A corrida 1 da Fórmula 2, realizada neste sábado (29), parecia ter roteiro pronto: vitória dominante de Nyck de Vries, liderando desde a largada. Mas o holandês viu o castelo desmoronar nas últimas voltas: surpreendido por uma reação de Nobuharu Matsushita, Nyck ficou de mãos atadas. Depois de uma ultrapassagem com cinco voltas para o fim, o piloto japonês carimbou a vitória.
Trata-se da quinta vitória de Matsushita ao longo da trajetória na F2, contando também os dias de GP2. Mas a de hoje tem gosto especial: é a primeira na corrida de sábado, sem grid invertido e com pontuação maior.
De Vries, com pneus acabados, não segurou nem o segundo lugar. O holandês ainda foi ultrapassado por Luca Ghiotto, com três voltas para o fim. Por sorte, não houve voltas suficientes para Anthoine Hubert deixar o líder do campeonato fora do pódio.
Nobuharu Matsushita passa Nyck de Vries na Áustria (Foto: Reprodução)
Sérgio Sette Câmara teve prova conturbada. O brasileiro causou controvérsia ao tocar a traseira do companheiro Nicholas Latifi, que rodou e ficou para trás. O brasileiro cruzou a linha de chegada em terceiro, no pódio, mas caiu para quinto com uma punição de 5s.
Guanyu Zhou terminou em sexto, sobrevivendo a um motor que começou a engasgar ainda na primeira metade da corrida. Louis Delétraz foi sétimo, com Jordan King em oitavo. Nicholas Latifi recuperou o que pôde após o incidente com Sette Câmara, aparecendo em nono. Jack Aitken fechou a zona de pontos.
Saiba como foi a corrida 1 da F2 no Red Bull Ring
A corrida começou tranquila para Nyck de Vries, e somente Nyck de Vries. O holandês manteve a liderança sem muita dificuldade, enquanto Guanyu Zhou e Anthoine Hubert batalhavam pela segunda posição. Zhou tentou passar por fora na curva 3, sendo espremido por Hubert.
Os dois perdiam tempo, o que permitiu a aproximação de Nobuharu Matsushita. O japonês foi preciso, fazendo duas ultrapassagens com alguma facilidade. Zhou tinha mais problemas: depois de ser bloqueado de todas as formas por Hubert na volta 3, o chinês finalmente deu um jeito na 4. O francês já estava fora das posições de pódio.
Para piorar, Hubert ainda seria superado por Ghiotto. A boa notícia é que existia maior distância do italiano em relação aos outros, o que permitia ao francês recuperar a compostura.
Sérgio Sette Câmara, enquanto isso, aparecia em oitavo. O brasileiro tentava ganhar terreno a qualquer custo, mas tinha o companheiro Nicholas Latifi adiante. Era a receita para o desastre na Dams: Sette Câmara errou o timing e atingiu a traseira de Nicholas no hairpin, causando uma rodada. Os carros dos companheiros estavam ilesos, mas o canadense perdeu muito tempo. O brasileiro, por sua vez, recebeu punição de 5s, que só seria paga com acréscimo no fim da corrida.
Sérgio Sette Câmara foi punido por incidente na corrida 1 em Spielberg (Foto: F2/Reprodução)
Enquanto isso, o ciclo de pit-stops começou. De Vries parou na volta 7, forçando os adversários diretos a fazer o mesmo. Na volta dos boxes, Matsushita estava 2s5 atrás. Ghiotto vinha atrás. O líder provisório passava a ser Sean Gelael.
O companheiro de Ghiotto, Zhou, viu a corrida sofrer um duro golpe. O carro do chinês começou a engasgar na reta principal. Parecia caso de abandono, mas Guanyu seguiu em frente. Quando o ciclo de pits terminasse, a briga passaria a ser pelo fim da zona de pontos.
Na altura da volta 18, a corrida já estava em outro ritmo. Os pilotos que ainda não haviam parado tentavam conservar pneus o máximo possível, ao mesmo tempo em que eram atacados pelo que tinham borracha nova. De Vries não tinha problemas para costurar e encontras espaço para passar, mas Matsushita sofria para passar até mesmo Ryan Tveter, que largou em 19º.
Depois de tantos altos e baixos, Sérgio Sette Câmara ao menos pontuou (Foto: FIA Fórmula 2)
Dentre os pilotos com pneus médios, a vida também era difícil. Gelael em particular: o indonésio não tinha ritmo algum contra Mazepin, que assumiu a liderança provisória. Sean, enquanto isso, começava a girar 3s mais lento do que os rivais.
Sem surpresas, Gelael parou. Mais cinco voltas e Mazepin fez o mesmo. A liderança estava agora com De Vries. Mas havia uma pulga atrás da orelha: os pneus começavam a se desgastar de forma mais intensa, o que significava a aproximação de Matsushita.
As última voltas trouxeram o inesperado: a vantagem de De Vries se desmanchou. Matsushita tinha muita vida nos pneus, o que permitiu um ataque tranquilo com cinco voltas para o fim. A vitória era, de forma inesperada, do piloto japonês.
F2 2019, Red Bull Ring, corrida 1:
1 |
N MATSUSHITA |
Carlin |
40 voltas |
|
2 |
L GHIOTTO |
UNI-Virtuosi |
+2.9 |
|
3 |
N DE VRIES |
ART |
+10.4 |
|
4 |
A HUBERT |
Arden |
+10.7 |
|
5 |
S SETTE CÂMARA |
DAMS |
+12.7 |
|
6 |
G ZHOU |
UNI-Virtuosi |
+15.5 |
|
7 |
L DELÉTRAZ |
Carlin |
+16.5 |
|
8 |
J KING |
MP |
+22.3 |
|
9 |
N LATIFI |
DAMS |
+23.1 |
|
10 |
J AITKEN |
Campos |
+32.9 |
|
11 |
C ILOTT |
Charouz |
+46.1 |
|
12 |
J CORREA |
Charouz |
+35.8 |
|
13 |
N MAZEPIN |
ART |
+35.9 |
|
14 |
G ALESI |
Trident |
+39.8 |
|
15 |
A MAINI |
Campos |
+49.4 |
|
16 |
R TVETER |
Trident |
+1:10.0 |
|
17 |
S GELAEL |
Prema |
+1:15.7 |
|
18 |
T CALDERÓN |
Arden |
+1:16.5 |
|
19 |
M SCHUMACHER |
Prema |
+1 volta |
NC |
20 |
P O'WARD |
MP |
+1 volta |
NC |
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