Minì crava pole para corrida de estreia da F3 em Mônaco. Collet é 5º e Bortoleto, 7º

Gabriele Minì voou no fim e garantiu a pole-position para a estreia da Fórmula 3 em Mônaco ao marcar 1min23s278. Caio Collet ficou em quinto, enquanto o líder, Gabriel Bortoleto, parte da sétima posição

*(atualizado às 17h16)

Gabriele Minì conquistou a pole-position para a corrida de estreia da Fórmula 3 em Mônaco. O italiano chegou a ficar com uma diferença de 0s5 atrás dos adversários, mas acertou uma volta voadora no fim e garantiu a posição de honra ao marcar 1min23s278 — tempo que foi 0s6 mais rápido que o de Dino Beganovic, que vai largar na segunda posição.

A classificação nas ruas de Monte Carlo possui um sistema diferente das demais etapas, com os pilotos divididos em grupos da seguinte forma: números pares de um lado, números ímpares do outro. Isso deixou Minì, atualmente em quarto no campeonato, no mesmo pelotão que o líder Gabriel Bortoleto, que corre com o #5. Já o vice-líder, Grégoire Saucy, ficou separado.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Gabriel Bortoleto larga em sétimo (Foto: Fórmula 3)

No primeiro grupo, os carros da Hitech, sob o comando de Luke Browning e Sebastián Montoya, ditaram o ritmo por boa parte da sessão, até que Beganovic levou a Prema ao topo com 1min23s880, apenas 0s003 mais rápido que o piloto britânico.

A segunda turma, então, foi à pista com o tempo do carro #2 como referência, e a concorrência seria forte, com o líder Bortoleto e também nomes como José María Martí, que já venceu corrida na temporada. Mas foi Minì quem conseguiu bater Beganovic com um temporal: 1min23s278.

Com os resultados combinados, Paul Aron ficou em terceiro, à frente de Browning, enquanto Caio Collet conseguiu uma boa quinta colocação para a prova principal. Montoya fecha a terceira fila, alinhando ao lado do brasileiro.

O líder Bortoleto terminou com o sétimo tempo da classificação, enquanto o argentino Franco Colapinto partirá do oitavo posto. Taylor Barnard e Leonardo Fornaroli fecham o top-10. Saucy terminou a sessão com o 12º tempo, o que daria ao suíço o direito de largar na pole-position na corrida sprint, porém foi punido com a perda de três punições no grid deste sábado.

O piloto da ART Grand Prix foi considerado culpado pelos comissários de prova por não ter respeitado a bandeira amarela dada por conta de um acidente sofrido por Sebastian Montoya. Assim, a pole da corrida sprint será de Martí.

A largada da corrida sprint da etapa de Mônaco da Fórmula 3 está marcada para as 6h, horário de Brasília. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.