Hadjar sobra e conquista pole da F2 na Inglaterra. Bortoleto larga na 6ª posição
Isack Hadjar voou na tomada de tempos da F2 na Inglaterra e garantiu a pole, enquanto Andrea Kimi Antonelli sai na frente na prova sprint. Gabriel Bortoleto fica em 6º na principal e 5º na sprint
No chove ou não chove de Silverstone, parecia que teria água, mas foi pegadinha. Com pista seca após um breve susto nos minutos iniciais, com garoa em poucas partes do traçado, tudo ficou normal para a tomada de tempos da Fórmula 2 nesta sexta-feira (5). Assim, foi Isack Hadjar quem dominou, colocou 0s2 na competição e cravou uma dominante pole-position.
O segundo colocado foi Victor Martins, seguido por Dennis Hauger, Franco Colapinto e o futuro F1 Oliver Bearman. Gabriel Bortoleto fez o suficiente para a sexta colocação, seguido ainda por Jak Crawford, Kush Maini, Zane Maloney e Andrea Kimi Antonelli. Na prova sprint, segundo o grid invertido, Antonelli é o pole e Bortoleto, o sexto.
Relacionadas
Enzo Fittipaldi foi somente o 20º colocado, mas destaque ficou para Paul Aron. O líder da F2 2024 errou sozinho quando ocupava a primeira colocação e não voltou mais para a pista. Terminou, assim, na 12º colocação após a rodada em altíssima velocidade.
O GRANDE PRÊMIO acompanha o fim de semana da F2 na Inglaterra. No sábado, a corrida sprint está marcada para as 9h15 (de Brasília, GMT-3); no domingo, a corrida principal larga às 5h55.
Confira como foi a classificação da F2 na Inglaterra:
O treino livre da F2, realizado horas antes, contou com pista molhada e surpreendente liderança de Joshua Dürksen, mas a pista estava seca para a classificação. A temperatura ambiente seguia a toada do dia, com 17°C, e temperatura do asfalto em 27°C. As chances de chuva continuavam como ameaça para o dia em Silverstone.
E assim que a bandeira verde apareceu e os carros saíram, havia quem relatasse garoa em partes da pista. Será que apertaria?
Enquanto isso, Oliver Bearman ia bem na primeira rodada de voltas rápidas e ficava na frente com 1min40s595. Só até Paul Aron passar, porém, e tomar a dianteira.
A questão era a água: as voltas dos minutos iniciais normalmente são atropeladas durante a atividade, mas se a chuva apertasse e a pista piorasse muito, já podiam ser essas as voltas de definição da pole-position.
Mas não foi o que aconteceu. Ao longo dos dez minutos seguintes, não apenas os relatos de chuva pararam, como visivelmente não havia piora ao traçado.
Com metade de sessão, Aron contava com Kush Maini na segunda colocação. Zak O’Sullivan, Zane Maloney, Dennis Hauger, Bearman, Isack Hadjar, Gabriel Bortoleto, Victor Martins e Andrea Kimi Antonelli no top-10. Enzo Fittipaldi era o 12º.
Após a tradicional parada coletiva para colocar o último jogo de pneus macios, a briga competitiva foi retomada com pouco mais de nove minutos pela frente. E a surpresa: o líder da atividade, Paul Aron, errou sozinho, rodou em alta velocidade e esmerilhou os pneus novos. Rafael Villagomez ficou nos boxes, com problemas e a equipe mexendo nas suspensões.
Na pista, Hadjar voou para 1min39s368 e a dianteira, seguido por Martins e Franco Colapinto. Bearman e Bortoleto apareciam em seguida, mas tinha tempo pela frente.
Mais problemas de toda a sorte. Hadjar desistiu da volta seguinte e entrou nos boxes, enquanto O’Sullivan teve o tempo deletado por exceder os limites da pista. Menos de 60 segundos pela frente, mas a pista seguia cheia.
Maloney chegou a fazer o melhor primeiro setor da pista e se animar, mas foi mal na sequência da volta e virou somente o nono tempo. Daria para alguém superar?
A resposta foi não. De dentro do pit-lane, Hadjar assistiu com suspense ninguém superá-lo. A pole ficou com ele mesmo e o tempo de 1min39s368, 0s2 na frente do segundo colocado.
Ao lado de Hadjar na primeira fila da corrida principal, Martins. Hauger, Colapinto, Bearman, Bortoleto, Crawford, Maini, Maloney e Antonelli formam o top-10. Aron ficou somente em 12º, enquanto Fittipaldi sai na 20ª posição. Os dez primeiros colocados são invertidos para a corrida sprint, o que garante Antonelli na ponta e Bortoleto no sexto posto na prova do sábado.
F2 2024, GP da Inglaterra, Silverstone, Grid de largada principal:
1 | I HADJAR | Campos | 1:39.368 | |
2 | V MARTINS | ART | 1:39.619 | +0.251 |
3 | D HAUGER | MP | 1:39.688 | +0.320 |
4 | F COLAPINTO | MP | 1:39.711 | +0.343 |
5 | O BEARMAN | Prema | 1:39.726 | +0.358 |
6 | G BORTOLETO | Invicta | 1:39.801 | +0.433 |
7 | J CRAWFORD | DAMS | 1:39.826 | +0.458 |
8 | K MAINI | Invicta | 1:39.856 | +0.488 |
9 | Z MALONEY | Rodin | 1:40.001 | +0.633 |
10 | A K ANTONELLI | Prema | 1:40.169 | +0.801 |
11 | R MIYATA | Rodin | 1:40.176 | +0.808 |
12 | P ARON | Hitech | 1:40.181 | +0.813 |
13 | R VERSCHOOR | Trident | 1:40.287 | +0.919 |
14 | Z O’SULLIVAN | ART | 1:40.437 | +1.069 |
15 | J M CORREA | DAMS | 1:40.487 | +1.119 |
16 | J DÜRKSEN | PHM | 1:40.531 | +1.163 |
17 | R VILLAGÓMEZ | Van Amersfoort | 1:40.599 | +1.231 |
18 | A CORDEEL | Hitech | 1:40.613 | +1.245 |
19 | J M MARTÍ | Campos | 1:40.692 | +1.324 |
20 | E FITTIPALDI | Van Amersfoort | 1:40.705 | +1.337 |
21 | T BARNARD | PHM | 1:40.726 | +1.358 |
22 | R STANEK | Trident | 1:41.625 | +2.257 |