Verschoor vence corrida 2 da F2 com big-one em Baku. Bortoleto é 4º e toma liderança

Richard Verschoor venceu a corrida 2 da rodada do Azerbaijão, que ainda teve um violento acidente na largada envolvendo cinco carros. Com o quarto lugar, Gabriel Bortoleto assumiu a liderança

A Fórmula 2 2024 tem um novo líder: Gabriel Bortoleto terminou a corrida 2 da rodada do Azerbaijão em quarto e ainda fez a volta mais rápida, atingindo pontuação suficiente para passar Isack Hadjar na classificação. Richard Verschoor venceu a corrida, com Victor Martins e Andrea Kimi Antonelli completando o top-3.

A corrida foi marcada pelo violento acidente envolvendo os carros de Kush Maini, Oliver Goethe, Josep María Martí, Rafael Villagómez e Niels Koolen. O indiano, em quinto no grid, não conseguiu largar e foi atropelado. Com o impacto, Martí chegou a capotar, mas, felizmente, nenhum se machucou.

Relacionadas


Por conta da forte batida, a corrida foi interrompida por mais de 30 minutos e passou a ser contada no tempo. Além disso, não valeram os pontos cheios, mas o quarto lugar de Gabriel Bortoleto deu a ele 10 pontos, além do tento da volta mais rápida — o suficiente para assumir a liderança do campeonato, já que Isack Hadjar não pontuou.

Vencedor da sprint, Joshua Dürksen terminou em quarto, com Paul Aron, Luke Browning, Jak Crawford, Dennis Hauger e Christian Mansell fechando o top-10. Enzo Fittipaldi foi o 11º.

A Fórmula 2 agora só retorna de 29 de novembro a 1º de dezembro em no Catar, primeira vez da categoria no circuito de Lusail. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Dürksen brilha na sprint do Azerbaijão e leva Paraguai à vitória na F2. Bortoleto é 5º

Pancada fortíssima na largada da F2 no Azerbaijão (Vídeo: Reprodução/Clutch)

Confira como foi a corrida 2 em Baku:

Com 26,5°C de temperatura ambiente, 41,6°C de asfalto e 46% de umidade relativa do ar, os pilotos partiram para a volta de apresentação com Verschoor puxando a fila, tendo Antonelli logo na sequência. Bortoleto alinhou em sexto, enquanto Hadjar era apenas o 20ºC após punição na classificação por causar bandeira vermelha.

Com pneus supermacios e macios à disposição — ao contrário dos médios do ano anterior, já que a Pirelli projetou um desgaste menor —, tanto os primeiros colocados quanto Hajdar partiram para o stint inicial com a estratégia convencional, ou seja, os compostos de faixa roxa.

Na frente, enquanto Verschoor controlava a liderança e Antonelli continha o ataque de Martins, fechando a volta 1 em segundo, um acidente violento imediatamente interrompeu a corrida. Maini, então em quinto, ficou parado no grid e foi acertado em cheio por Josep María Martí e Oliver Goethe. Com a força do impacto, o carro do espanhol da Campos capotou, enquanto o Invicta do indiano ficou completamente destruído.

Sobrou ainda para Niels Koolen e Rafael Villagómez. Felizmente, nenhum dos pilotos demonstraram alguma lesão aparente, com todos saindo sozinhos do carro. Os fiscais, então, entraram em ação para aprontar a pista o mais rápido possível para a relargada, mas o estrago foi tamanho, tanto que a paralisação durou mais de meia hora.

A direção de prova divulgou a ordem de largada com as seguintes posições: Verschoor, Antonelli, Martins, Maloney, Bortoleto, Dürksen, Minì, Mansell, Crawford, Aron, Browning, Hauger, Fittipaldi, Correa, Cordeel, Miyata e Hadjar. O novo procedimento foi agendado para as 12h13 locais (5h13 de Brasília, GMT-3), mas ao contrário do costumeiro, os comissários determinaram largada em movimento.

Kush Maini ficou com o carro completamente destruído no forte acidente (Foto: Reprodução/F1 TV)

Com o relógio já na tela na regressiva, os pilotos partiram para a corrida com cerca de 30 minutos para o fim. Após uma volta sob safety-car, o sinal verde foi dado, Verschoor relargou muito bem, enquanto Maloney e Martins disputaram a terceira posição, com o francês prevalecendo. Bortoleto, por sua vez, manteve o quinto posto e Hadjar aparecia em 16º. Fittipaldi era o 13º.

Na volta seguinte, com 25 minutos para o fim, Martins trouxe para a linha de dentro no retão de Baku e deixou Antonelli para trás, assumindo o segundo lugar. Em seguida, a bandeira amarela foi acionada nos setores 2 e 3 por conta de um pedaço de carro na pista, e a imagem recuperada mostrou o instante em que Browning perdeu o endplate da asa em disputa com Hauger.

21 minutos para o fim, Martins colou em Verschoor e efetuou mesmo movimento, agora valendo a liderança. Assim que consolidou a manobra, abriu mais de 1s de vantagem, tirando do neerlandês a chance de ter o DRS para logo dar o troco.

Com a troca obrigatória ainda valendo, Browning, Crawford e Dürksen inauguraram a janela. Trident e Prema, então, deram o comando para Verschoor e Antonelli, respectivamente. Martins também entrou na mesma volta, enquanto Maloney e Bortoleto seguira, pulando para primeiro e segundo. O pit-stop da ART, no entanto, foi desastroso, e Verschoor recuperou a liderança.

A dupla foi na sequência, e Bortoleto retornou atrás de Martins, em oitavo. Antonelli, em sexto, colocou de lado por fora e tentou ultrapassagem sobre Maloney, só que o barbadiano perdeu totalmente o ponto de frenagem e acertou o italiano. Os dois, contudo, seguiram na prova, mas o incidente foi anotado pelos comissários.

Hadjar enfim parou com menos de dez minutos para o fim, retornando em 14º. Enquanto isso, Bortoleto era 0s5 mais rápido que Antonelli em pista, prestes a entrar na briga pelo quarto posto. Só que o safety-car a três minutos do fim causado por Gabriele Minì deixou tudo do jeito que estava. Por conta da corrida encurtada, pouco mais de 15 voltas, não valeram pontos cheios. Verschoor somou 19, enquanto Martins e Antonelli ficaram com 14 e 12, respectivamente. E Bortoleto, com os 10 do quarto lugar mais a volta mais rápida, chegou a 11, assumindo a liderança.

Fórmula 2 2024, rodada do Azerbaijão, Baku, corrida 2:

1R VERSCHOORTrident1:10.08.415 
2V MARTINSART+0.333 
3A K ANTONELLIPrema+0.567 
4G BORTOLETOInvicta+0.819 
5J DÜRKSENAIX+1.002 
6P ARONHitech+1.212 
7L BROWNINGART+1.351 
8J CRAWFORDDAMS+1.468 
9D HAUGERMP+1.910 
10C MANSELLTrident+2.163 
11E FITTIPALDIVan Amersfoort+2.653 
12A CORDEELHitech+3.348 
13R MIYATARodin+3.391 
14I HADJARCampos+4.127 
15J M CORREADAMS+18.039 
16Z MALONEYRodin+42.182 
 G MINÌPremaNC 
 O GOETHEMPNC 
 R VILLAGÓMEZVan AmersfoortNC 
 J M MARTÍCamposNC 
 N KOOLENAIXNC 
 K MAINIInvictaNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.