Vandoorne se dá melhor em pit-stop, toma ponta na corrida 1 em Mônaco e vence pela terceira vez em 2015 na GP2

Piloto da McLaren, Stoffel Vandoorne seguiu com a atuação brilhante neste início de temporada na GP2 e venceu pela terceira vez nesta manhã de sexta-feira (22) em Mônaco, palco da terceira rodada do campeonato. Alexander Rossi e Sergio Canamasas completaram o pódio

Stoffel Vandoorne chegou à terceira vitória na temporada 2015 da GP2. O belga, que é terceiro piloto da McLaren, apresentou um desempenho forte durante as 40 voltas da prova mais longa da categoria em Mônaco, palco da terceira rodada do calendário, passou o então líder Alexander Rossi no melhor trabalho da ART no pit-stop e não deu mais chances a ninguém. O jovem de 23 anos ampliou ainda mais a liderança no campeonato.

Ao norte-americano Rossi coube mesmo a segunda colocação. O piloto da Racing Engineering comandou boa parte da corrida no Principado, mas não teve como recuperar a posição depois que Vandoorne se deu melhor na única parada para troca de pneus. 

A terceira colocação ficou com o espanhol Sergio Canamasas, que foi, na verdade, beneficiado com uma punição dada ao colombiano Julián Leal, que vinha em terceiro. O brasileiro André Negrão terminou a etapa apenas na 21º.

Vandoorne  conquistou a terceira vitória em 2015 (Foto: GP2)

Confira como foi a corrida da GP2 em Mônaco nesta sexta-feira

A corrida principal da GP2 em Mônaco começou tumultuada na manhã desta sexta-feira (22). Isso porque o japonês Nobuharu Matsushita e o neozelandês Richie Stanaway ficaram parados no grid no momento da largada. Com isso, um novo procedimento de partida precisou ser realizado para a bateria 1 em Monte Carlo.

Porém, a falha com os dois acabou afetando outros pilotos, que tiveram de ir aos pits e de lá largaram quando as ações foram retomadas.

A nova saída foi limpa e não viu incidentes, sendo que Matsushita, Pierre Gasly, Johnny Cecotto e Norman Nato, Stanaway e Artem Markelov foram os pilotos que tiveram de partir do pit-lane. Já o pole Alexander Rossi não conseguiu a melhor tração com os pneus macios no momento em que as luzes se apagaram e acabou perdendo a posição para o segundo colocado, Raffaele Marciello, que optara pelos supermacios.

Arthur Pic se posicionou em terceiro, seguido por Stoffel Vandoorne, Jordan King, Sergey Sirotkin, Julián Leal, Sergio Canamasas, Daniel de Jong e Richie Stanaway. André Negrão já surgia em 14º. Lá na frente, Marciello tentava abrir caminho na ponta, enquanto Rossi o seguia de perto. Pic vinha um pouco mais trás, sendo muito pressionado por Vandoorne.

E não demorou para a primeira parada. Com os supermacios já bem desgastados, o italiano da Trident foi aos pits no fim da volta 8. Rossi assumiu a liderança naquele momento. No giro seguinte, foi a vez de Pic ir buscar os pneus novos. Isso porque o francês também largara de supermacios.

Nesse meio tempo, Matsushita tentava superar De Jong na freada da chicane depois do túnel, mas acabou acertando o adversário. A batida o fez perder a asa dianteira. O japonês ainda seria punido mais tarde. Duas voltas depois, Marco Sorensen errou na Loews e acabou batendo na barreira de pneus, mas sem causar problemas para a corrida. Fim de prova para o dinamarquês, entretanto.

Em outro incidente, Markelov e Nick Yelloly se encontraram também na pista pouco depois, na mesma saída do túnel.

Enquanto isso, Rossi tentava escapar de Vandoorne. O belga pressionava, e a distância entre eles não passava de 0s7. Sirotkin, Leal e Canamasas completavam os seis primeiros.

Isso durou até a volta 20, quando os pilotos tiveram reduzir o desempenho em função de um safety-car virtual, que foi acionado devido a um acidente entre Mitch Evans e o mesmo Yelloly. O primeiro tentava uma ultrapassagem na freada da chicane na saída do túnel, mas acabou batendo no rival. Por conta dos detritos, os fiscais precisaram entrar na pista. Claro que o incidente foi parar na mesa dos comissários.

E foi aí que o líder Rossi decidiu ir aos boxes aproveitando a bandeira amarela. Vandoorne foi atrás e, com um melhor trabalho de pit da ART, voltou à frente do norte-americano, assumindo, assim, a ponta da corrida. Apesar da disputa apertada entre os dois no pit-lane, não houve contato e nem punição. Quem acabou sofrendo uma chamada dos comissários foi Julián Leal, que deixou os pits sem cuidado e chegou a acertar um carro que também saía dos boxes.

A volta das ações aconteceu no giro 22, e Vandoorne escapou na ponta, seguido por Rossi e Nathaniel Berton. Leal, Pic, Canamasas, Sirotkin, Stanaway, Marciello e Yelloly, que completavam os dez primeiros. Negrão vinha em 17º.

Quatro passagens mais tarde, um novo safety-car virtual foi acionado devido ainda a detritos na parte próxima à Piscina. A paralisação durou pouco, no entanto. No retorno, na volta 35, o líder tratou novamente de tentar escapar de Rossi. Um pouco mais atrás, Canamasas superava Pic para tomar a quarta colocação. Nesse tempo, Berton finalmente aos boxes. 

Daí para frente, a corrida viu poucas mudanças, com Vandoorne administrando confortavelmente a liderança em cima de Rossi. Foi a terceira vitória em 2015 do jovem piloto da McLaren em Mônaco.

Ao norte-americano coube a segunda colocação do pódio. Leal terminou em terceiro na pista, mas vai cair na classificação porque tomou um penalty de 10s pelo incidente nos pits – na verdade, o colombiano acabou em sexto. Canamasas ficou com a terceira posição.

Arthur Pic completou em quarto, à frente de Sergey Sirotkin, Leal, Richie Stanaway, Marciello, Jordan King e Yelloly. O brasileiro André Negrão foi o 21º. Com esses resultados, Marciello sai na pole na corrida mais curta, que acontece neste sábado, a partir das 11h10 (de Brasília).

GP2, Mônaco, Monte Carlo, Corrida 1, Final:

1 STOFFEL VANDOORNE BEL ART 58:12.368 40 voltas
2 ALEXANDER ROSSI EUA RACING ENGINEERING +6.292  
3 SERGIO CANAMASAS ESP MP +16.726  
4 ARTHUR PIC FRA CAMPOS +17.813  
5 SERGEY SIROTKIN RUS RAPAX +20.691  
6 JULIÁN LEAL COL CARLIN +25.164  
7 RICHIE STANAWAY JAP STATUS +25.470  
8 RAFFAELE MARCIELLO ITA TRIDENT +26.803  
9 JORDAN KING ING RACING ENGINEERING +31.339  
10 NICK YELLOLY ING HILMER +42.915  
11 RENÉ BINDER AUT TRIDENT +43.837  
12 DANIËL DE JONG HOL MP +45.528  
13 ALEX LYNN ING DAMS +46.824  
14 PIERRE GASLY FRA DAMS +47.666  
15 ROBERT VIȘOIU ROM RAPAX +49.290  
16 RIO HARYANTO INA CAMPOS +51.085  
17 NATHANAËL BERTHON FRA LAZARUS +52.135  
18 NORMAN NATO AUT ARDEN +1:02.735  
19 MARLON STÖKINGER SUI STATUS +1:07.600  
20 JOHNNY CECOTTO VEM HILMER +1:07.999  
21 ANDRÉ NEGRÃO BRA ARDEN +1 volta  
22 ZOËL AMBERG SUI LAZARUS +1 volta  
23 MITCH EVANS NZL RUSSIAN TIME +18 voltas NC
24 ARTEM MARKELOV RUS RUSSIAN TIME +12 voltas NC
25 MARCO SØRENSEN DIN CARLIN +10 voltas NC
26 NOBUHARA MATSUSHITA JAP ART +7 voltas NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.