Piastri acerta estratégia e vence corrida 2 empolgante da Fórmula 2 no Bahrein

Oscar Piastri venceu logo na sua segunda corrida na Fórmula 2. O australiano acertou na estratégia de pneus e superou Guanyu Zhou para festejar o triunfo. Guilherme Samaia foi o 11º e terminou duas posições à frente de Gianluca Petecof. Felipe Drugovich foi 14º

A Fórmula 2 também lançou a vinheta para a sua temporada 2021 (Vídeo: Fórmula 2)

Logo em sua segunda corrida na Fórmula 2, Oscar Piastri conseguiu saborear o gosto da vitória. O australiano de 19 anos, campeão da Fórmula 3 na temporada passada, membro do programa de jovens pilotos da Alpine e apadrinhado por Mark Webber, foi autor de uma impressionante arrancada nas voltas finais da corrida ao acertar na estratégia. O piloto optou, como muitos do grid, em ir para os boxes e fazer a troca de pneus, usando compostos macios novos nas voltas finais após a entrada do safety-car — em razão do incidente que envolveu Felipe Drugovich, Christian Lundgaard e Liam Lawson. Na volta final, Piastri passou Guanyu Zhou, da equipe UNI-Virtuosi, e levou o carro #2 da Prema à vitória em Sakhir neste sábado (27).

O segundo colocado na pista foi Christian Lundgaard, mas o dinamarquês da ART Grand Prix sofreu uma punição de 10s e caiu para nono. Assim, Zhou confirmou o segundo lugar na prova, enquanto Jehan Daruvala, que foi P2 na prova da tarde no Bahrein, foi ao pódio novamente ao ser declarado terceiro colocado com o carro da Carlin.

OSCAR PIASTRI; FÓRMULA 2; PREMA;
Oscar Piastri venceu logo na sua segunda corrida pela Fórmula 2 (Foto: F2/Twitter)

Guilherme Samaia foi o 11º colocado com o carro da Charouz. Drugovich despontou até com chances de pódio, mas protagonizou o incidente com Liam Lawson, que causou o segundo safety-car da corrida, e foi punido em 10s. O piloto, depois do safety-car, se manteve com pneus médios usados, em razão de decisão da UNI-Virtuosi. Felipe perdeu posições no fim e foi o 14º. Gianluca Petecof, que chegou a ocupar a nona posição no começo da corrida, enfrentou problemas de desgaste de pneus e perdeu muitas posições. Depois, com pneus macios na fase final da prova, o paulista de 18 anos reagiu com o carro da Campos e cruzou a linha de chegada em 13º.

Com os resultados combinados das duas corridas de sábado, Piastri é o novo líder do campeonato e soma 21 pontos, contra 20 de Daruvala. Lundgaard tem 16, 1 a mais que Lawson. David Beckmann e Guanyu Zhou têm 12 cada, Robert Shwartzman tem 8 e Richard Verschoor soma 6, sendo o oitavo colocado. Os três pilotos brasileiros da Fórmula 2 ainda não somaram pontos.

A corrida 3 e agora a principal do fim de semana da Fórmula 2, com Guanyu Zhou na pole-position e Felipe Drugovich em terceiro lugar no grid, está marcada para 7h40 (de Brasília) deste domingo e vai ser transmitida ao vivo pelos canais Band, na TV aberta, e BandSports, na TV por assinatura, além do serviço de streaming F1 TV Pro.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Saiba como foi a corrida 2 da Fórmula 2 no Bahrein

O grid invertido com o resultado final da corrida 1 em relação aos dez primeiros definiu o top-10 da segunda prova do sábado em Sakhir. Jüri Vips partiu da primeira posição em uma largada bastante conturbada: Robert Shwartzman perdeu o ponto de frenagem no fim da reta, errou e acertou Dan Ticktum na curva 1. Os dois abandonaram a disputa.

A sequência da volta foi bastante acidentada, com os pilotos desviando dos detritos espalhados na pista. Os brasileiros se deram muito bem em meio ao caos: Felipe Drugovich pulou de P16 para sétimo, enquanto Gianluca Petecof saltou para décimo depois de ter largado em 17º lugar. Guilherme Samaia estava em 14º.

FÓRMULA 2; F2; LARGADA; BAHREIN;
O princípio da corrida 2 foi bastante conturbado no circuito de Sakhir (Foto: F2/Twitter)

A entrada do safety-car juntou o pelotão. O Aston Martin Vantage que puxava a fila da Fórmula 2 deixou a pista na abertura da quarta volta. Vips liderou o pelotão, seguido por Lirim Zendeli, mas o alemão foi logo ultrapassado por Guanyu Zhou, da UNI-Virtuosi, após grande manobra por fora. Drugovich, companheiro de equipe do chinês, fez ótima relargada e subiu para a quinta colocação.

