Verschoor bate Antonelli por 0s017 e crava pole da F2 no Azerbaijão. Bortoleto fica em 6º
Richard Verschoor comandou a classificação para a rodada do Azerbaijão da F2. Gabriel Bortoleto terminou em sexto e ainda viu Isack Hadjar não passar do 15º posto
Por míseros 0s017, Richard Verschoor bateu Andrea Kimi Antonelli e conquistou a pole-position para a rodada do Azerbaijão da Fórmula 2. O neerlandês da Trident, na verdade, sobrou na classificação desta sexta-feira (13), porém viu o piloto da Prema surgir muito forte na volta final e teve de ser perfeito para não perder a liderança. Victor Martins ficou em terceiro.
Na disputa pelo título, Isack Hadjar já se vê em situação complicada, pois ficou apenas em 15º — posição que vale para as duas provas — e terá de fazer corridas de recuperação. Para piorar, Gabriel Bortoleto, que está a 10,5 na classificação do campeonato, ficou em sexto.
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Zane Maloney, também vivo na briga, terminou em quarto, à frente de Kush Maini, companheiro de equipe de Gabriel. Joshua Dürksen, Gabriele Minì, Jak Crawford e Christian Mansell completaram o top-10. Enzo Fittipaldi ficou em 16º.
ATUALIZAÇÃO: Após a prova, os comissários julgaram Hadjar responsável pela bandeira vermelha, atrapalhando outros pilotos e ferindo, com isso, o Regulamento Esportivo. O francês teve a volta deletada como punição e caiu para 20º.
A Fórmula 2 retorna neste sábado (14), às 7h15, para a corrida sprint da rodada do Azerbaijão, 12ª da temporada 2024.
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Confira como foi a classificação da F2 em Baku:
Logo após o TL1 da Fórmula 1, a F2 retornou à pista de Baku com o clima muito mais quente que o visto no treino livre, quando até gotas de chuva surgiram no terço final da sessão. Dessa vez, os pilotos encararam 30,5°C de temperatura ambiente, com 44,4°C de asfalto e apenas 26% de umidade relativa do ar.
Depois das voltas iniciais costumeiras para aquecimento de pneus, os primeiros tempos baixos começaram a surgir na casa de 1min57s, primeiro com Hadjar liderando, porém logo sendo superado pelo principal rival na luta pelo título, Bortoleto. Na sequência, Antonelli, com o excelente setor 2, pulou para a ponta, até que Martins e Verschoor pegaram segunda e primeira posições, respectivamente.
Até então, com os primeiros giros rápidos completados, Hadjar era apenas o 11º, enquanto Bortoleto aparecia em quarto. O francês, então, foi para mais uma tentativa e desbancou o tempo do brasileiro, porém ainda muito longe da volta mais rápida, 0s7. Só que Gabriel deu o troco e voltou a ficar à frente de Hadjar.
Verschoor, por sua vez, melhorou ainda mais a própria marca e chegou à casa de 1min55s com 1min55s655, enquanto Martins era apenas 0s079 mais lento. Para se ter uma ideia, Antonelli, em terceiro, vinha a mais de 0s4 de distância.
Primeiras voltas completas, Verschoor, Martins, Antonelli, Maini, Minì (substituindo Oliver Bearman na Prema), Maloney, Bortoleto, Luke Browning (na vaga de Zak O’Sullivan na ART), Hadjar e Fittipaldi fechavam o primeiro top-10 da classificação. Gabriel ainda tentou melhorar a marca pouco antes da troca de pneus, mas passou muito alto nos setores 1 e 2, abortando a volta e mantendo-se com 1min56s516 — 0s8 mais lento que Verschoor.
Com pouco mais de cinco minutos para o fim, o pelotão retornou para mais uma tentativa, e a expectativa era de tempos ainda melhores à medida que a pista ficava mais emborrachada. E quando a transmissão acompanhava a volta rápida de Martins, eis que a bandeira vermelha foi acionada, e por uma razão, no mínimo, curiosa: os dois carros da Campos perderam a freada na curva 1 no mesmo ponto, primeiro Hadjar, depois Josep María Martí.
A sessão ficou novamente sob bandeira verde com 4min14s para o fim. Rapidamente, todos foram à pista, com Fittipaldi puxando a fila e reclamando por ser o carro a dar vácuo aos demais, porém ouvindo de volta que haveria risco de não ter tempo para abrir volta se não fosse assim.
E, de fato, foi apertado, mas deu para os principais candidatos ao título terem uma tentativa final de volta rápida. O destaque, todavia, ficou com Antonelli, 0s3 mais rápido no setor 1, e ainda com Minì à frente para proporcionar o vácuo no veloz setor 3.
No trecho 2, Maloney deu o troco, mas Antonelli foi ainda melhor. O barbadiano, então, pegou a liderança, porém Kimi foi, de fato, mais rápido no fim. Mas faltava Verschoor, que bateu o futuro piloto da Mercedes por 0s017.
Fórmula 2 2024, rodada do Azerbaijão, Baku, classificação (atualizado):
1 | R VERSCHOOR | Trident | 1:54.857 | ||
2 | A K ANTONELLI | Prema | 1:54.874 | +0.017 | |
3 | V MARTINS | ART | 1:55.102 | +0.245 | |
4 | Z MALONEY | Rodin | 1:55.128 | +0.271 | |
5 | K MAINI | Invicta | 1:55.174 | +0.317 | |
6 | G BORTOLETO | Invicta | 1:55.330 | +0.473 | |
7 | J DÜRKSEN | AIX | 1:55.331 | +0.474 | |
8 | G MINÌ | Prema | 1:55.442 | +0.585 | |
9 | J CRAWFORD | DAMS | 1:55.634 | +0.777 | |
10 | C MANSELL | Trident | 1:55.645 | +0.788 | |
11 | L BROWNING | ART | 1:55.724 | +0.867 | |
12 | P ARON | Hitech | 1:55.938 | +1.081 | |
13 | D HAUGER | MP | 1:56.136 | +1.279 | |
14 | J M CORREA | DAMS | 1:56.253 | +1.396 | |
15 | E FITTIPALDI | Van Amersfoort | 1:56.686 | +1.829 | |
16 | R MIYATA | Rodin | 1:56.696 | +1.839 | |
17 | O GOETHE | MP | 1:56.708 | +1.851 | |
18 | A CORDEEL | Hitech | 1:56.711 | +1.854 | |
19 | R VILLAGÓMEZ | Van Amersfoort | 1:56.887 | +2.030 | |
20 | I HADJAR | Campos | 1:56.893 | +2.036 | P+5 |
21 | J M MARTÍ | Campos | 1:57.218 | +2.361 | |
22 | N KOOLEN | AIX | 2:01.644 | +6.787 |