Colapinto entra para academia da Williams e disputa F3 2023 pela MP Motorsport

A Williams anunciou na manhã desta segunda-feira (9) o argentino Franco Colapinto como novo piloto de sua academia de base. Colapinto deixa a Van Amersfoort e vai disputar a temporada de 2023 da Fórmula 3 com a equipe MP Motorsport

Franco Colapinto é o novo piloto da academia da Williams. O anúncio veio na manhã desta segunda-feira (9) nas redes sociais da equipe britânica. O argentino disputou a última temporada da Fórmula 3 com a equipe Van Amersfoort, terminando seu primeiro ano na categoria na nona colocação, com duas vitórias, cinco pódios e uma pole-position. Além do anúncio do time britânico, Colapinto confirmou também que vai se mudar em 2023 para a MP Motorsport na F3.

“É uma grande honra fazer parte da Williams como piloto da academia”, disse Colapinto em comunicado oficial. “Eles são uma das equipes de maior sucesso na história da Fórmula 1 e estou ansioso para seguir os passos do meu compatriota Carlos Reutemann. É uma oportunidade incrível pela qual serei eternamente grato. Obrigado a todos na Williams por confiarem em mim”, agradeceu o argentino.

Reutemann correu na Williams por três anos, chegando a ser vice-campeão em 1981 com o time britânico. Na última temporada, a academia de pilotos da equipe contava com o americano Logan Sargeant, que foi promovido após a boa temporada na Fórmula 2, o israelense Roy Nissany e os britânicos Zak O’Sullivan, Jamie Chadwick e Oliver Gray.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Franco Colapinto volta à MP Motorsport em 2023 (Foto: Divulgação/Twitter)

“Estamos muito feliz em receber o Franco na Academia de Pilotos da Williams. As conquistas de sua carreira desde que começou no kart destacam a habilidade natural de Franco ao volante e o que ele é capaz de fazer nos próximos anos”, elogiou Sven Smeets, diretor-esportivo da Williams. “Ele teve uma excelente temporada de estreia na Fórmula 3, com várias atuações fortes que o levaram a pódios e vitórias. Estamos ansiosos para trabalhar de perto com Franco para apoiar e estimular seu desenvolvimento como piloto”, completou Smeets.

Colapinto volta à MP Motorsport agora para a disputa da Fórmula 3 depois de duas temporadas juntos em 2020 e 2021, na Fórmula Renault Europeia, que depois passou a se chamar Fórmula Regional Europeia by Alpine (FRECA). De acordo com fontes consultadas pelo GRANDE PRÊMIO em Espanhol, o contrato com os holandeses é de duas temporadas e pode incluir uma promoção para a Fórmula 2 em 2024.

Franco Colapinto comemora pole-position na etapa do Bahrein da F3 2022 (Foto: FIA Fórmula 3)

“Também estou empolgado em anunciar que voltarei à MP Motorsport para a temporada 2023 da Fórmula 3. Realmente gostei muito da minha experiência com a equipe na Fórmula Renault Europeia e na FRECA e alcançamos ótimos resultados juntos. Meu objetivo é chegar ainda mais longe desta vez. Meu primeiro ano na F3 foi de aprendizado e usarei todo o conhecimento que reuni para buscar o título no ano que vem”, afirmou o argentino.

“Sou grato a todos que tornaram isso possível. Bullet Sports Management, YPF, ROFGO Racing e, claro, meu amado país Argentina. Obrigado por todo o apoio. Mal posso esperar para começar a temporada”, concluiu Colapinto.

Franco terá como companheiros na MP Motorsport em 2023 o espanhol Mari Boya e o britânico Jonny Edgar. A temporada da Fórmula 3 se inicia entre os dias 3 e 5 de março, com a etapa do Bahrein.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.