Lundgaard passa Ticktum e leva vitória na corrida 2 da F2 no Red Bull Ring
Christian Lundgaard passou Dan Ticktum ainda no começo da prova. Depois, disparou e venceu pela primeira vez na F2 até com certa tranquilidade. Os brasileiros ficaram sem pontos, com Felipe Drugovich terminando em 13°. Líder, Robert Shwartzman abandonou
O fim de semana da Fórmula 2 terminou com mais um piloto conseguindo sua primeira vitória. Um dia depois de Robert Shwartzman conseguir tal honra, o domingo (12) foi o dia de Christian Lundgaard no Red Bull Ring. O dinamarquês ultrapassou Dan Ticktum ainda nas voltas iniciais e liderou a prova com certa tranquilidade até garantir o triunfo.
Para Ticktum, outro estreante na F2, simplesmente faltou ritmo. O britânico conseguiu a pole invertida, mas não teve como levar a vitória. Em contrapartida, o piloto da Dams fez bom trabalho ao abrir grande vantagem sobre Marcus Armstrong, que cruzou a linha de chegada em terceiro.
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Armstrong esteve mais preocupado em se defender de Guanyu Zhou, quarto colocado e apenas 0s7 atrás. Callum Ilott, Jack Aitken, Sean Gelael e Nikita Mazepin completaram a zona de pontos.
A corrida teve raros incidentes. Ainda assim, teve abandonos importantes. Shwartzman, vindo da vitória na primeira corrida, rodou sozinho na largada e deixou o motor morrer. O dia da Prema ficou ainda pior quando Mick Schumacher viu o extintor de incêndio se ativar por conta própria, enchendo o cockpit de espuma e forçando o abandono.
Para os brasileiros, o dia não foi memorável. Felipe Drugovich voltou a ser o melhor, mas sem ritmo para lutar por pontos e cruzando a linha de chegada em 13°. Pedro Piquet ficou logo atrás, em 14°. Guilherme Samaia, novamente na rabeira do grid, foi 17°.
Mesmo abandonando, Shwartzman ainda é líder do campeonato com 48 pontos. Só que a disputa ficou apertada: Lundgaard subiu para a vice-liderança com 43, mesmo número do terceiro colocado Ilott. Ticktum e Armstrong também se aproximam, respectivamente com 36 e 34. Drugovich, estacionado em 21, é oitavo. Piquet e Samaia seguem sem pontos.
Saiba como foi a corrida 2 da Fórmula 2
Depois de um sábado com chuva do começo ao fim, o domingo começou ensolarado. A F2 teria uma corrida em condições muito diferentes, o que tinha potencial para trazer surpresas.
A corrida começou com Ticktum segurando a liderança, lidando bem com o ataque de Lundgaard, segundo colocado. Armstrong e Schumacher também tinha briga particular pelo terceiro lugar, mas com o australiano mantendo terceiro lugar. A zona de pontos ainda tinha. Zhou, Ilott, Tsunoda e Gelael.
Só que nem todo mundo teve largada tranquila. Ainda na primeira curva, Shwartzman rodou sozinho. O russo deixou o motor morrer e abandonou no ato. O safety-car virtual foi necessário para recolher o bólido do líder do campeonato. Enquanto isso, Sato estacionava na pista com aparentes problemas mecânicos.
A bandeira verde voltou a imperar na terceira volta. Ticktum foi atacado de imediato por Lundgaard. O dinamarquês não perdeu tempo e já no quarto giro mergulhou na curva 3 para assumir a liderança. Com pista livre, o novo ponteiro tratou de abrir mais de 1s de vantagem para tirar o DRS do novo segundo colocado.
Os problemas de Ticktum, entretanto, continuavam. O britânico não só não conseguia acompanhar Lundgaard como também passou a ser seriamente ameaçado por Armstrong. A diferença é que, dessa vez, Dan fazia uma resistência mais duradoura.
Pouco atrás, a décima volta trouxe o terceiro abandono do dia. Tsunoda teve problemas com o câmbio e ficou pelo caminho. O japonês estava em sétimo, posição herdada por Aitken. Gelael, antes nono, retornou à zona de pontos.
A briga pelo pódio, por sua vez, só esquentava. Armstrong seguia incapaz de ultrapassar Ticktum e tomar o segundo lugar. Pois a hesitação teve seu preço: Schumacher se aproximou e superou o australiano, tomando o terceiro lugar. O alemão ficava em condições de tomar seus primeiros goles de champanhe na temporada.
Ficava, mas não tomaria. O alemão teve o azar inacreditável de ver o extintor de incêndio do carro se acionar por conta própria. O cockpit começou a encher de espuma, forçando Schumacher a abandonar. O terceiro lugar voltava a ser Armstrong, agora com Zhou e Ilott logo atrás. Aitken, Gelael e Mazepin passavam a completar a zona de pontos.
Armstrong voltava à zona de pódio, mas precisando ficar de olho nos retrovisores. Zhou passou a prova sendo cuidadoso com os pneus, que chegaram às voltas finais em melhor estado. O chinês fez a aproximação e manteve esperanças de entrar no top-3 até a volta final, mas não teve sorte.
1 | C LUNDGAARD | ART | 28 voltas | |
2 | D TICKTUM | DAMS | +2.063 | |
3 | M ARMSTRONG | ART | +10.226 | |
4 | G ZHOU | UNI-Virtuosi | +10.944 | |
5 | C ILOTT | UNI-Virtuosi | +11.534 | |
6 | J AITKEN | Campos | +20.458 | |
7 | S GELAEL | DAMS | +22.955 | |
8 | N MAZEPIN | Hitech | +23.632 | |
9 | J DARUVALA | Carlin | +24.180 | |
10 | L GHIOTTO | Hitech | +27.770 | |
11 | N MATSUSHITA | MP | +28.392 | |
12 | L DELÉTRAZ | Charouz | +29.247 | |
13 | F DRUGOVICH | MP | +32.770 | |
14 | P PIQUET | Charouz | +34.113 | |
15 | G ALESI | HWA | +41.821 | |
16 | A MARKELOV | HWA | +49.240 | |
17 | G SAMAIA | Campos | +50.818 | |
18 | R NISSANY | Tirdent | +1:11.311 | |
19 | M SCHUMACHER | Prema | +15 voltas | NC |
20 | Y TSUNODA | Carlin | +19 voltas | NC |
21 | M SATO | Trident | +27 voltas | NC |
22 | R SHWARTZMAN | Prema | +28 voltas | NC |