Crawford vence corrida 1 caótica da F2 na Áustria. Fittipaldi abandona

Jak Crawford resistiu bem ao caos e condições de pista bastante complicadas na Áustria para vencer a primeira corrida do fim de semana da F2. Enzo Fittipaldi brigava por pontos quando foi espremido na grama por Kush Maini, rodou e abandonou

Jak Crawford venceu a primeira corrida da F2 na Áustria. Neste sábado (1), o americano resistiu ao caos e a uma pista bastante traiçoeira que foi secando durante a prova para triunfar pela primeira vez na categoria.

O pódio ainda teve Victor Martins – em ótima fase na categoria e com bela corrida de recuperação – e um surpreendente Clément Novalak, que apareceu para ficar na terceira posição. Um terceiro francês ainda completou o top-4, com Isack Hadjar, companheiro de Crawford na Hitech, em seu primeiro resultado expressivo na F2.

Outro que teve o melhor resultado no ano foi Juan Manuel Correa, que segurou bravamente a quinta colocação. Aí vieram completando a zona de pontos Roman Stanek, Dennis Hauger e Jack Doohan.

Enzo Fittipaldi brigava pelos pontos no Red Bull Ring, mas acabou abandonando depois de rodar. O brasileiro foi espremido na grama por Kush Maini, já na metade final da corrida.

Horas depois da corrida, veio punição pesadíssima: Novalak perdeu o pódio ao cair na inspeção pós-corrida nos pneus. E Hadjar, assim, teve seu primeiro top-3 na F2.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da etapa da Áustria da Fórmula 2. A segunda corrida, no domingo, está marcada para as 4h55. (de Brasília, GMT-3).

Jak Crawford venceu uma conturbada corrida sprint da F2 na Áustria (Foto: Reprodução)

Confira como foi a primeira corrida da F2 na Áustria

A corrida sprint da F2 começou às 8h50 (em Brasília), depois de 1 minuto de silêncio em homenagem a Dilano van ‘t Hoff, com aquela condição traiçoeira de pista: exatamente entre o seco e o molhado. O grid, então, se dividia entre slicks e pneus de chuva, com safety-car puxando duas voltas de apresentação para aquecimento.

A largada foi determinada parada, apesar de tudo. Os primeiros metros foram limpos, mas logo o caos apareceu. E aí Jack Doohan escapou, com Jehan Daruvala rodando e indo para a brita metros para frente. Os dois de pneus macios, safety-car na pista e muita gente nos boxes para calçar os macios.

Ah, claro, voltemos ao grupo da frente: Jak Crawford patinou bonito e cau para terceiro, atrás de Arthur Leclerc e Richard Verschoor. Com tantos erros e paradas, Juan Manuel Correa já era quarto, seguido por Zane Maloney, Ayumu Iwasa, Kush Maini e Enzo Fittipaldi, que fechava a zona de pontos.

Largada da Corrida Sprint da F2 na Áustria (Foto: Reprodução)

Veio a relargada na volta 5 e rapidamente o safety-car voltou. Era justamente Verschoor, que pisou na zebra molhada e imediatamente perdeu o carro, dando no muro. Os pneus de chuva do holandês, ali, não resolveram muito. Nova chance para a galera colocar pneus macios. E a ordem tinha Crawford, Correa, Maloney – único de pneus de chuva -, Maini, Fittipaldi, Victor Martins, Clément Novalak e Isack Hadjar na zona de pontuação.

A relargada aconteceu no oitavo giro e Maloney foi despencando, sem ritmo algum com pneus de chuva. Rapidamente o piloto de Barbados já era último. Crawford, Correa e Martins vinham na frente, com Hadjar fugindo das confusões múltiplas atrás e já em quarto.

Richard Verschoor rodou e causou entrada o safety-car na corrida sprint da F2 na Áustria (Foto: Reprodução)

A prova seguia cheia de ultrapassagens, mas o grupo da frente se mantinha. Fittipaldi, depois do enrosco causado pela lentidão de Maloney, aparecia em nono, seguido por Oliver Bearman e Frederik Vesti, que vinham muito rápidos.

Enzo cairia para décimo depois de Bearman passar – o inglês também tirou Maini da frente rapidamente. Lá na frente, Martins cansou de ficar atrás de Correa e limpou o piloto da Van Amersfoort do caminho. A distância para o líder Crawford era de 1s8.

Briga boa era pelo lugar mais baixo do pódio. Sem tanto ritmo, Correa ficava para trás dos dois ponteiros, mas se defendia do jeito que dava diante de Novalak, Hadjar e Roman Stanek. Os dois franceses, enfim, passavam Correa e, quando a batalha entre os dois se desenhava, Fittipaldi puxou o safety-car virtual. O brasileiro tentava passar Maini e foi jogado para a grama, rodando e deixando a disputa.

Enzo Fittipaldi foi jogado na grama (Foto: Reprodução)

A corrida voltava com 7 voltas para o final e Pourchaire levava 5s por ter sido liberado nos boxes em cima de Bearman. O francês era apenas o 14º, nada mudaria por enquanto. Crawford segurava 2s6 para Martins, que tinha 1s2 em cima de Novalak e 1s8 em Hadjar. Aí vinham Correa, Stanek, Doohan e Bearman.

No fim, Crawford segurou bem a ponta, com Martins e Novalak fechando o pódio. Hadjar tentou de tudo, foi na grama, na zebra, onde deu, mas acabou mesmo em quarto, seguido por Correa, Stanek, Hauger e Doohan. Foram os pilotos que pontuaram na sprint do Red Bull Ring.

Fórmula 2 2023, Etapa da Áustria, Corrida Sprint:

1J CRAWFORDHitech27 voltas
2V MARTINSART+2.286
3I HADJARHitech+4.366
4J.M. CORREAVan Amersfoort+9.524
5R STANEKTrident+10.175
6D HAUGERMP+10.628
7J DOOHANVirtuosi+11.401
8O BEARMANPrema+12.458
9F VESTIPrema+12.923
10R NISSANYPHM+13.538
11K MAINICampos+16.487
12A IWASADAMS+17.758
13B BENAVIDESPHM+19.090
14A LECLERCDAMS+20.607
15T POURCHAIREART+22.030
16A CORDEELVirtuosi+22.205
17R BOSCHUNGCampos+26.896
18Z MALONEYCarlin+1:01.478
19E FITTIPALDICarlinNC
20R VERSCHOORVan AmersfoortNC
21J DARUVALAMPNC
22C NOVALAKTridentDSQ

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.