O’Sullivan aproveita pole e vence sprint conturbada de 8 voltas da F2 na Bélgica
Não foi por falta de tentativa, mas a chuva só deixou a Fórmula 2 dar oito voltas válidas na sprint da Bélgica. Melhor para Zak O'Sullivan, que se valeu da pole e ficou em primeiro
A Fórmula 2 bem que tentou, porém o máximo que conseguiu foi completar oito das 18 voltas programadas para a corrida sprint da rodada da Bélgica, realizada neste sábado (27), em Spa-Francorchamps. A chuva forçou o acionamento da bandeira vermelha no instante em que o safety-car já estava na pista após quebra de Josep María Martí. Melhor para Zak O’Sullivan, que se valeu da pole e venceu.
Dennis Hauger e Richard Verschoor completaram o top-3. De bom mesmo, apenas a belíssima ultrapassagem de Andrea Kimi Antonelli sobre Franco Colapinto no terceiro giro, na subida da Eau Rouge, que valeu a sexta posição.
Relacionadas
Zane Maloney também efetuou bela ultrapassagem justamente sobre Colapinto ainda na volta 1 e ficou em quarto, com Jak Crawford logo atrás. Oliver Bearman salvou um sétimo lugar, enquanto o argentino da MP ficou em oitavo, à frente de Isack Hadjar. Gabriel Bortoleto e Enzo Fittipaldi ficaram em décimo e 14º, respectivamente.
A Fórmula 2 retorna neste domingo (28), com a largada da corrida 2 da rodada da Bélgica às 5h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Aron bate Bortoleto e conquista pole-position da rodada da Bélgica da F2. Hadjar é 3º
Confira como foi a corrida sprint da F2 em Spa-Francorchamps:
Após tentativa frustrada de realizar a sprint em meio ao temporal que desabou sobre o circuito belga durante o TL3 da Fórmula 1, a F2 partiu para a formação do grid de largada após da classificação da categoria principal com 16,8°C de temperatura ambiente, 20,9°C de asfalto e umidade relativa do ar em 94%. Só que a chuva insistia em deixar as condições incertas, tanto que, mais uma vez, a direção de prova optou por retardar a largada em 15 minutos.
Apesar da ausência de chuva no instante antes do novo horário oficial de largada, a meteorologia indicava possibilidade de precipitação durante a corrida em 100%. Havia ainda a preocupação com a luz natural, uma vez que o início tardio já deixava a prova sob o risco de terminar no tempo.
Às 13h25 (de Brasília, GMT-3), o grid finalmente foi liberado para a volta de apresentação justamente no instante em que a chuva voltou a cair, ainda que leve, e a expectativa era de que o cenário se estendesse por toda a corrida. Mesmo assim, todos alinharam nas respectivas posições para a tradicional largada parada.
Luzes apagadas, O’Sullivan, na pole-position, sustentou a liderança, seguido por Hauger e Verschoor, enquanto Maloney ganhava posição de Colapinto no final da Kemmel, por fora. Já Bortoleto perdia um posto e fechava o giro 1 em décimo. Fittipaldi, por sua vez, caía para 13º, enquanto Aron tentava abrir caminho, saltando para 17º.
Enquanto isso, na frente, O’Sullivan tentava aproveitar a ausência de spray na cara e já colocava 2s sobre Hauger. Pouco mais atrás, Antonelli buscava espaço para cima de Colapinto na briga pelo sexto lugar, porém o argentino resistia à pressão. Só que na volta 3, Kimi não tomou conhecimento e, com arrojo de sobra, colocou-se por dentro lado a lado para disputar a subida da Eau Rouge com o argentino, prevalecendo na Raidillon e ganhando o posto em bela manobra.
Mas a adrenalina logo baixou após Josep María Martí ter problemas e ficar parado no meio da pista, provocando a entrada do safety-car. O que aumentou, em contrapartida, foi a chuva, deixando o asfalto cada vez mais molhado, além da baixa iluminação.
Não demorou, portanto, para a bandeira vermelha ser acionada, pois não havia mais o que fazer. Foram três voltas de corridas e outras cinco com o carro de segurança à frente, um anticlímax depois de todo o esforço feito para a realização da prova.
Pelo regulamento, como a distância percorrida de prova foi abaixo de 50% do tempo total, mas acima de 25%, apenas os cinco primeiros pontuam, com o vencedor O’Sullivan levando 5, Hauger, 4, Verschoor, 3, Maloney, 2 e Crawford, 1.
Fórmula 2 2024, rodada da Bélgica, Spa-Francorchamps, corrida sprint:
1 | Z O’SULLIVAN | ART | 8 voltas | |
2 | D HAUGER | MP | +2.630 | |
3 | R VERSCHOOR | Trident | +5.490 | |
4 | Z MALONEY | Rodin | +7.912 | |
5 | J CRAWFORD | DAMS | +9.495 | |
6 | A K ANTONELLI | Prema | +11.255 | |
7 | O BEARMAN | Prema | +13.607 | |
8 | F COLAPINTO | MP | +15.538 | |
9 | I HADJAR | Campos | +18.034 | |
10 | G BORTOLETO | Invicta | +20.196 | |
11 | A CORDEEL | Hitech | +22.087 | |
12 | V MARTINS | ART | +23.942 | |
13 | K MAINI | Invicta | +28.575 | |
14 | E FITTIPALDI | Van Amersfoort | +31.560 | |
15 | R MIYATA | Rodin | +34.155 | |
16 | T BARNARD | AIX | +38.673 | |
17 | J M CORREA | DAMS | +43.125 | |
18 | P ARON | Hitech | +49.130 | |
19 | J DÜRKSEN | AIX | +55.056 | |
20 | R STANEK | Trident | +1:00.590 | |
21 | R VILLAGÓMEZ | Van Amersfoort | +1:05.035 | |
J M MARTÍ | Campos | NC |