Com grande ritmo de corrida, Zhou passou Vips e assumiu a liderança na quinta volta. Zendeli, por sua vez, perdeu qualquer chance de um bom resultado depois de ter sido acertado pelo carro de Christian Lundgaard e ter um dos pneus traseiros furado. O alemão precisou ir para os boxes para fazer um pit-stop não programado.

Líder, Zhou abriu 1s6 de frente para Vips, enquanto Liam Lawson estava em terceiro lugar, mas com apenas 0s5 de diferença para Drugovich, que buscava um lugar no pódio neste sábado. Lundgaard era o quinto, seguido por Oscar Piastri, enquanto Bent Viscaal e Marcus Armstrong fechavam a zona de pontuação. Petecof vinha em 11º, enquanto Samaia aparecia em P17.

Petecof, que enfrentou problemas no motor na corrida 1, começou a perder muito rendimento e caiu de forma considerável na corrida. O brasileiro lutava para não perder mais posições, mas havia caído de P11 para 16º lugar e era pressionado por Samaia. Logo, Gianluca acabou sendo passado também pelo compatriota.

A corrida ganhou nova dinâmica depois da segunda entrada do safety-car. Tudo em razão de um incidente com três dos pilotos melhores colocados na prova. Lundgaard, que havia recebido punição de 10s pelo acidente com Zendeli, passou Drugovich e Lawson. O neozelandês tentou se manter à frente do brasileiro, mas recebeu um toque, o que levou o piloto da Hitech rodar com o carro pintado com as cores da Red Bull.

ROBERT SHWARTZMAN; DAN TICKTUM; FÓRMULA 2; F2;
Shwartzman acertou o carro de Ticktum na primeira curva da volta 1 no Bahrein (Foto: F2/Twitter)

Quando o SC entrou, Zhou liderava, com Drugovich em segundo e Armstrong em terceiro. O brasileiro acabou sendo punido em 10s.

Na relargada, o brasileiro perdeu posições importantes e caiu para quinto, muito em razão do desgaste dos pneus. A UNI-Virtuosi manteve Drugovich e Zhou na pista durante o período de SC e preferiu não trocar pneus. Vips fez seu pit-stop e colocou pneus macios novos, assim como Oscar Piastri. Gianluca Petecof também estava com pneus macios novos e isso o impulsionou a fazer, naquele momento, a volta mais rápida da corrida.

Houve um breve período de safety-car virtual em razão do abandono de Alessio Deledda, mas a corrida voltou ao seu ritmo normal segundos depois, o que não diminuiu a pressão de Vips para cima de Zhou. Piastri, que vinha em terceiro, também despontava como grande candidato à vitória nesta noite.

Só que Vips levou enorme azar com uma pane no seu carro, perdeu performance e foi superado por Piastri, que se assumia como postulante ao topo do pódio depois dos problemas com o estoniano que, para piorar, ainda sofria a punição por ter cometido uma infração durante o período de VSC.

FELIPE DRUGOVICH; LIAM LAWSON; FÓRMULA 2
Felipe Drugovich foi punido em 10s pelo incidente com Lawson (Foto: F2/Twitter)

A volta final foi espetacular. Piastri conseguiu fazer a ultrapassagem sobre Zhou. O chinês também não conseguiu segurar a pressão de Lundgaard, que vinha atrás também com pneus macios novos e fez a ultrapassagem. Daí em diante, o australiano, campeão da Fórmula 2, conseguiu manter a dianteira até cruzar a linha de chegada e vencer, logo na sua segunda corrida, pela primeira vez na categoria. Em razão da punição imposta a Lundgaard, Zhou foi declarado o segundo colocado, enquanto Jehan Daruvala foi novamente ao pódio, em terceiro.

Com a punição, Felipe Drugovich terminou em 14º, uma posição atrás de Gianluca Petecof. O brasileiro melhor colocado foi Guilherme Samaia, em P11.

Fórmula 2 2021, Bahrein, Sakhir, corrida 2, final:

1O PIASTRIPrema46:19.61023 voltas
2G ZHOUUNI-Virtuosi+2.076
3J DARUVALACarlin+2.494
4R VERSCHOORMP +2.966
5T POURCHAIREART Grand Prix+3.759
6D BECKMANNCharouz+6.387
7M SATOTrident+6.387
8M NANNINIHWA +8.096
9C LUNDGAARDART Grand Prix+9.733
10M ARMSTRONGDAMS+10.774
11G SAMAIACharouz+12.180
12B VISCAALTrident+12.442
13G PETECOFCampos+16.744
14F DRUGOVICHUNI-Virtuosi+17.569
15R NISSANYDAMS+27.471
16J VIPSHitech+36.980
17R BOSCHUNGCampos+48.466
18A DELEDDAHWA + 4 voltas
19L LAWSONHitech+11 voltas
20L ZENDELIMP +13 voltas
21D TICKTUMCarlin+23 voltas
22R SHWARTZMANPrema+23 voltas
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.