Tsunoda aproveita toque entre Schumacher e Shwartzman e vence em Silverstone

A corrida 2 da Fórmula 2 neste domingo em Silverstone caiu no colo de Yuki Tsunoda. O japonês da Carlin acompanhava de perto a disputa entre Robert Shwartzman e Mick Schumacher, da Prema. Os dois se tocaram nas voltas finais, e o pupilo da Red Bull tirou proveito do incidente para subir de terceiro para primeiro e vencer pela 1ª vez na categoria

Yuki Tsunoda foi o grande vencedor da corrida que encerrou a segunda rodada dupla da Fórmula 2 em Silverstone. Na manhã deste domingo (9), o japonês da Carlin e protegido do programa de jovens pilotos da Red Bull tirou proveito de um incidente entre Robert Shwartzman e Mick Schumacher, que disputavam a vitória, passou os dois competidores da Prema e partiu para triunfar pela primeira vez na categoria de acesso à Fórmula 2.

O incidente foi considerado de corrida pela direção de prova e não acarretou em punições. Mas Schumacher pediu desculpas a Shwartzman pelo toque. O russo, que chegou à Inglaterra como líder do campeonato, despencou na classificação. Na corrida desta manhã, foi apenas o 13º colocado.

Schumacher e Jack Aitken, da Campos, completaram o pódio em Silverstone. Louis Delétraz foi o quarto colocado com o carro da Charouz, enquanto Guanyu Zhou, da UNI-Virtuosi, fechou a lista dos cinco primeiros. Callum Ilott, vencedor da corrida do último sábado, foi o sexto, seguido por Dan Ticktum, da Dams, e Nikita Mazepin, da Hitech. Jehan Daruvala, companheiro de equipe de Tsunoda, foi o nono, e Luca Ghiotto completou a relação do top-10.

F2; FÓRMULA 2; F2 2020; YUKI TSUNODA;
Yuki Tsunoda venceu a corrida 2 da Fórmula 2 em Silverstone (Foto: Honda Racing)

Entre os brasileiros, Felipe Drugovich, da MP Motorsport, terminou em 12º. Pedro Piquet finalizou em 16º com o carro da Charouz, três posições à frente de Guilherme Samaia, da Campos.

Com os resultados deste segundo fim de semana seguido em Silverstone, Ilott lidera o campeonato com 106 pontos, contra 87 de Christian Lundgaard. O dinamarquês vinha em condições de somar tentos importantes, mas sofreu com um pneu furado e terminou a disputa deste domingo em último. Shwartzman, por sua vez, viveu dois finais de semana terríveis na Inglaterra e somou apenas 4 pontos em quatro corridas. O russo agora tem 85 tentos, contra 64 de Delétraz e 61 de Mazepin, o quinto na tabela.

A Fórmula 2 volta a acelerar no próximo fim de semana com a disputa da rodada dupla da Espanha, em Barcelona.

Saiba como foi a corrida 2 da Fórmula 2 em Silverstone

Em razão da regra do grid invertido para os oito primeiros colocados da corrida 1, Robert Shwartzman largou na pole nesta manhã em Silverstone. O russo, até então, havia levado o maior prejuízo por conta de três corridas muito ruins na Inglaterra. De líder do campeonato, o piloto da Prema e membro da Academia da Ferrari caiu para terceiro lugar. Shwartzman dividiu a primeira fila com Mick Schumacher, seu companheiro de equipe. Yuki Tsunoda, da Carlin, e Louis Delétraz, da Charouz, largaram logo atrás, com Nikita Mazepin, da Hitech, e Jack Aitken, da Campos, em quinto e sexto, respectivamente. Christian Lundgaard, da ART Grand Prix, partiu em sétimo, seguido pelo vencedor do sábado, Callum Ilott, da UNI-Virtuosi.

Felipe Drugovich, da MP Motorsport, partiu em décimo, enquanto Guilherme Samaia, da Campos, foi o 20º. Pedro Piquet, com o carro da Charouz, abriu a última fila para largar lado a lado com Sean Gelael, da Dams.

