Hadjar é punido por batida na largada da sprint da F2 na Austrália. Stanek herda vitória

Isack Hadjar foi considerado culpado pela colisão na largada da sprint da F2 na Austrália que culminou nos abandonos de Josep María Martí e Gabriel Bortoleto

Em mais uma decisão controversa no final de semana, a direção de prova da FIA decidiu punir Isack Hadjar, vencedor da corrida sprint da F2 na Austrália, pela batida na largada que culminou nos abandonos de Josep María Martí e Gabriel Bortoleto. O francês tomou 10s de sanção e caiu para sexto. Com isso, Roman Stanek herda a vitória.

Hadjar era o terceiro colocado no grid, logo atrás de Stanek, o pole-position. Ao seu lado estava Martí, em quarto, imediatamente atrás de Bortoleto, segundo. Quando as luzes vermelhas se apagaram, os dois pilotos da Campos trouxeram os carros para a linha de dentro, já que tanto Stanek quanto Bortoleto partiram mal.

Acontece que um não viu o outro, resultado numa batida forte. Hadjar escapou e levou o carro até o fim na primeira posição, porém Martí foi jogado em cima de Bortoleto, que nada pôde fazer.

A direção de prova, então, avisou durante a corrida que o lance só seria analisado após a bandeirada. Hadjar foi considerado culpado na colisão e, com isso, teve 10s acrescidos ao seu tempo final e caiu para sexto.

A largada desastrosa da Fórmula 2 na corrida sprint da Austrália (Vídeo: Reprodução/F1 TV/DAZN)

Stanek foi promovido à vitória, a primeira do tcheco na F2. Dennis Hauger passa a ser o segundo, com Kush Maini herdando o pódio em terceiro.

Punição também para Oliver Bearman, que cruzou a linha de chegada em oitavo, na zona de pontuação. O britânico da Prema levou 10s por forçar Joshua Dürksen para fora da pista na curva 4 durante a sprint. Com isso, Bearman cai para 14º e Zak O’Sullivan marca 1 ponto.

Fórmula 2 retorna na noite deste sábado (23), às 21h35 (horário de Brasília, GMT-3), para a disputa da corrida 2 da rodada da Austrália. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.