Leclerc segura Sargeant e vence corrida 1 da Fórmula 3 na Holanda. Collet é quinto

Arthur Leclerc triunfou na primeira corrida do fim de semana em Zandvoort. O monegasco segurou a pressão de Logan Sargeant para vencer na Holanda. Caio Collet foi o quinto

Vettel precisou ser bombeiro durante o TL1 e se irritou com os problemas (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

Arthur Leclerc foi o vencedor da primeira corrida do fim de semana de Fórmula 3 na Holanda. Na abertura da penúltima rodada tripla da temporada 2021, o monegasco assumiu a liderança logo na largada depois de superar o dono da primeira posição no grid, Amaury Cordeel. Desde então, o piloto da Prema teve como missão segurar a pressão de Logan Sargeant, norte-americano da equipe Charouz. Foi a segunda vitória do irmão de Charles Leclerc na Fórmula 3.

Piloto da Hitech e membro do Red Bull Junior Team, Ayumu Iwasa foi o terceiro colocado e completou o pódio, sendo seguido pelo seu companheiro de equipe, Jak Crawford. Caio Collet teve uma boa jornada, foi combativo e terminou em quinto, à frente de Jack Doohan, um dos candidatos ao título.

ARTHUR LECLERC; LOGAN SARGEANT; FÓRMULA 3; CORRIDA 1; HOLANDA;
Arthur Leclerc segurou Logan Sargeant em batalha pela vitória na Holanda (Foto: Fórmula 3)

Outro piloto que andou muito bem nesta manhã foi o líder do campeonato, Dennis Hauger, que largou em P12, fez grandes ultrapassagens e cruzou a linha de chegada em sétimo depois de superar Victor Martins. Frederik Vesti foi o nono, enquanto Olli Caldwell fechou o top-10. Ido Cohen, que concluiu a disputa em P12, vai abrir o grid na corrida 2 da Fórmula 3.

O campeonato segue com Hauger na liderança, agora com 166 pontos, contra 138 de Doohan e 103 de Vesti. Restam cinco corridas para o desfecho da temporada 2021.

A Fórmula 3 acelera ainda neste sábado, a partir de 12h55 (de Brasília, GMT-3), com a corrida 2 do fim de semana em Zandvoort. Sempre com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports e pelo serviço de streaming F1 TV Pro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Saiba como foi a corrida 1 da Fórmula 3 na Holanda

Dono da primeira posição no grid em razão da regra do grid invertido, o belga Amaury Cordeel, da Campos, começou mal a corrida deste sábado em Zandvoort. Primeiro, porque não tracionou bem na largada e perdeu a ponta para Arthur Leclerc, da Prema. Depois, foi acertado por Alex Smolyar e rodou, caindo para o fim do pelotão. O russo foi punido com um stop-and-go de 10s.

AMAURY CORDEEL; CAMPOS; FÓRMULA 3; HOLANDA; CORRIDA 1;
Amaury Cordeel foi tocado logo na primeira volta da corrida 1 na Holanda (Foto: Fórmula 3)

Desde então, a batalha pela liderança ficou entre Leclerc e Logan Sargeant, dono de grande temporada com o carro #29 da equipe Charouz. O monegasco lutou muito na pista para segurar o ímpeto do piloto norte-americano, que faz sua terceira temporada na Fórmula 3. Logo atrás estavam Ayumu Iwasa, Jak Crawford e Caio Collet, em quinto na prova.

O que se viu daí em diante foi algo até esperado em razão das características dos carros e do estreito circuito de Zandvoort. Os pilotos formavam um trenzinho e até tentavam lutar por posição uns contra os outros, mas as ultrapassagens foram raras. Mesmo Sargeant, que mostrava ter ritmo de corrida melhor que Leclerc, não conseguia se aproximar de forma suficiente para tentar passar o carro da Prema do monegasco.

Uma das poucas manobras de ultrapassagem aconteceu quando Olli Caldwell, também da Prema, forçou muito e travou os pneus para colocar de lado na curva e ganhar a 11ª posição de Lorenzo Colombo, da Campos.

Lá na frente, uma das esperanças dos pilotos que tentavam algo além era o desgaste dos pneus dos adversários. Dennis Hauger, que largou em P12 em razão da regra do grid invertido, lutava para somar bons pontos. Em oitavo, o norueguês registrava a volta mais rápida da corrida ao mesmo tempo em que pressionava Victor Martins. O líder do campeonato forçou na hora de fazer a ultrapassagem, arriscou e foi para a brita. Hauger acabou perdendo a posição também para Clément Novalak, mas se recuperou pouco depois. Em contrapartida, Jack Doohan, grande adversário do piloto da Prema na luta pelo título, ocupava a sexta colocação.

JONATHAN HOOGARD; HUNTER YEANY; FÓRMULA 3;
Jonathan Hoogard e Hunter Yeany se chocaram na corrida 1 da Fórmula 3 na Holanda (Foto: Reprodução)

Logo depois, a corrida entrou em regime de safety-car. Na volta 17, Jonathan Hoggard e Hunter Yeany se tocaram e bateram, dando assim adeus à prova. O SC, pilotado por Bernd Mayländer, interveio até que a pista fosse limpa e estivesse pronta para a retomada da corrida. Leclerc, que estava logo atrás do carro de serviço, reclamava de lentidão do veículo, algo que prejudicava, na sua visão, o aquecimento dos pneus.

A relargada aconteceu na volta 21, com três giros para o fim da corrida. Os pilotos arriscaram tudo para tentar ganhar posição. Leclerc manteve a ponta apesar dos ataques de Sargeant, enquanto Collet tentou atacar Crawford, mas seguiu em quinto. Pouco mais atrás, Hauger fez grande manobra e superou Victor Martins e arrancou, na raça, o sétimo lugar.

Ao fim de 24 voltas, Leclerc confirmou uma grande jornada nesta manhã e garantiu sua segunda vitória na temporada 2021 da Fórmula 3. Collet, por sua vez, completou a disputa em quinto lugar.

GP DA HOLANDA DE F1: TUDO SOBRE OS TREINOS LIVRES EM ZANDVOORT | Briefing

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.