Ticktum domina corrida 2 da F2 em Monza e vence. Ilott é segundo

Dan Ticktum assumiu a liderança na largada e nunca mais foi alcançado. Callum Ilott, segundo colocado, assumiu a liderança da Fórmula 2. Os brasileiros sofreram e acabaram sem pontos

Dan Ticktum fez bom uso do grid invertido da Fórmula 2 neste domingo (6). Largando em segundo, o britânico passou Louis Delétraz ainda nos primeiros metros e se permitiu controlar as ações em Monza. A vitória, segunda em 2020, veio com facilidade.

O segundo lugar coube a Callum Ilott, que também ultrapassou Delétraz. O britânico não teve ritmo para lutar pela vitória, mas aproveitou os pontos para voltar a liderar o campeonato. Christian Lundgaard fechou o pódio em uma prova sem muitas emoções.

Mick Schumacher foi quarto, mas suando para se segurar. O alemão fritou o pneu dianteiro esquerdo ainda nas voltas iniciais e passou a maior parte do tempo lidando com vibrações intensas no carro. Delétraz, Robert Shwartzman, Jehan Daruvala e Jack Aitken fecharam a zona de pontos.

Dan Ticktum liderou desde o começo (Foto: Reprodução/Twitter)

Os brasileiros seguiram sem pontuar. O melhor posicionado era Felipe Drugovich, décimo, mas foi acertado por Roy Nissany, rodando e abandonando. Guilherme Samaia surgiu em 15°, enquanto Pedro Piquet foi 17° após danificar a asa dianteira.

Ilott deixa Monza com 146 pontos. O novo vice-líder é Schumacher, com 141. Robert Shwartzman segue próximo, com 138. Yuki Tsunoda, que abandonou com problemas mecânicos, estaciona em 123 e se complica.

Saiba como foi a corrida 2 da Fórmula 2 em Monza

A largada aconteceu com Delétraz na frente, mas com Ticktum assumindo a primeira posição em questão de instantes. O britânico largou melhor e contornou a primeira chicane sem ninguém adiante. O suíço aceitou o segundo lugar e focou em manter contato.

Em uma largada incrivelmente limpa, o resto da zona de pontos ganhou corpo. Ilott era terceiro, com Tsunoda em quarto. Schumacher, Lundgaard, Zhou e Shwartzman fechavam a zona de pontos. Mais atrás, Markelov ficou parado no grid e perdeu uma volta.

A segunda volta trouxe consequências importantes para a luta pelo título. Tsunoda ficou subitamente lento na saída da chicane Ascari, sendo forçado a abandonar. Enquanto isso, Ghiotto e Piquet danificaram suas asas dianteiras em dois toques separados. O lado positivo é que os danos eram pequenos e não forçavam pit-stop emergencial.

Yuki Tsunoda estava em quarto até abandonar (Foto: Reprodução/TV)

Na volta 6, as brigas esquentavam na zona de pontos. Zhou passou Lundgaard e subiu para quinto, mas já vendo Schumacher escapar. Shwartzman, por sua vez, precisava fritar pneus para segurar o sétimo posto contra um Daruvala veloz.

Sem Lundgaard atrapalhando, Zhou conseguiu colar em Schumacher. O alemão errou na primeira chicane, passou reto e caiu de quarto para sexto. Só que as coisas seriam ainda piores para o chinês: um problema mecânico na UNI-Virtuosi deixou o carro lento e longe da briga por qualquer resultado decente.

A volta 11 abria a segunda metade da corrida, que seguia dominada por Ticktum. O britânico tinha 2s3 de vantagem sobre Delétraz, que estava bem mais preocupado em defender o segundo lugar contra Ilott, imediatamente atrás. O inevitável aconteceu no 12° giro: Callum mergulhou na primeira chicane e tomou a posição de Louis.

Felipe Drugovich abandonou após ser rodado por Roy Nissany (Foto: Reprodução/TV)

A corrida começou a ficar calma, mas ameaçou ganhar uma reviravolta no 17° giro. Felipe Drugovich foi abalroado por Roy Nissany, rodando na primeira chicane. O carro estacionário forçou intervenção da direção de prova, mas apenas com safety-car virtual. Ticktum pôde respirar aliviado.

A briga pelas outras posições de pódio seguiu apertada até o fim, mas sem grandes mudanças. Ilott e Lundgaard fecharam o pódio, com Schumacher superando Delétraz.

F2 2020, Monza, corrida 2:

1D TICKTUMDAMS21 voltas
2C ILOTTUNI-Virtuosi+4.6
3C LUNDGAARDART+5.2
4M SCHUMACHERPrema+6.6
5L DELÉTRAZCharouz+7.0
6R SHWARTZMANPrema+7.3
7J DARUVALACarlin+10.9
8J AITKENCampos+16.9
9N MAZEPINHitech+18.7
10J VIPSDAMS+19.6
11R NISSANYTirdent+30.8
12N MATSUSHITAMP+31.0
13G ALESIHWA+32.3
14M SATOTrident+33.1
15G SAMAIACampos+41.7
16L GHIOTTOHitech+1:00.0
17A MARKELOVHWA+1 volta
18P PIQUETCharouz+1 volta
19M ARMSTRONGART+1 volta
20F DRUGOVICHMP+5 voltasNC
21Y TSUNODACarlin+6 voltasNC
22G ZHOUUNI-Virtuosi+8 voltasNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.