Collet vence corrida sprint acidentada da F3 na Bélgica. Bortoleto e Martí abandonam
Caio Collet controlou a corrida sprint da F3 e venceu na Bélgica com tranquilidade. Gabriel Bortoleto e Josep María Martí se envolveram em incidentes e abandonaram a prova
Caio Collet mostrou mais uma vez que é um dos melhores pilotos do grid da Fórmula 3 em condições de pista úmida/molhada e venceu a corrida sprint da Bélgica, realizada neste sábado (29). O brasileiro assumiu a ponta ainda no início, após bela ultrapassagem sobre Taylor Barnard por fora na Blanchimont.
Paul Aron completou o pódio, com Zak O’Sullivan logo atrás, em quarto. O britânico da Prema, aliás, foi quem levou a melhor entre os postulantes ao título. Tanto Gabriel Bortoleto quanto Josep María Martí abandonaram a corrida, porém por razões diferentes. Enquanto o brasileiro foi tocado por Dino Beganovic quando já aparecia em nono, o piloto da Campos fez uma bobagem completa após rodar na pista e tentar retornar rápido à disputa, atropelando Ido Cohen.
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Jonny Edgar ficou em quinto, seguido por Franco Colapinto e Hugh Barter. Nikola Tsolov, Beganovic e Luke Browning completaram o top-10.
Como a corrida terminou sob safety-car e sem que houvesse um mínimo de duas voltas completadas sob bandeira verde, os pontos inicialmente não foram validados. No entanto, horas depois, FIA e F3 resolveram distribuir os tentos, ou seja, a vantagem de Bortoleto para O’Sullivan caiu para 36.
A Fórmula 3 retorna à pista neste domingo, às 3h30, para a disputa da corrida principal da rodada da Bélgica. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.
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Confira como foi a corrida sprint da F3 na Bélgica:
A chuva que castigou bastante a classificação voltou a ser ameaça forte também para a primeira corrida do final de semana belga da F3. Mesmo largando com pista praticamente seca, a chance de chover ao longo das 12 voltas era de 60%, com a umidade relativa do ar batendo em 91%. Os termômetros marcavam 16,2°C, com a pista chegando a apenas 19,3°C.
No grid, graças à inversão, Barter alinhou na pole-position, tendo ao seu lado Aron — coincidentemente, pilotos da Campos e Prema, respectivamente, e companheiros de equipe dos principais rivais de Bortoleto na disputa pelo título. Collet e Barnard vinham logo atrás, formando a segunda fila.
Entre os protagonistas da reta final da temporada, O’Sullivan era o sétimo, com Martí na 12ª posição e Bortoleto largando apenas em 15º após uma classificação complicada e tendo de fazer uma prova de recuperação para ainda manter as chances de título já na Bélgica altas.
Largada autorizada, Barter manteve a ponta, porém foi ultrapassado por Barnard logo após a combinação Eau Rouge + Raidillon. Collet veio no embalo e pulou para segundo, jogando Barter para terceiro. Quem partiu mal foi Aron, que chegou a cair para o quarto lugar, porém conseguiu recuperar um posto.
Atrás, Bortoleto escapava ileso na primeira curva e surgia em 12º, exatamente atrás de Pepe Martí, já perto da zona de pontuação. O safety-car, então, deu o ar da graça na abertura do segundo giro, após toque entre Sebastián Montoya e Rafael Villagómez. Pouco antes, no entanto, Collet assumiu a ponta numa bela ultrapassagem sobre Barnard por fora na Blamchimont.
O carro de segurança deixou a pista quando os carros tomaram a reta principal na volta 4. Collet comandou bem o pelotão, evitando ataque de Barnard, mesmo com uma leve deslizada na chicane que traz para a reta. Pouco mais atrás, O’Sullivan abriu caminho primeiro sobre Beganovic e, depois, sobre Barter, chegando ao quinto lugar.
Veio, então, a confusão: ao tentar a ultrapassagem sobre Gabriele Minì, Martí acabou acertado pelo italiano. O espanhol da Campos rodou na pista e, na ânsia em retornar à corrida, acertou Cohen em cheio. Ciente da besteira que tinha acabado de fazer, Pepe entrou em desespero ainda no carro, pedindo desculpas à equipe e, depois, a Cohen ainda na pista.
O acidente trouxe novamente o safety-car e colocou Martí sob investigação. No meio do enrosco, Oliver Goethe também abandonou. Bortoleto, com isso, entrou na zona de pontuação, em décimo, enquanto O’Sullivan mantinha a quinta, mas a direção de prova recuperou imagens da ultrapassagem do piloto da Prema sobre Barter indicando uma possível vantagem na Radillion.
Na relargada na volta 8, Edgar errou a freada na La Source e perdeu o quarto lugar para O’Sullivan. No giro seguinte, Bortoleto efetuou ultrapassagem sobre Beganovic, porém levou um toque por trás do sueco e ficou com o carro avariado. A partir daí, nada pôde fazer: abandonou a prova, deixando de pontuar após 13 corridas seguidas na zona de pontuação.
Com apenas mais quatro voltas pela frente, a corrida terminou sob bandeira amarela, com o safety-car na pista. Melhor para O’Sullivan, que sobreviveu ao caos, porém ainda sob a mira da direção de prova.
Fórmula 3 2023, rodada da Bélgica, Spa-Francorchamps, corrida sprint:
1 | C COLLET | Van Amersfoort | 12 voltas | ||
2 | T BARNARD | Jenzer | +0.559 | ||
3 | P ARON | Prema | +0.998 | ||
4 | Z O’SULLIVAN | Prema | +1.316 | ||
5 | J EDGAR | MP | +1.536 | ||
6 | F COLAPINTO | MP | +1.689 | ||
7 | H BARTER | Campos | +2.206 | ||
8 | N TSOLOV | ART | +2.512 | ||
9 | D BEGANOVIC | Prema | +3.242 | ||
10 | L BROWNING | Hitech | +3.382 | ||
11 | L FORNAROLI | Trident | +3.538 | ||
12 | G SAUCY | ART | +4.446 | ||
13 | N BEDRIN | Jenzer | +4.728 | ||
14 | S FLÖRSCH | PHM | +5.352 | ||
15 | K FREDERICK | ART | +5.642 | ||
16 | F SIMONAZZI | Carlin | +6.206 | ||
17 | M BOYA | MP | +6.528 | ||
18 | R FARIA | PHM | +7.623 | ||
19 | A GARCÍA | Jenzer | +10.371 | ||
20 | T SMITH | Van Amersfoort | +10.833 | ||
21 | C MANSELL | Campos | +11.889 | ||
22 | O GRAY | Carlin | +12.672 | ||
23 | W SHIN | PHM | +13.135 | ||
24 | R VILLAGÓMEZ | Van Amersfoort | +18.848 | ||
G BORTOLETO | Trident | NC | |||
G MINÌ | Hitech | NC | |||
J. M. MARTÍ | Campos | NC | |||
O GOETHE | Trident | NC | |||
I COHEN | Carlin | NC | |||
S MONTOYA | Hitech | NC |