Russell critica F3 por grid inchado e alerta: “Questão de tempo até acidente acontecer”
George Russell falava sobre segurança quando citou a preocupação que tem com a Fórmula 3. São 30 carros no grid atual da categoria, algo que é um grande perigo seja em pista molhada ou seca, na visão do piloto da Mercedes
A passagem da Fórmula 1 por Spa-Francorchamps no último final de semana levantou muitas questões em torno da segurança, principalmente em corridas sob chuva, e George Russell reconheceu que uma solução para melhorar a visibilidade deve demorar ainda alguns anos. O piloto da Mercedes ainda aproveitou para fazer um alerta sobre o grid inchado de categorias como a Fórmula 3, temendo por acidentes futuros mesmo em pista seca.
A discussão foi potencializada pela morte do jovem Dilano van ‘t Hoff, no início de julho durante uma corrida da FRECA em Spa sob chuva. O recomeço da prova foi autorizado, e o piloto de 18 anos acabou se envolvendo num acidente na Kemmel em meio ao spray d’água, sendo acertado em T por Adam Fitzgerald em alta velocidade. Ele morreu a caminho do hospital.
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Russell começou dizendo que vê o jeito como a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) lida com questões de segurança “melhor do que num passado recente”. E seguiu: “Tudo parece um pouco mais organizado com Nikolas [Tombazis] no comando, e Steve Nielsen foi uma grande adição para a entidade.”
“Niels [Wittich, diretor de prova da F1] foi colocado no papel, e acho que é só ter esse diálogo mais aberto conosco, as comunicações estão melhores que nunca. Queremos decisões e respostas, mas o fato é que provavelmente não vamos encontrar a solução para melhorar a visibilidade nos próximos anos. É desafiador, não é uma coisa fácil”, reconheceu o representante da Mercedes.
No mesmo final de semana, Fórmula 2 e Fórmula 3 realizaram suas respectivas etapas, e Russell aproveitou a oportunidade para fazer um alerta principalmente sobre a menor, que possui um grid com 30 pilotos — ao contrário da F2, as dez equipes da F3 possuem trios. Nesse caso, o #63 acredita que até mesmo no seco pode ser “questão de tempo” para uma tragédia acontecer.
“Temo um pouco pelas categorias de base, realmente acho que a F3 não deveria permitir 30 carros na pista de uma vez a qualquer momento, mesmo em condições de pista seca”, opiniou. “Acho que é questão e tempo antes de termos um grande acidente por lá também”, advertiu.
A Fórmula 3 entra de férias e volta em Monza, entre os dias 1 e 3 de setembro, para a disputa da última etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.
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