Martins destrói concorrência e conquista pole da Fórmula 2 em Jedá. Fittipaldi é 14º

Victor Martins não deu chance aos adversários e garantiu a pole-position da corrida principal da rodada da Arábia Saudita da Fórmula 2. Enzo Fittipaldi larga em 14º

Se no Bahrein, Victor Martins tomou 0s7 de Théo Pourchaire na disputa pela pole-position, dessa vez o francês não deu espaço para a concorrência e garantiu a posição de honra no grid de largada para a corrida principal da rodada da Arábia Saudita da Fórmula 2. Na classificação desta sexta-feira (17), o francês da ART fez 1min41s326, exatos 0s7 de Oliver Bearman, segundo colocado.

Pourchaire ficou em terceiro, seguido por Jack Doohan e Jehan Daruvala. Ayumu Iwasa terminou em sexto, com Frederik Vesti na sétima posição. Kush Maini foi o oitavo, com Ralph Boschung em nono. Jack Crawford fechou o top-10, enquanto Enzo Fittipaldi vai largar em 14º.

Amanhã, o top-10 se inverte para a sprint race, o que significa que Crawford será o pole, com Boschung — o vencedor da corrida curta do Bahrein — ao seu lado na primeira fila.

A corrida sprint da rodada de Jedá está marcada para este sábado, às 12h10 (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 da Fórmula 2.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Arthur Leclerc causou a bandeira vermelha que encerrou a classificação (Foto: F2)

Saiba como foi a classificação em Jedá:

Antes da definição do grid de largada, os pilotos realizaram o treino livre, que terminou com o novato Bearman comandando o 1-2 da Prema. No entanto, Martins perdeu a chance de fechar a sessão na liderança por conta da bandeira vermelha causada por Amaury Cordeel. O campeão vigente da Fórmula 3 ficou com o terceiro posto.

Na pista, os termômetros marcavam 26,1°C, com o asfalto chegando a 38,5°C e umidade relativa em 59% cinco minutos antes da classificação. Com o relógio próximo da regressiva, os pilotos já se posicionaram na saída do pit-lane para aproveitar ao máximo os 30 minutos da sessão.

Pista liberada, e os pilotos optaram pelos supermacios para a busca da melhor volta. Roman Stanek foi o primeiro a registrar volta rápida, com 2min08s609. A dupla da Campos, no entanto, assumiu a liderança na sequência, com Maini em primeiro e Boschung em segundo lugar.

Até que Doohan virou 1min44s020 e pulou para a liderança, porém o tempo do australiano foi batido imediatamente, primeiro pelos pilotos da DAMS (Leclerc e Iwasa) e, depois, por Bearman, o líder do TL do dia. Martins, então, completou seu giro inicial em 1min42s766 e garantiu o topo da tabela de tempos.

Primeira volta completada, Martins liderava, com Maini, Bearman, Daruvala, Boschung, Richard Verschoor, Pourchaire, Iwasa, Dennis Hauger e Leclerc fechando o top-10. Fittipaldi ficou com o 12º tempo, logo à frente do companheiro de equipe, Zane Maloney, por uma diferença de menos de 0s1.

Na sequência, a transmissão mostrava o comparativo das voltas de Vesti, Isack Hadjar e Bearman, com o primeiro vindo mais rápido nos dois primeiros setores. Enquanto isso, Leclerc fazia 1min42s629 e assumia a pole-position provisória.

Imediatamente atrás, disputa caseira entre os pilotos da ART. Martins comandou o primeiro setor, enquanto Pourchaire ganhou no segundo. Mas Verschoor perdeu completamente traseira na curva 22 — que foi modificada e também deu trabalho para os pilotos da F1 no TL1 —, causando bandeira vermelha a 18 minutos do fim.

Carro retirado, luzes verdes mais uma vez acionadas, Martins veio para outra volta rápida, tentando fugir do tráfego com apenas 15 minutos para o final da sessão. No primeiro setor, o francês passou abaixo do tempo de Leclerc, mas abortou a tentativa e levou o carro da ART novamente para os boxes. Pourchaire, que estava logo atrás, fez a mesma coisa.

Com 12 minutos para o fim, praticamente todos voltaram à pista, e a classificação se transformou em uma minicorrida. Fittipaldi, que puxava a fila, ganhou a vantagem de ter pista limpa pela frente, enquanto os outros estudavam o melhor posicionamento para aproveitar o vácuo na volta rápida.

Bearman, terceiro colocado até então, cometeu um erro logo no início, mas ainda conseguiu passar 0s162 mais rápido que Leclerc no primeiro setor. Martins, em contrapartida, tirou nada menos do que 0s8 na primeira parte.

Bearman fechou em 1min42s070 e assumiu a ponta, enquanto Daruvala pulava para o segundo posto. Porém, Martins destruiu o tempo do representante da Prema e cravou 1min41s326, 0s7 mais rápido que Bearman.

A cinco minutos do fim, Martins, Bearman, Pourchaire, Daruvala e Vesti fechavam o top-5. Fittipaldi era o 14º, com Maloney apenas em 18º — curiosamente, a mesma posição de largada do Bahrein. Mais uma tentativa, porém, e os pilotos foram para o giro final.

Bearman puxou a fila, mas passou 0s2 acima da marca de Victor. A dupla da MP (Hauger e Daruvala) também foi mais lenta no trecho inicial da pista de Jedá. Foi quando a direção de prova acionou bandeira amarela. A paralisação veio em seguida causada por Leclerc, o que garantiu a pole-position de Martins, a primeira do ano.

F2 2023, GP da Arábia Saudita, Jedá, grid da largada principal (atualizado):

1V MARTINSART 1:41,326  
2O BEARMANPrema 1:42,004+0,678 
3T POURCHAIREART 1:42,071+0,745 
4J DOOHANVirtuosi 1:42,110+0,784 
5J DARUVALAMP 1:42,111+0,785 
6A IWASADAMS 1:42,120+0,794 
7F VESTIPrema 1:42,295+0,969 
8K MAINICampos 1:42,360+1,034 
9R BOSCHUNGCampos 1:42,497+1,171 
10J CRAWFORDHitech 1:42,553+1,227 
11C NOVALAKTrident 1:42,576+1,250 
12J.M. CORREAVan Amersfoort 1:42,617+1,291 
13A LECLERCDAMS 1:42,629+1,303 
14E FITTIPALDICarlin 1:42,686+1,360 
15D HAUGERMP 1:42,754+1,428 
16R STANEKTrident 1:42,795+1,469 
17Z MALONEYCarlin 1:42,819+1,493 
18R NISSANYPHM 1:42,854+1,528 
19I HADJARHitech 1:43,079+1,753 
20R VERSCHOORVan Amersfoort 1:43,385+2,059 
21A CORDEELVirtuosi 1:43,736+2,410 
22B BENAVIDESPHM 1:45,027+3,701 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.