Shwartzman manteve a dianteira na largada e foi seguido muito de perto por Schumacher. Tsunoda seguiu em terceiro, à frente de Delétraz, enquanto Lundgaard pulou de sétimo para quinto. Ilott perdeu duas posições e caiu para décimo, assim como Drugovich, que passou em 12º no início da disputa. A luta do brasileiro no começo da prova era com Jehan Daruvala, piloto indiano da Carlin.

F2; FÓRMULA 2; PEDRO PIQUET; ROY NISSANY; SILVERSTONE;
Pedro Piquet roda após incidente com Roy Nissany (Foto: F2/Twitter)

Pedro Piquet, que tentava se recuperar e já havia feito algumas ultrapassagens, se envolveu em um incidente com Roy Nissany e caiu para 21º e último, uma vez que Gelael já havia abandonado. E Schumacher, que buscava se manter perto de Shwartzman, deu uma pequena escapada na curva Brooklands e perdeu tempo, mas continuou em segundo lugar.

Shwartzman tinha uma vantagem de 2s para Schumacher, enquanto Tsunoda seguia em quinto e Aitken vinha mais atrás. A grande disputa depois de nove voltas completadas era pela quinta posição e envolvia cinco pilotos: Delétraz, Lundgaard, Guanyu Zhou, Nikita Mazepin, Ilott e Dan Ticktum.

A partir da décima volta, Shwartzman começou a sofrer com os pneus traseiros e viu a aproximação cada vez maior de Schumacher e Tsunoda. Em quarto Aitken estava mais atrás e tinha 9s2 de desvantagem para o líder. Com a corrida partindo para sua metade final, parecia claro que a luta pela vitória se resumia aos três primeiros.

Lundgaard foi o primeiro a enfrentar problemas críticos com o pneu. O dinamarquês, que usava compostos duros, sofreu um furo no dianteiro esquerdo já na fase final da corrida e viu escapar qualquer chance de um bom resultado neste domingo. Shwartzman, por sua vez, lutava para segurar Schumacher, que tinha melhor ritmo e melhor performance dos seus pneus.

Na volta 19, Schumacher forçou para ultrapassar Shwartzman na curva Brooklands e os dois se tocaram. Tsunoda, que vinha logo atrás, assumiu a liderança da prova com dois giros para a bandeirada. A direção de prova julgou a situação como um incidente normal de corrida e não puniu nenhum dos pilotos da Prema.

Mick Schumacher e Robert Shwartzman se tocaram nas voltas finais em Silverstone (Foto: Reprodução/TV)

O japonês de 20 anos manteve a ponta e conseguiu abrir vantagem para Schumacher, enquanto Shwartzman despencou na corrida por conta dos pneus destruídos, caindo de terceiro para a 13ª colocação.

Ao fim de 21 voltas, Tsunoda, pupilo da Red Bull, cruzou a linha de chegada para vencer pela primeira vez na categoria de acesso à Fórmula 1.

Fórmula 2 2020, Silverstone 2, corrida 2, final:

1Y TSUNODACarlin21 voltas 
2M SCHUMACHERPrema+3.120 
3J AITKENCampos+17.993 
4L DELÉTRAZCharouz+20.258 
5G ZHOUUNI-Virtuosi+21.059 
6C ILOTTUNI-Virtuosi+22.154 
7D TICKTUMDAMS+22.913 
8N MAZEPINHitech+25.201 
9J DARUVALACarlin+28.672 
10L GHIOTTOHitech+29.066 
11A MARKELOVHWA+33.686 
12F DRUGOVICHMP +34.776 
13R SHWARTZMANPrema+36.362 
14M ARMSTRONGART+37.995 
15R NISSANYTirdent+40.151 
16P PIQUETCharouz+43.748 
17M SATOTrident+47.202 
18N MATSUSHITAMP+1:00.275 
19G SAMAIACampos+1:01.710 
20G ALESIHWA+1:31.548 
21C LUNDGAARDART+1 volta 
22S GELAELDAMS+21 voltasNC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.