Beganovic surpreende no fim e põe Prema na pole-position da Fórmula 3 no Bahrein

Dino Beganovic voou no último setor com o cronômetro já zerado e garantiu a pole-position da Fórmula 3 no Bahrein

E deu Dino Beganovic na primeira classificação do ano para a etapa do Bahrein da Fórmula 3, que abre a temporada 2024. O piloto da Prema venceu a disputa por ter feito o melhor último setor com o cronômetro já zerado na sessão desta quinta-feira (29).

No minuto final, Christian Mansell fez o melhor primeiro setor, mas foi imediatamente superado por Nikola Tsolov e, depois, Luke Browning. Beganovic, então, meteu-se na disputa e ficou com o segundo trecho, deixando a decisão da pole para a terceira seção da pista de Sakhir.

E deu Beganovic, que virou 1min46s431, superando Browning em 0s167. Gabriele Minì ficou em terceiro, com Sami Meguetounif surpreendendo em quarto. Santiago Ramos ficou em quinto, com Leonardo Fornaroli, que liderou boa parte, apenas em sexto. Tim Tramnitz, Mansell, Arvid Lindblad e Max Esterson fecharam o top-10. No grid invertido, O novato Laurens Van Hoepen, 12º, larga na pole para a corrida sprint.

A Fórmula 3 retorna às pistas nesta sexta-feira (1), a partir das 7h15, para a disputa da corrida sprint da rodada do Bahrein, abertura da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aq

Luzes verdes para os pilotos na classificação da F3 no Bahrein (Foto: Reprodução/F1 TV)

Confira como foi a classificação da F3 no Bahrein:

Assim que a pista foi liberada, os pilotos partiram para os 30 minutos à disposição para a definição da pole-position. Antes, a classe realizou uma sessão de treino livre que teve a liderança de Browning, repetindo a boa performance vista nos treinos coletivos, que também aconteceram no circuito de Sakhir. O britânico, portanto, partiu com certo favoritismo.

Quanto ao clima, os pilotos pegaram a pista em 30,3°C, com 18°C de temperatura ambiente — pouco mais frio que o normal para o Bahrein. Na pista, Fornaroli, que permaneceu na Trident para 2024, foi o primeiro a registrar tempo, assumindo a liderança com 1min47s573.

Esterson, então, colocou a Jenzer a liderança momentânea, 0s046 mais rápido que o representante da Trident. Meguetounif, Callum Voisin e Noel León fechavam o top-5. Os tempos, porém, ainda eram mais altos que o esperado, e muitos optavam por recolher antes mesmo da linha de chegada, com o pelotão ainda estudando as condições de pista e pneus.

Quase 15 minutos percorridos da sessão, após parada nos boxes para acertos finais, o grupo retornou à ação. Sebastián Montoya puxou a fila, com Mansell em seguida, ambos melhorando as próprias voltas. Browning, por sua vez, foi o mais rápido no primeiro setor, e apesar de ter perdido tempo na segunda parte, assumiu a liderança.

Só que Fornaroli devolveu a gentileza, virando 1min47s141. Beganovic assumiu o segundo posto, com Meguetounif em terceiro. Minì, Mari Boya e Browning vinham na sequência, com um detalhe: todos cobertos por menos de 0s2.

Além do asfalto já abrasivo de Sakhir, muitos passavam do ponto nas frenagens, fritando pneus e comprometendo o desempenho em volta rápida — Mansell foi um deles, assim como Oliver Goethe.

Mais uma pausa, e todos retornaram para uma tentativa final, a 5min para o encerramento e com o tempo de Fornaroli a ser batido na tabela. A aceleração plena, todavia, ficou para a última volta: décimo a décimo, os pilotos se revezavam em quem ficava com o melhor setor, até que Beganovic encerrou a brincadeira.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.