Novalak supera Doohan na Rússia e garante última pole da Fórmula 3 em 2021

Clément Novalak superou o companheiro de Trident Jack Doohan e garantiu a última pole do ano da Fórmula 3. Caio Collet obteve o sexto posto no grid da corrida principal

O QUE ESPERAR DOS BRASILEIROS DA FÓRMULA 2 E F3 NA RÚSSIA | GIRO BR #27

Clément Novalak superou o companheiro de equipe Trident e candidato ao título, Jack Doohan, por apenas 0s029, e garantiu a última pole-position em jogo na temporada 2021 da Fórmula 3. Nesta sexta-feira (24), em Sóchi, o francês virou 1min54s648 na sua volta mais rápida e conquistou a posição de honra. Jonathan Hogaard, da Jenzer, conquistou a terceira posição do alinhamento inicial para a corrida principal do fim de semana, no domingo, lado a lado com Frederik Vesti, da ART Grand Prix. Caio Collet, por sua vez, obteve o sexto lugar no grid, enquanto Dennis Hauger, grande favorito ao título, ficou em sétimo na classificação.

A primeira corrida do fim de semana aconteceria às 2h55 (de Brasília, GMT-3) deste sábado, mas foi antecipada para 11h25 desta sexta-feira em razão da previsão de chuvas torrenciais que estão previstas para 25 de setembro. Nesta prova, marcada para logo mais, Arthur Leclerv vai largar na frente em razão da regra do grid invertido em relação aos 12 primeiros da classificação desta sexta-feira. Hauger, então, vai largar em sexto, Collet em sétimo e Jack Doohan, em 11º.

CLÉMENT NOVALAK; TRIDENT; FÓRMULA 3;
Clément Novalak garantiu a última pole do ano da F3 em 2021 (Foto: Fórmula 3)

A primeira corrida da Fórmula 3 neste fim de semana teria largada prevista para 2h35 (de Brasília, GMT-3) deste sábado, mas foi antecipada para logo mais, às 11h25 por conta das fortes chuvas previstas em Sóchi. Por enquanto, a segunda disputa do fim de semana segue marcada para 7h40 de sábado. A temporada 2021 da categoria vai se encerrar com o desfecho da rodada tripla de Sóchi na manhã de domingo, a partir de 3h55. Sempre com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports e pelo serviço de streaming F1 TV Pro.

Saiba como foi a classificação da Fórmula 3 em Sóchi

O treino começou muito movimentado e com praticamente todos os carros na pista. Tal situação formou um tráfego intenso, com muitos carros próximos, mas aos poucos os competidores conseguiram abrir mais espaço entre si.

A sessão teve o cronômetro parado em 22 minutos e 43 segundos. A direção de prova acionou a bandeira vermelha em razão de um incidente com Jonny Edgar, da Hitech, que estampou seu carro na barreira de proteção. Pouco antes, Caio Collet, que liderou o treino livre mais cedo, registrou 1min55s131, tempo que lhe valeu a pole provisória para a corrida principal.

CLASSIFICAÇÃO; FÓRMULA 3; SÓCHI; RÚSSIA;
Bagunça com carros todos próximos no começo da classificação da F3 na Rússia (Foto: Fórmula 3/Twitter)

Quando a pista foi liberada, Jack Doohan superou Collet em 0s204 para assumir a ponta da tabela, enquanto Vesti aparecia em terceiro. Dennis Hauger, por sua vez, aparecia somente em 14º.

Mas a definição do último pole do ano na Fórmula 3 esquentou mesmo nos dez minutos finais. Clément Novalak chegou a assumir a ponta, mas só por alguns segundos. Em seguida, a sessão viu várias mudanças de posição no topo da tabela de tempos. Mas quem retomou a dianteira foi novamente Doohan, que virou 1min54s677 e foi somente 0s010 mais rápido que Jonathan Hogaard, da Jenzer, que subiu para segundo.

O desfecho da sessão foi novamente de uma enorme bagunça com todo mundo andando muito próximo. Naquele momento, Doohan ocupava a pole provisória, enquanto Hauger estava tranquilo, em décimo, com condições de garantir um bom lugar no grid da corrida 1 em razão do grid invertido em relação aos 12 primeiros.

Neste momento, Collet ocupava o nono lugar, chegou a subir para quarto, mas caiu duas posições depois que Clément Novalak marcou 1min54s648, superou Doohan por apenas 0s029 e garantiu a pole-position na Rússia, enquanto Juan Manuel Correa pulou para quinto.

Hauger, por sua vez, obteve o sétimo lugar no grid da corrida principal e sexto no alinhamento da prova desta sexta-feira. Em razão do grid invertido, Arthur Leclerc, 12º na classificação, vai partir da ponta na prova logo mais.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A organização do GP de Miami anunciou a data da corrida na temporada 2022 da F1 (Vídeo: Miami GP)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.