Bortoleto pode ser campeão na Bélgica? Confira matemática do título da F3 2023

Gabriel Bortoleto tem 43 pontos de vantagem e precisa apenas impedir que o rival mais próximo na tabela, que hoje é Zak O'Sullivan, desconte quatro para ser campeão na Bélgica

Gabriel Bortoleto está muito perto de uma conquista inédita para o Brasil na Fórmula 3. Com 43 pontos de vantagem na liderança e mais 78 em jogo, o piloto da Trident pode ser campeão já neste final de semana, na Bélgica, que recebe a penúltima etapa da temporada 2023.

Para que isso aconteça, a conta é bastante simples: em suma, Bortoleto só precisa chegar ao final da rodada com 40 de frente para o segundo colocado, que hoje é Zak O’Sullivan. Com apenas 39 em disputa na rodada da Itália, o brasileiro se consagraria campeão com uma etapa de antecedência.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Franco Colapinto (no meio entre os pilotos) venceu a corrida sprint na Inglaterra. Gabriel Bortoleto e Christian Mansell foram segundo e terceiro (Foto: FIA)

Não seria possível, no entanto, erguer a taça já na sprint, ainda que vencesse, marcasse a volta mais rápida e também chegasse na corrida principal com os dois pontos da pole-position. Se isso acontecer, Gabriel chega a 157, porém ainda que O’Sullivan ou Josep María Martí zerassem, a diferença para ambos seria de 56 e 57, respectivamente, com mais 64 em disputa (a vitória da corrida 2, que vale 25, mais a pontuação máxima da rodada em Monza, 39).

Mas e se Gabriel abandonar a corrida sprint, o que aconteceria? Suponhamos, então, que o jovem de 18 anos saia completamente zerado da primeira prova e também sem a pole-position. Nesse cenário, ele manteria os 144 pontos, portanto. Se O’Sullivan vencer a sprint, fizer a volta mais rápida e for o pole de domingo, Gabriel teria de cruzar a linha de chegada em primeiro na corrida principal e torcer para o britânico ser no máximo terceiro para celebrar a conquista. A mesma conta vale para Martí.

No mais, o principal foco de Bortoleto é manter o desempenho visto ao longo de toda temporada, que é somar o máximo de pontos possíveis.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.