Hauger desbanca Schumacher e leva pole da Fórmula 3 na Holanda. Collet é sexto

Dennis Hauger, líder do campeonato, superou David Schumacher por 0s135 na sua última tentativa de volta rápida e vai largar na pole da corrida principal da Fórmula 3 na Holanda. Caio Collet parte em sexto

Vettel precisou ser bombeiro durante o TL1 e se irritou com os problemas (Vídeo: Reprodução/F1TV)

Quase deu para David Schumacher. O filho de Ralf Schumacher liderava a classificação da corrida principal da Fórmula 3 em Zandvoort, palco da penúltima rodada tripla da temporada 2021. Mas Dennis Hauger desbancou o piloto da Trident com uma volta implacável nos minutos finais da sessão desta sexta-feira (3) e garantiu sua terceira pole na temporada. O líder do campeonato, assim, vai largar em 12º na primeira corrida do fim de semana, partindo na frente na prova principal, no domingo.

Schumacher, por sua vez, vai dividir a primeira fila do grid no domingo. Victor Martins, no fim da sessão, quebrou a sequência dos carros da Trident e colocou a equipe da casa, a MP Motorsport, em terceiro, à frente de Jack Doohan e Clément Novalak. Caio Collet vai largar em sexto na corrida principal. Já Amaury Cordeel, da Campos, 12º na classificação, vai partir na frente pela regra do grid invertido na corrida 1, neste sábado.

A primeira corrida da Fórmula 3, com o grid invertido em relação aos 12 primeiros da classificação, tem largada prevista para 5h05 (de Brasília) de sábado, enquanto a segunda prova está marcada para 12h55. No domingo, a rodada tripla em Zandvoort se encerra com mais uma disputa, às 5h40 (GMT-3). Tudo com transmissão ao vivo do canal por assinatura BandSports e do serviço de streaming F1 TV Pro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Saiba como foi a classificação da Fórmula 3 na Holanda

SEM RÄIKKÖNEN E COM RUSSELL PERTO DA MERCEDES, COMO FICA GRID DA F1 2022 | GP às 10

Depois de um fim de semana em que nem de longe conquistou grandes resultados, Dennis Hauger entrou na classificação da Fórmula 3 na Holanda disposto a dar a volta por cima e se reafirmar como o grande candidato ao título.

Logo no começo da classificação, o norueguês colocou o carro #1 da Prema na ponta da tabela de tempos ao marcar 1min25s167. David Schumacher, da Trident, em processo de crescimento ao longo do campeonato, aparecia em segundo na tabela, seguido por Arthur Leclerc, Caio Collet e Jack Doohan. Amaury Cordeel, da Campos, surpreendia ao se colocar em sexto, ainda que de forma provisória.

DENNIS HAUGER; FÓRMULA 3; HOLANDA; ZANDVOORT; CLASSIFICAÇÃO;
Dennis Hauger conquistou a pole da corrida principal da F3 na Holanda (Foto: Fórmula 3/Twitter)

Nos minutos seguintes, Schumacher tomou a pole de Hauger ao cravar 1min24s715, 0s154 mais rápido que o norueguês. Caio Collet também melhorou seu tempo e pulou para terceiro, seguido por Victor Martins, seu companheiro de equipe na Prema. Clément Novalak e Jack Doohan estavam em quinto e sexto, respectivamente.

A sessão se aproximava do fim quando Hunter Yeany, novo piloto da Charouz, rodou na entrada do curvão no miolo do circuito e ficou parado no meio da pista, em situação perigosa. A direção de prova acionou a bandeira vermelha quando restavam 4min18s para o fim.

DAVID SCHUMACHER; CLASSIFICAÇÃO; F3; HOLANDA;
David Schumacher ficou muito perto de levar a pole em Zandvoort (Foto: Fórmula 3/Twitter)

A pista foi rapidamente liberada e permitiu aos pilotos ao menos mais uma tentativa de volta rápida para a busca da pole na volta principal. E Dennis Hauger aproveitou a chance para desbancar Schumacher ao cravar 1min24s580 e superar o alemão por 0s135, com direito a trecho roxo (o mais rápido) nos dois primeiros setores da pista.

Também no fim, Victor Martins obteve o terceiro lugar, com Doohan em quarto, Novalak em quinto. O brasileiro Caio Collet vai largar em sexto.

Felipe Giaffone é o convidado especial do Paddockast #119, que discute: o que mudar para evitar uma não-corrida? Ouça!
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.