Doohan controla ações na pista molhada e vence corrida 2 da Fórmula 3 na Bélgica

Jack Doohan largou na pole e comandou a corrida enquanto esteve em bandeira verde. Após interrupção do safety-car, defendeu a vitória com inteligência

Sebastian Vettel fica furioso com direção de prova após acidente de Lando Norris no Q3 (Vídeo: Reprodução)

Jack Doohan ainda vai largar na pole-position da corrida principal do fim de semana da Fórmula 3, mas, neste sábado (3), o piloto da Trident venceu a corrida 2 após largar na ponta graças ao sistema de grid invertido da F3. Na pista molhada, sobrou e soube escapar de qualquer problema para subir no lugar mais alto do pódio.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A corrida atrasou por conta dos adiamentos da Fórmula 1, uma causada pela chuva e outra pela chuva e pelo acidente de Lando Norris.

Apesar da instabilidade do clima, a largada aconteceu sem chuva – a W Series correu entre a F1 e a F3 -, mas ainda com spray na pista. Rapidamente, Doohan abriu 3s para o companheiro David Schumacher, que vinha em segundo.

Como acontece na F3, os encontrões foram tirando gente do traçado. Alexander Smolyar saiu da pista após ser pressionado no pelotão logo no começo, ao passo que Johnathan Hoggard levou a pior num toque com Arthur Leclerc e rodou.

Enquanto as condições eram normais, Doohan sobrou e manteve a distância ampla para quem vinha atrás. Conforme a chuva se anunciava novamente, Matteo Nannini mudou a situação da corrida. O italiano rodou na última chicane da pista e quase acertou em cheio o estreante Hunter Yeany. A direção de prova acionou um safety-car virtual que funcionou como um tapete vermelho para atrasar a corrida e apressar a chuva, que chegou.

Jack Doohan venceu a corrida 2 da F3 na Bélgica (Foto: Reprodução/F1 TV)
Paddockast #118- O que esperar da segunda parte da temporada da Fórmula 1 2021?

O aguaceiro caiu na 11ª volta e fez a FIA lançar mão do safety-car de verdade para organizar as coisas por três voltas. A relargada ofereceu a única chance real de Schumacher superar Doohan, mas o australiano segurou com habilidade e manteve a dianteira.

Mas a bandeira verde durou pouco. Na mesma subida da Eau Rouge em que Norris sofreu a batida na Fórmula 1, Calan Williams e Amaury Cordeel, piloto da casa, acidentaram-se e, apesar de saírem ilesos dos carros, mostraram que estava difícil segurar na pista. O safety-car voltou e permaneceu até o final da corrida.

Doohan, Schumacher e Logan Sargeant subiram ao pódio, ao passo que Caio Collet terminou na quarta colocação. Clément Novalak, Frederik Vesti, Victor Martins, Alexander Smolyar, Dennis Hauger e Arthur Leclerc fecharam o top-10.

Hauger continua líder do campeonato por boa margem: 154 pontos contra 108 de Doohan, no que já parece uma briga de somente dois pilotos pelo título. Vesti, Olli Caldwell e Novalak, respectivamente, com 93, 86 e 82 pontos, formam o top-5 junto aos dois ponteiros. Collet, com 51 tentos, ocupa a oitava colocação.

Após a corrida do domingo, a Fórmula 3 conta com somente mais duas rodadas triplas no ano: Holanda e Estados Unidos.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da Bélgica AO VIVO e EM TEMPO REAL de Fórmula 1. A largada para a corrida está marcada para as 10h (de Brasília) do domingo.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

F1 define calendário 2021 com Turquia, GP de São Paulo e data reservada para Catar

GP DA BÉLGICA DE F1: ACIDENTE DE NORRIS FORTE! O GRID DE LARGADA E A CLASSIFICAÇÃO | Briefing

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar