Pourchaire sobra e vence corrida 2 da F2 no Bahrein. Fittipaldi termina em nono

Théo Pourchaire confirmou o domínio na classificação e venceu a corrida principal da rodada do Bahrein, realizada neste domingo (5), com tranquilidade. Enzo Fittipaldi pontuou mais uma vez

Théo Pourchaire começou a temporada 2023 da Fórmula 2 da mesma forma que no ano passado: com vitória na corrida principal da rodada de abertura, no Bahrein. O atual vice-campeão largou na pole-position neste domingo (5) e sobrou na pista de Sakhir, cruzando a linha de chegada com mais de 15s de vantagem sobre o segundo colocado, Ralph Boschung, o vencedor da corrida sprint.

O pódio foi fechado pelo nome da prova: Zane Maloney. Apenas 18º no grid, o barbadiano teve um excelente rendimento após a parada obrigatória, com direito a ultrapassagens de todos os tipos e escalou o pelotão até o terceiro lugar.

Kush Maini foi o quarto com a Campos, seguido por Richard Verschoor e Arthur Leclerc. Isack Hadjar terminou em sétimo, à frente de Ayumu Iwasa e Enzo Fittipaldi, mais uma vez na zona de pontuação. Juan Manuel Correa fechou o top-10.

A Fórmula 2 volta às pistas daqui a duas semanas, com a rodada da Arábia Saudita. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Largada da F2 no Bahrein (Foto: Reprodução/F1 TV)

Saiba como foi a corrida 2 da rodada do Bahrein

Depois da corrida principal da Fórmula 3, que terminou com a vitória de Gabriel Bortoleto, os pilotos da F2 encontraram uma pista ultrapassando os 45°C de temperatura, com os termômetros marcando 32°C no ambiente e umidade relativa em 13%. Condições propícias para um alto desgaste de pneus, e por essa razão, a maioria dos pilotos, como o pole-position Pourchaire, optaram pelo composto duro para o stint inicial.

No grid, o primeiro problema: Amaury Cordeel, então 15º, não conseguiu dar a partida para a volta de apresentação e deixou um buraco logo à frente de Jack Doohan.

Luzes vermelhas apagadas, Pourchaire foi firme e manteve a primeira posição. Já Martins foi surpreendido por Maini, que veio por fora partindo de sexto, e Verschoor e caiu para quarto. Na pressa de não perder contato com os ponteiros após a largada ruim, o atual campeão da F3 acabou tocando em Roman Stanek, causando a intervenção do safety-car. No meio da confusão, ainda sobrou para Frederik Vesti. Os três abandonaram a disputa.

A grande beneficiada com o incidente foi a dupla da Carlin: Fittipaldi surgiu em sexto, ganhando sete posições, logo à frente do companheiro de equipe, Zane Maloney, que escalou 11. Oliver Bearman também se deu muito bem e pulou de 12º para quarto.

Relargada autorizada, e Boschung, com pneus macios, colocou por dentro na disputa contra Maini na primeira curva e pulou para o segundo posto. Hadjar, também calçado com a borracha mais macia, armou o bote para cima de Maloney e superou o barbadiano, conquistando a sétima posição. Em seguida, foi a vez de Fittipaldi sucumbir ao piloto da Hitech, mais veloz por conta dos pneus.

Na ponta, Boschung já aparecia a apenas 0s5 de Pourchaire. Maini, Bearman, Iwasa, Hadjar, Fittipaldi, Maloney, Roy Nissany e Leclerc completavam o top-10 passadas seis voltas.

Nissany, aliás, era mais um a apostar no ritmo mais veloz com os pneus macios para o stint inicial, abrindo caminho no grid e já deixando Maloney para trás. Enquanto isso, Dennis Hauger abandonava por algum problema com o carro da atual campeã MP.

Na abertura do sétimo giro, Boschung estudou a ultrapassagem para cima do piloto da ART, mas Pourchaire não permitiu uma aproximação suficiente para a conclusão da manobra. Apesar da diferença de pneus, a distância até aumentava alguns décimos entre eles.

