproximação de Daniel de Jong em Spa (Foto: Reprodução)

O holandês teve uma vértebra fraturada e passou por uma cirurgia de quatro horas. O procedimento foi considerado um sucesso pela junta médica que atendeu o piloto. De Jong deverá ficar internado durante os próximos dias na Bélgica.

Gasly foi considerado culpado pela batida e sofreu uma punição de 10s acrescidos ao seu tempo total de corrida no sábado em Spa. Em entrevista à revista britânica ‘Autosport’, o francês admitiu que não olhou para o retrovisor, indicando que ficou surpreso com a aproximação de De Jong pelo lado de fora da curva.

“Para ser justo, não olhei para o retrovisor, já estava olhando para a Blanchimont e não dei a ele espaço suficiente. Quando vi novamente o vídeo novamente dentro do carro, é sempre diferente, especialmente pela velocidade naquela curva”, explicou.

Por outro lado, Gasly mostrou certo alívio por ver que De Jong passa bem depois de um acidente tão grave. “Foi uma enorme batida, e poderia ter sido muito pior”, disse. “Tenho que dizer que estou triste por ele. Espero que ele possa voltar ao carro em breve”, concluiu o jovem piloto.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.