Iorio assume liderança após quebra de Piquet em Curitiba e vence pela primeira vez na F3 Brasil

O atual campeão Pedro Piquet não demorou para saltar da sexta para a primeira posição na etapa complementar das abertura da temporada da F3 em Curitiba, neste domingo (8), mas um problema de bateria acabou o tirando da disputa. Melhor para Matheus Iorio, que segurou a pressão de Artur Fortunato, venceu e lidera o campeonato

Depois do domínio completo de Pedro Piquet no sábado, este domingo (8) foi dia de Matheus Iorio. O piloto da Cesário venceu pela primeira vez na F3 e assumiu a ponta da classificação após o final de semana de abertura da temporada.
 
O atual campeão, Pedro Piquet, mesmo após largar na sexta colocação liderava a etapa complementar. Na verdade, ainda na primeira volta ele já era o segundo colocado. 
 
Mas um problema de bateria acabou o atrapalhando e o obrigando a encostar o carro, deixando o favorito de volta na sexta colocação, cinco giros atrás.
A comemoração de Matheus Iorio (Foto: Marcus Cicarello/Vicar)
"Foi uma pena a quebra, pois estava rápido e acho que venceria novamente. O mais importante foi que mostramos velocidade no final de semana", falou Piquet.
 
Ioria aproveitou e segurou o segundo colocado, Artur Fortunato, que tentou pressionar, para vencer a prova. Quem encerrou o pódio foi Rodrigo Baptista. 
 
"A prova foi bem extensa e comprida para mim. Ontem tivemos um problema na embreagem para a largada e acabei perdendo posições, mas hoje conseguimos arrumar e acertamos um pouco mais o carro. Consegui segurar o Fortunato que estava logo atrás de mim e por isso foi uma prova cansativa", concluiu o vencedor.
 
Após as duas primeiras provas da temporada, Iorio lidera o campeonato com 24 pontos contra 21 de Baptista e 18 de Piquet. A F3 brasil volta apenas em 26 de abril, em Brasília.
 
OS 10+ DA PRIMEIRA SEMANA

Por quatro dias, oito equipes marcaram presença no circuito de Jerez, na Espanha, para os primeiros testes da pré-temporada. Naturalmente, a curiosidade para se acompanhar as atividades na pista andaluz era grande, e também há diversos pontos a se destacar após essa primeira bateria de treinos coletivos. A liderança da Ferrari, o dia em que o brasileiro Felipe Nasr foi o mais rápido, os problemas da McLaren e a pintura da Red Bull foram alguns dos aspectos que chamaram a atenção. 

Leia a matéria completa no GRANDE PRÊMIO.

O SOM AO REDOR
Tempos mais baixos, menos problemas e mais barulho. Dá para resumir assim, do ponto de vista dos motores V6 turbo, a semana de testes da F1 em Jerez de la Frontera, abrindo a pré-temporada de 2015. Introduzidas em 2014, essas unidades de força que atrelam sistemas híbridos ao motor de combustão interna vêm recebendo muitas críticas desde o princípio desta nova era.
 
Há cabos eleitorais fortes que pedem a mudança do regulamento — a alternativa mais defendida neste momento é a adoção de propulsores com 1000 cavalos de potência. Mas é incontestável como, com o passar do tempo, nota-se uma evolução.

Leia a matéria especial do CONTA-GIRO desta semana no GRANDE PRÊMIO. 

FORA DE NOVO
O momento da Force India não é bom. Após perder a primeira bateria de testes em Jerez, o time indiano está fora da segunda sessão de treinos coletivos, que acontece em Barcelona e corre o risco de perder a terceira também. A confirmação veio nesta sexta-feira (6) por meio do chefe-adjunto do time Bob Fernley à BBC, que citou a falência de Marussia e Caterham e a demora para assinar contrato para ter o túnel de vento da Toyota como principais fatores para o atraso na produção do VJM08.
 
Fernley garantiu que não há a menor possibilidade do VJM08 estar pronto para a segunda bateria de testes, agora em Barcelona, mas explicou que a intenção do time é ter o novo carro pronto para a última sessão de testes. 

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO. 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube