Fórmula 3 previne ‘engarrafamento’ e divide grid para classificação da rodada da Itália
A organização da Fórmula 3 afirmou que a medida é para "dar a todos melhores condições na classificação". A temporada 2024 termina neste final de semana, em Monza
A organização da Fórmula 3 decidiu pelo bom e velho ‘é melhor prevenir do que remediar’ e decidiu dividir o grid em dois grupos para a disputa da classificação da rodada da Itália, que acontece neste fim de semana e marca o encerramento da temporada 2024. A medida é para evitar que o costumeiro tráfego atrapalhe a batalha pela pole-position.
A informação foi confirmada ao site Feeder Series para “garantir a todos melhores condições”. Ao todo, 30 carros compõem o grid da Fórmula 3, com cada uma das dez equipes com um line-up de três pilotos.
Relacionadas
Dividi-los em dois grupos de 15 já é de praxe em Mônaco por ser a pista de menor extensão do calendário (3.337 m), só que o trânsito tem sido uma questão séria ao longo de todo o ano, e não somente em circuitos mais curtos.
A situação fica ainda pior nos minutos finais da sessão, quando todos os carros partem para a pista. O que se tem visto são os pilotos evitando a preferência na fila em busca do vácuo do carro adversário. Por conta disso, andam mais lentos nas voltas de instalação.
Mas o contrário também acontece, ou seja, com o tempo curto e a fila interminável, a classificação acaba se transformando em uma prévia da corrida.
Matematicamente, sete pilotos estarão na briga pelo título na Itália: Leonardo Fornaroli (129), Gabriele Minì (128), Luke Browning (123), Arvid Lindblad (113), Dino Beganovic (100), Christian Mansell (97) e Oliver Goethe (94). Espera-se, portanto, que o formato dê aos postulantes a chance de voltas limpas e uma disputa mais igualitária pela pole.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto confessa torcida por chance na F1 pela McLaren: “Sonho desde pequeno”