F3 altera regulamento e aumenta zona de pontuação em corridas 2

Terceira categoria na pirâmide da Fórmula 1, a F3 da Fia terá uma mudança de regulamento para sua segunda temporada: na prova final das rodadas duplas, 10 pilotos pontuarão

A segunda temporada da Fórmula 3 sob chancela da FIA passará por mudança de regulamento, anunciou a entidade nesta terça-feira (25).

A partir de 2020, a corrida 2 das rodadas duplas terá mais pilotos na zona de pontuação. Em 2019, eram oito – agora, serão 10. Além disso, a inversão de grid da prova principal para a secundária também será maior: seguirá os termos da pontuação e os 10 primeiros colocados trocarão de posições para a largada seguinte – o primeiro larga em 10° e este na pole, por exemplo.

Enzo Fittipaldi estará na F3 em 2020 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

De acordo com a FIA, as alterações tem relação com a oficialização de 30 pilotos no grid para a nova temporada: "Terminar entre os 10 primeiros em um grid de 30 é um grande feito", disse Bruno Michel, chefe da categoria.

"Sentimos que isso deveria ser premiado nas duas corridas, não só na primeira. Assim, daqui para a frente, esse será o sistema – que dará a mais pilotos a mais oportunidade de pontuar e em terminar o ano com um reflexo melhor do que foi sua temporada", comentou.

Igor Fraga sobe para a Fórmula 3 com a Charouz (Foto: Divulgação)
Paddockast #49
RAÍ CALDATO: O ARTISTA PREFERIDO DE LEWIS HAMILTON

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM


O sistema da primeira prova será mantido, com os 10 primeiro pontuando. Os valores em si mudam, também: se na corrida principal segue em 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1, na que finaliza a etapa passa a ser 15-12-10-8-6-5-4-3-2-1.

A F3 tem sua abertura programada para o final de semana de 21 e 22 de março, no Bahrein. Dois brasileiros estarão no grid: Enzo Fittipaldi, pela HWA, e Igor Fraga, com a Charouz. 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.