Martí ultrapassa 3 nas voltas finais e vence sprint da F2 no Bahrein em final eletrizante
Josep María Martí surpreendeu nas voltas finais ao efetuar belíssimas ultrapassagens e vencer a corrida sprint da rodada do Bahrein da F2
Em um pega eletrizante nas voltas finais entre quatro carros, Josep María Martí venceu a corrida sprint da rodada do Bahrein da Fórmula 2, realizada neste sábado (12). O espanhol da Campos surpreendeu na abertura do último giro ao bater Richard Verschoor e Joshua Dürksen, que acabou sendo desclassificado horas depois devido a uma infração técnica no carro da AIX.
Apesar das duas intervenções do safety-car, a corrida foi bem disputada na pista, e Beganovic, segundo no grid, ganhou a posição do pole Dürksen na volta 11. Só que a decisão ficou mesmo para as voltas finais, num instante em que Martí, que vinha em corrida muito sólida, surpreendeu a todos ao efetuar três ultrapassagens rumo à vitória.
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Depois da segunda intervenção do safety-car, com o grid todo junto, Dürksen foi muito mais esperto e tomou a ponta, mas Beganovic não deu um minuto de sossego, e assim foi até praticamente a linha de chegada. Só que eles estavam tão próximos que foram surpreendidos por um Martí endiabrado, que passou os dois e ainda Verschoor..
Alexander Dunne também foi um dos controversos destaques: espalhou para cima de Victor Martins na largada e também endureceu em disputa contra Martí. O irlandês até foi bastante combativo e protagonizou outras belas disputas contra Verschoor e Rafael Villagómez, mas acabou se metendo em confusões e terminou somente em 19º.
Os pneus macios também se mostraram os melhores para a sprint, e isso em função da considerável queda de temperatura com o cair da noite no Bahrein. Alguns pilotos, no entanto, apostaram nos compostos duros, como Leonardo Fornaroli, mas sofreram com o ritmo ao longo das voltas. O italiano, no entanto, bateu na trave dos pontos em meio às confusões.
A Fórmula 2 volta neste domingo (13), às 8h25, para a largada da corrida 2 da rodada do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2025.

Confira como foi a sprint da F2 em Sakhir:
Com 29°C de temperatura ambiente, 36,7°C de asfalto e umidade relativa do ar em 52%, a maioria escolheu os pneus macios para a prova curta, exceto Fornaroli, Goethe, Maini e Miyata, que preferiam os duros, ainda temendo desgaste excessivo da borracha.
Na pole-position por conta do grid invertido, Dürksen partiu bem e fechou a curva 1 em primeiro, enquanto Martins era espremido por Dunne para fora, no lado esquerdo, e atropelava todas as placas de isopor no gramado. A sorte foi que o safety-car entrou em ação depois que Sebastián Montoya apareceu atravessado na pista. Ele, então, entrou nos boxes para trocar o bico do carro e aproveitou também para colocar um jogo de pneus duros.
Esterson também entrou no pit-lane, com a asa dianteira avariada. Ajustes feitos, retornou à corrida. Na pista, destaque para Martí, que ganhou cinco posições em meio à confusão, saltando para sexto, assim como o companheiro de equipe, Lindblad, que pulou de 16º para 11º, ficando bem mais próximo da zona de pontos.
Dürksen, Beganovic, Villagómez, Verschoor, Dunne, Martí, Stanek, Meguetounif, Bennett e Browning formavam o top-10. O carro de segurança saiu ao final da volta 4, e o paraguaio foi inteligente, impedindo qualquer ataque do carro da Hitech logo atrás.
Quem aproveitou o grid próximo para dar o bote na curva 1 foi Dunne, que tomou o traçado de dentro, mas viu Verschoor fechar a porta. Martí tentou se aproveitar do pega, mas sem sucesso, mantendo-se em quinto.
