GP de Macau retorna ao calendário de 2023 após 3 cancelamentos por conta da covid-19

A FIA confirmou nesta segunda-feira (5) que o tradicional GP de Macau de Fórmula 3 volta ao calendário esse ano após o cancelamento das três últimas edições por causa da pandemia

Após ser cancelada por três anos seguidos por conta da pandemia da covid-19, a tradicional corrida da Fórmula 3 em Macau volta ao calendário este ano. A confirmação foi feita pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) nesta segunda-feira (5), com a etapa marcada para acontecer entre os dias 16 e 19 de novembro.

Além da F3, a Copa do Mundo FIA GT também vai acontecer no mesmo final de semana, e ambas são parte da celebração pelo 70º aniversário do evento. A realização das corridas foi garantida após acordo válido por três anos entre a FIA, o clube de membros da FIA em Macau, a Associação Geral de Automóveis de Macau (AAMC, da sigla em inglês) e os organizadores do GP.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GP de Macau é uma das provas mais importantes para as categorias de base (Foto: reprodução)

A F3 seguirá o seguinte formato: dois treinos livres de 40 minutos cada e duas sessões de classificação. Já os carros GT terão dois treinos com duração de 30 minutos seguidos de uma classificação única, com o mesmo tempo. As corridas tanto da F3 quanto do FIA GT acontecem em duas baterias, sendo que as da F3 terão 10 e 15 voltas cada.

Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da federação, festejou o retorno da prova e destacou a importância histórica do evento. “A história de Macau e da Fórmula 3 é uma das mais conhecidas dos esportes a motor, e o evento tem sido o destaque do calendário das categorias de base. Ao longo das décadas, muitos dos maiores nomes do automobilismo foram testados no GP de Macau, pois um desempenho excepcional no Circuito da Guia é um sinal certo de talento e comprometimento.”

Por conta dos cancelamentos em 2020, 2021 e 2022, esta será apenas a segunda vez que os carros da atual geração da F3 serão postos à prova no circuito de rua da província chinesa. “Pun Weng Kun, coordenador da comissão organizadora, disse em nome do GP que se sentia honrado por receber novamente a corrida e pelo apoio da FIA: “Sediar o 70º GP de Macau é uma prova do reconhecimento da FIA às nossas habilidades organizacionais e fortalecerá ainda mais a posição do evento na indústria automobilística internacional.”

A última corrida da Fórmula 3 em Macau aconteceu em 2019. O evento não contava pontos para o campeonato e reuniu pilotos de todos os campeonatos da F3, dentre eles os brasileiros Enzo Fittipaldi e Felipe Drugovich. O holandês Richard Verschoor foi o grande vencedor da corrida após segurar o estoniano Jüri Vips.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.