Colapinto passa no fim e ganha corrida 1 da F3 em Ímola. Collet perde vitória e abandona

Franco Colapinto largou na pole-position, mas foi superado por Caio Collet na quarta volta. O brasileiro, no entanto, levou o troco no giro 19 e, pouco depois, colidiu com Isack Hadjar, sendo forçado a abandonar a prova

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: CLASSIFICAÇÃO DO GP DA EMÍLIA-ROMANHA DE F1 | Briefing

Franco Colapinto largou na pole-position para a corrida sprint em Ímola, neste sábado (23), e confirmou a vitória na primeira prova do fim de semana da Fórmula 3. O piloto da Van Amersfoort chegou à frente de uma disputa acirradíssima entre Victor Martins e Jak Crawford pelo segundo lugar – melhor para o membro da ART, que cruzou a linha de chegada pouco antes do rival da Prema.

Caio Collet começou a sprint – com 21 voltas previstas – na quarta colocação, mas após uma ótima largada, rapidamente assumiu a segunda posição. Na volta 4, Collet usou o DRS para ultrapassar Colapinto e conquistar a liderança da prova – no entanto, a dois giros do fim da corrida, o piloto da Van Amersfoort deu o troco e deixou o brasileiro para trás.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
+ Maloney tira coelho da cartola e anota pole da F3 em Ímola. Collet supera companheiros e é 9º

Pior para Collet, já que logo após a manobra de Colapinto, o piloto da MP Motorsport levou um toque por trás do terceiro colocado Isack Hadjar, rodou na pista e teve que abandonar a disputa.

Toque entre Hadjar e Collet, no fim da prova sprint em Ímola (Foto: Fórmula 3)

A corrida sprint da F3 em Ímola foi movimentada. Logo na largada, Ido Cohen, que largou em segundo, teve problemas e ficou para trás no grid. Oliver Bearman também: o piloto da Prema cometeu erro e foi parar na brita na segunda volta, caindo para a 22ª posição.

Inclusive, desgraça pouca foi bobagem para o britânico. Tentando se recuperar na disputa, Bearman rodou na pista na volta 9, mas conseguiu evitar colisão e retornou à prova – ainda que, mais uma vez, com perda de posições.

Colapinto cruzando a linha de chegada neste sábado (Foto: Fórmula 3)

Foi no giro seguinte que o primeiro safety-car da corrida foi acionado, quando Zak O’Sullivan e Josep María Martí escaparam, um atrás do outro, na mesma curva do circuito italiano. Pouco depois, carro de segurança mais uma vez em ação: dessa vez, por conta de batida entre Reece Ushijima e Federico Malvestiti, que levou os dois pilotos ao muro.

Pouco depois, na volta 17, Grégoire Saucy sofreu com furo no pneu e caiu para o fim do grid, eventualmente sendo forçado a abandonar a disputa em Ímola. Praticamente no mesmo giro, Arthur Leclerc foi para fora da pista e deixou detritos no circuito, sendo o responsável pelo virtual safety-car que se seguiu na prova.

Disputa acirrada entre Martins e Crawford pelo segundo lugar (Foto: Fórmula 3)

Zane Maloney, pole para a corrida principal, cruzou a linha de chegada em sexto lugar – atrás de Roman Stanek e Isack Hadjar, respectivamente. Oliver Rasmussen, Kaylen Frederick, Alexander Smolyar e Rafael Villagómez completaram o top-10 da sprint.

A prova principal da Fórmula 3 está marcada para às 04h (de Brasília) do domingo.

RED BULL TEM CHANCES, MAS ESTARÁ EM APUROS SE NÃO TERMINAR CORRIDAS NA FÓRMULA 1 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.