Colapinto voa no Bahrein e conquista primeira pole da Van Amersfoort na F3

Franco Colapinto aproveitou os últimos dez minutos da classificação para anotar o melhor tempo do dia no Bahrein e assegurar a primeira pole da Van Amersfoort na Fórmula 3

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: A SEXTA-FEIRA DA F1 NO BAHREIN | Briefing

Estreante na Fórmula 3 em 2022, Franco Colapinto estreou da melhor maneira possível na categoria, ao assegurar nesta sexta-feira (18) a pole-position para a corrida principal do GP do Bahrein, a ser disputado no próximo domingo. O argentino precisou marcar sua volta mais rápida com menos de dez minutos para o encerramento da classificação, já que teve suas voltas deletadas por ultrapassar os limites da pista.

No entanto, na segunda rodada de voltas rápidas, Colapinto não deu chance à concorrência e anotou 1min46s249, suficiente para dar à equipe estreante Van Amersfoort sua primeira pole na categoria. Apesar de iniciante na F3, Franco possui experiência em diversas categorias do automobilismo, como a Le Mans Series e o Mundial de Endurance da FIA.

Colapinto superou voltas deletadas para garantir primeiro lugar no grid de domingo (Foto: FIA Fórmula 3)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O tcheco Roman Stanek assegurou o segundo lugar com a Trident — equipe campeã do ano passado —, à frente do também novato Kush Maini, terceiro colocado com a MP. Grégoire Saucy, campeão da FRECA e também estreante da F3 em 2022, bateu seus companheiros de ART, Victor Martins e Juan Manuel Correa, para assegurar o quarto lugar — logo à frente dos dois parceiros de equipe.

Por fim, Zane Maloney, Alexander Smolyar, Isack Hadjar e David Vidales completaram o top-10 da classificação para a primeira corrida do ano.

O’Sullivan vai largar na primeira colocação na corrida de sábado (Foto: FIA Fórmula 3)

Como a F3 possui um formato de corrida sprint com grid invertido no sábado, a primeira corrida do final de semana terá os 12 primeiros classificados em ordem invertida no momento da largada. Assim, o 12º colocado, Zak O’Sullivan, da Carlin, será o pole na primeira disputa — com Oliver Bearman completando a primeira fila. Em seguida, os dez primeiros alinharão em ordem invertida, do décimo ao primeiro.

Campeã entre os pilotos em 2021 com Oscar Piastri, a Prema teve uma classificação para se esquecer. A equipe viu seus três pilotos ficarem fora do top-10: Bearman foi o 11º, Arthur Leclerc não passou do 14º posto e por fim, Jak Crawford sofreu com um vazamento enquanto estava no pit-lane e só conseguiu voltar à pista com três minutos para o encerramento das atividades — terminou em 21º lugar.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.