Smolyar aproveita tráfego de rivais e garante pole da F3 na Hungria. Collet é 9º

Em classificação marcada por bandeira vermelha, diversos pilotos não conseguiram marcar suas últimas voltas e Alexander Smolyar aproveitou para garantir a pole para a MP na Hungria

FÓRMULA 1 2022: HÁ CHANCE REAL DA MERCEDES TERMINAR À FRENTE DA FERRARI?

A Fórmula 3 realiza sua sexta etapa da temporada neste final de semana, na Hungria, e Alexander Smolyar aproveitou a saída do pit-lane na hora certa para cravar o melhor tempo na sessão de classificação e garantir a pole no Hungaroring. Uma bandeira vermelha causada por Zak O’Sullivan transformou o final do treino em uma verdadeira disputa para realizar uma última volta, e o russo levou a melhor.

Após a parada de O’Sullivan e o reinício do treino — com dois minutos para o fim — os pilotos correram para marcar suas últimas voltas rápidas. Vários não conseguiram, casos da Prema — com os três carros — e de Victor Martins, atual líder do campeonato. No entanto, Smolyar teve sucesso em iniciar mais uma volta e cravou 1min32s740 para garantir a posição de honra.

Reece Ushijima, da Van Amersfoort, chegou a ocupar a segunda colocação do grid, mas viu seu tempo de volta ser deletado e vai largar apenas em 19º. Com isso, Zane Maloney herdou o segundo lugar e Oliver Bearman sai em terceiro, mesmo com os problemas da Prema no tráfego — sofridos também por Arthur Leclerc, o quarto.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Collet marcou o nono melhor tempo e larga em quarto na corrida sprint (Foto: Dutch Photo Agency)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O único brasileiro do grid, Caio Collet, chegou a ocupar o topo da tabela de tempos, mas acabou sendo superado pelos outros pilotos ao longo da classificação e terminou com o nono lugar no grid: 1min33s054. Como os 12 primeiros terão suas posições invertidas para a largada da corrida 1, o piloto da Academia Alpine larga na quarta colocação neste sábado (30).

Com dez minutos restantes para o final da sessão, no entanto, veio a bandeira vermelha e o treino foi paralisado. Neste momento, Bearman, Leclerc e Ushijima estavam na pista, e os dois últimos tiveram suas voltas deletadas — o monegasco tinha o melhor segundo setor, enquanto o nipônico havia cravado o melhor primeiro trecho.

No fim, uma verdadeira correria se formou para os pilotos marcarem suas últimas voltas, mas ao contrário de Smolyar com a MP, nem todos conseguiram. Jak Crawford, por exemplo, demorou demais para cruzar a linha de chegada e não perdeu apenas sua oportunidade de marcar mais uma volta — terminou com o sétimo melhor tempo —, mas também atrapalhou seus companheiros de Prema, que não conseguiram melhorar suas posições.

Assim, a ordem da classificação ficou da seguinte forma: Smolyar, Maloney, Bearman, Leclerc, Grégoire Saucy, Kush Maini, Crawford, Martins, Collet, Isack Hadjar, Franco Colapinto e Oliver Goethe fechando o top-12. Na primeira corrida do final de semana, essa ordem será invertida na largada.

A primeira corrida da F3 na Hungria acontece às 6h de sábado, enquanto a segunda prova está marcada para as 5h de domingo (ambas no horário de Brasília).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.