Pouco mais atrás, o famoso trenzinho do DRS de Bearman, quarto colocado, até Doohan, 11º, com as distâncias entre os pilotos variando entre 0s4 e 0s7. Ou seja: ainda que o piloto tentasse uma ultrapassagem com a asa aberta, o da frente conseguia se defender graças ao mesmo artifício.

A janela de pits começou na volta 11, com Leclerc, Doohan e Jehan Daruvala trocando os pneus duros e colocando macios para as próximas 21 voltas. Bearman, Iwasa e Fittipaldi entraram na sequência, todos com a mesma estratégia.

No giro 13, Pourchaire resolveu entrar nos boxes e calçar os compostos faixa vermelha. Boschung, um dos poucos a optar pelo conjunto macio na primeira parte, continuou e assumiu a liderança, com Nissany e Jak Crawford em seguida. A distância do suíço para o segundo colocado era de 17s2.

O aviso de box para Boschung veio na volta seguinte. Pneus duros trocados, e o vencedor da sprint race voltou na quarta posição, à frente de Bearman. Na pista, já com o pit-stop realizado, Pourchaire reassumia a liderança com uma bela manobra sobre Verschoor.

Enquanto isso, Doohan e Daruvala eram punidos em 5s cada. O australiano sofreu a sanção por manobra perigosa no pit-lane, enquanto o indiano excedeu o limite de velocidade nos boxes.

Maloney apavorou após a parada para troca de pneus (Foto: Reprodução/F1 TV)

Posições reestabelecidas, Pourchaire vinha na liderança, com Boschung, Leclerc, Maini, Bearman, Iwasa, Doohan (punido), Fittipaldi, Daruvala (punido) e Maloney completando o grupo dos dez primeiros.

Leclerc, a menos de 1s de Boschung, começou a pressionar o suíço, mas um erro o transformou em presa fácil para o piloto que vinha logo atrás, Maini, tomando o terceiro lugar do monegasco. O irmão de Charles deu outra escapada forte e caiu para sexto.

Na volta 22, Fittipaldi pediu à equipe para conter o ímpeto de Maloney, mas o barbadiano deu de ombros e ainda respondeu na pista com uma belíssima ultrapassagem sobre o brasileiro para assumir o oitavo lugar. O atual vice-campeão da F3 ainda abriu mais de 1s assim que superou Enzo, impedindo-o de início de usar a asa móvel.

A partir daí, começou o show: a vítima seguinte foi Doohan. Maloney, impossível, colocou o carro por fora e ganhou a sétima posição. Depois, fez Leclerc ir ao limite, induzindo o monegasco ao erro e conquistando o sexto lugar. Iwasa e Bearman caíram no giro 27. O piloto da Prema ainda ofereceu alguma resistência, mas o barbadiano levou a melhor na disputa da freada da curva 10 por fora.

Com quatro voltas para o final, Maloney mantinha um ritmo impressionante com pneus macios e chegou em Maini no último giro. A ultrapassagem foi apenas um detalhe, para delírio da equipe Carlin.

F2 2023, Bahrein, corrida 2, resultado:

1T POURCHAIREART 32 voltas
2R BOSCHUNGCampos+19.666 
3Z MALONEYCarlin+31.587 
4K MAINICampos+38.789 
5R VERSCHOORVan Amersfoort+43.082 
6A LECLERCDAMS+44.342 
7I HADJARHitech+46.456 
8A IWASADAMS+50.815 
9E FITTIPALDICarlin+51.396 
10J CORREAVan Amersfoort+51.837 
11R NISSANYPHM+52.939 
12J CRAWFORDHitech+53.329 
13C NOVALAKTrident+53.953 
14O BEARMANPrema+59.739 
15A CORDEELVirtuosi+1:00.968 
16J DOOHANVirtuosi+1:05.294 
17J DARUVALAMP+1:06.463 
18B BENAVIDESPHM+1:33.235 
19D HAUGERMPNC 
20V MARTINSARTNC 
21F VESTIPremaNC 
22R STANEKTridentNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.