Rossi assume ponta na primeira volta e vence segunda corrida em Spa. Vandoorne fecha em quarto

Alexander Rossi passou o companheiro de equipe Jordan King ainda na primeira volta e não saiu mais da liderança da prova. O norte-americano seguiu na frente até à 18ª e última volta para reduzir a vantagem para Stoffel Vandoorne, que perdei o pódio no giro final para Mitch Evans. André Negrão terminou em 14º

A Racing Engineering comemorou em dose dupla na corrida que fechou a etapa da Bélgica da GP2, neste domingo (23), no lendário circuito de Spa-Francorchamps. Alexander Rossi colocou a bandeira norte-americana no topo do pódio depois de ultrapassar o companheiro de equipe, Jordan King, ainda na primeira volta, e depois disso jamais foi superado para vencer a primeira na categoria em 2015. O britânico não chegou a oferecer ameaça, mas tampouco teve seu segundo lugar verdadeiramente em xeque. O pódio foi completado por Mitch Evans, que ganhou a posição do piloto da casa Stoffel Vandoorne na última volta.

A corrida deste domingo foi bastante tranquila para os padrões da GP2, ainda mais em comparação com a tumultuada e acidentada prova do último sábado. Daniel de Jöng, com suspeita de fratura numa vértebra, sequer largou. Assim, o grid foi formado por 24 pilotos em Spa-Francorchamps.

Alexander Rossi liderou a dobradinha da Racing Engineering no pódio em Spa (Foto: GP2)

A largada foi bastante tranquila, com nenhum incidente mais sério. King largou na pole-position e foi seguido por Nathanaël Berton e Rossi. Alexander passou o francês na La Source, e desde então o duo da Racing Engineering travou um duelo leal. Até que o britânico cometeu um erro na entrada da Les Combes, possibilitando a ultrapassagem do estadunidense, que aí seguiu tranquilo na frente.

Vandoorne foi novamente um dos bons destaques do fim de semana. Depois de ter vencido com tranquilidade a prova de sábado, o piloto da casa largou em oitavo em Spa-Francorchamps, mas logo na primeira volta já estava em quinto, galgando posições para tentar ao menos cavar um lugar no pódio.

O belga, pupilo do programa de jovens pilotos da McLaren, chegou inclusive a fazer a melhor volta da corrida e conseguiu avançar à terceira colocação depois de fazer ultrapassagens sobre Julián Leal e Nathanaël Berthon. Vandoorne despontou com grandes chances de seguir rumo ao pódio. Até que a direção de prova acionou o safety-car virtual em razão da rodada do francês Arthur Pic, segundo lugar no último sábado, na Stavelot. Depois da relargada, o carro de Stoffel passou a apresentar desgaste nos pneus duros, o que minou seu top-3.

Alexander Rossi triunfou neste domingo em Spa-Francorchamps (Foto: GP2)

Na última volta, o belga tentou segurar Evans, que vinha mais rápido e acionando a asa móvel, mas o britânico conseguiu fazer a ultrapassagem no fim da reta, na entrada da Les Combes, e seguiu para o terceiro lugar. O piloto da Russian Time fez um ótimo fim de corrida para cruzar a linha de chegada no top-3, ficando atrás apenas de King e do vencedor, Rossi.

Artem Markelov, depois de um surpreendente pódio no sábado, fechou o fim de semana com mais uma posição de destaque ao terminar em quinto lugar, sendo seguido pelo compatriota Sergey Sirotkin, piloto da Rapax. Berthon ainda conseguiu cruzar a linha de chegada em sétimo, enquanto Alex Lynn, protegido da Williams, fechou a zona de pontuação depois de ganhar, no braço, o oitavo lugar do espanhol Sergio Canamasas.

André Negrão, único brasileiro do grid da GP2, fez uma prova discreta neste domingo e terminou em 14º lugar, numa disputa muito apertada que envolveu Richie Stanaway e Nobuharu Matsushita.

Com o desfecho da etapa da Bélgica, Vandoorne agora soma 233 pontos na tabela do campeonato, contra 128 do vice-líder Rossi. Rio Haryanto, que foi bem discreto no fim de semana, agora tem o mesmo número de pontos do quarto colocado, Sirotkin, 109. Alex Lyyn segue em quinto, com 86. Pierre Gasly é o sexto, com 61, três a mais em relação a Raffaele Marciello, outro que esteve bem apagado em Spa-Francorchamps. Evans, Matsushita e King fecham o rol dos dez primeiros, enquanto Negrão, que permanece com três pontos, ocupa o 21º lugar no campeonato.

A próxima rodada dupla da temporada 2015 da GP2 será no mítico circuito de Monza, na Itália, entre os dias 5 e 6 de setembro. Restam quatro etapas para o fim do campeonato, que se encerra em Marina de Yas, em Abu Dhabi, no último fim de semana do mês de novembro.

GP2, Bélgica, Spa-Francorchamps, corrida 2, final:

1 ALEXANDER ROSSI EUA RACING ENGINEERING 38:26.855 18 voltas
2 JORDAN KING ING RACING ENGINEERING +1.507  
3 MITCH EVANS NZL RUSSIAN TIME +3.225  
4 STOFFEL VANDOORNE BEL ART +4.462  
5 ARTEM MARKELOV RUS RUSSIAN TIME +11.642  
6 SERGEY SIROTKIN RUS RAPAX +13.573  
7 NATHANAËL BERTHON FRA LAZARUS +13.770  
8 ALEX LYNN ING DAMS +14.383  
9 SERGIO CANAMASAS ESP LAZARUS +15.147  
10 RIO HARYANTO INA CAMPOS +18.340  
11 JULIÁN LEAL COL CARLIN +18.954  
12 RAFFAELE MARCIELLO ITA TRIDENT +20.281  
13 RICHIE STANAWAY JAP STATUS +25.418  
14 ANDRÉ NEGRÃO BRA ARDEN +25.548  
15 NOBUHARU MATSUSHITA JAP ART +25.864  
16 ROBERT VIȘOIU ROM RAPAX +24.269  
17 NICK YELLOLY ING HILMER +27.986  
18 GUSTAV MALJA SUE TRIDENT +29.040  
19 MARLON STÖKINGER SUI STATUS +34.546  
20 NORMAN NATO AUT ARDEN +36.590  
21 SAM GELAEL ROM CARLIN +41.816  
22 OLIVER ROWLAND ING MP +3 voltas NC
23 ARTHUR PIC FRA CAMPOS +6 voltas NC
24 PIERRE GASLY FRA DAMS +10 voltas NC
25 DANIËL DE JONG HOL MP   NL

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.