O espanhol da Campos, então, começou a buscar um traçado diferente, mas era jogado para fora da linha de corrida o tempo todo. Até que, na marra, conseguiu a ultrapassagem. “Ele me ultrapassou por fora da pista”, reclamou Dunne. Na volta 8, de tanto insistir, recuperou a posição.
Enquanto isso, com 8 de 23 voltas completadas, Dürksen permanecia em primeiro, mas com dificuldades para abrir mais de 1s de Beganovic. Já Villagómez sofria ataque intenso de Verschoor, até que a ultrapassagem veio no setor 1.

Na volta 11, Beganovic colou de vez em Dürksen e conseguiu aproveitar o DRS no retão, assumindo a liderança da sprint na curva 4. O piloto da AIX ainda tentou usar o vácuo na sequência, mas sem sucesso.
Na volta 13, de repente, Dunne deu um divebomb para cima de Villagómez, que bobeou na freada da 1 e perdeu a quarta posição. “Ih-hul!”, vibrou o irlandês pelo rádio. Na frente, Beganovic já abria 1s4 na liderança.
O safety-car voltou a dar o ar da graça na volta 16 de 23, com Esterson parado na área de escape. A intervenção durou penas dois giros, e Beganovic teve a missão de conduzir a relargada sem permitir que Dürksen se aproximasse.
O paraguaio, porém, foi muito esperto e reassumiu a liderança em belo mergulho pelo lado de fora na curva 1. Dunne tentou surpreender Verschoor em manobra semelhante à feita sobre Villagómez, mas não conseguiu. Ele, então, insistiu e quase causou um strike no miolo com todos os carros muito próximos. Acabou sobrando para Browning, que foi tocado pelo carro da academia da McLaren.
Enquanto Dürksen fazia um traçado totalmente defensivo, a disputa pela liderança se tornou imprevisível com os ataques também de Verschoor e Martí. Na penúltima volta, porém, o espanhol da Campos foi brilhante ao efetuar três ultrapassagens: primeiro, aproveitou-se da disputa entre Richard e Beganovic na curva 8 e pulou para a segunda posição. Depois, na abertura da última volta, tomou o primeiro lugar de Joshua na curva 1 para de lá não sair mais.
Fórmula 2 2025, rodada do Bahrein, Sakhir, corrida sprint:
1 | J M MARTÍ | Campos | 46:24.663 | |
2 | R VERSCHOOR | MP | 46:25.585 | +0.922 |
3 | D BEGANOVIC | Hitech | 46:26.533 | +1.870 |
4 | O GOETHE | MP | 46:26.647 | +1.984 |
5 | A LINDBLAD | Campos | 46:27.691 | +3.028 |
6 | R VILLAGÓMEZ | Van Amersfoort | 46:27.797 | +3.134 |
7 | G MINÌ | Prema | 46:27.984 | +3.321 |
8 | L FORNAROLI | Invicta | 46:28.635 | +3.972 |
9 | R MIYATA | ART | 46:28.868 | +4.205 |
10 | L BROWNING | Hitech | 46:29.161 | +4.498 |
11 | A CORDEEL | Rodin | 46:29.320 | +4.657 |
12 | J CRAWFORD | DAMS | 46:31.794 | +7.131 |
13 | S MEGUETOUNIF | Trident | 46:32.619 | +7.956 |
14 | V MARTINS | ART | 46:33.839 | +9.176 |
15 | R STANEK | Invicta | 46:33.993 | +9.330 |
16 | K MAINI | DAMS | 46:34.102 | +9.439 |
17 | J BENNETT | Van Amersfoort | 46:35.296 | +10.633 |
18 | C SHIELDS | AIX | 46:37.105 | +12.442 |
19 | A DUNNE | Rodin | 46:36.933 | +12.270 (P+1) |
20 | M ESTERSON | Trident | NC | – |
21 | S MONTOYA | PREMA | NC | – |
22 | J DÜRKSEN | AIX | DSQ | – |

