Crawford ultrapassa Collet e vence corrida sprint da Fórmula 3 na Áustria
Jak Crawford entrou na briga pela vitória após o abandono repentino de Juan Manuel Correa e buscou o primeiro triunfo na categoria
Foi o dia de Jak Crawford na Fórmula 3! A corrida sprint do fim de semana da categoria foi realizada na manhã deste sábado (9) e deu a partida num dia que ainda tem corridas da Fórmula 1 e da Fórmula 2. O piloto estadunidense da Academia da Red Bull comemorou a primeira vitória dele na F3 com uma recuperação firme após estar no quarto lugar.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Crawford largou em terceiro, mas caiu para o quarto lugar após o bom começo de Franco Colapinto. Caio Collet era o pole e manteve a dianteira frente a Juan Manuel Correa na largada. Contudo, Correa tomaria a dianteira na quarta volta, na relargada após uma intervenção do safety-car seguindo um toque entre Roman Staněk e Zane Maloney.
Correa parecia no caminho para vencer a corrida e começava a se distanciar até que, logo na sexta volta, teve problemas mecânicos na reta dos boxes e perdeu potência, ficando para trás do pelotão e, eventualmente, abandonando. Era a chance da primeira vitória na categoria de Correa, que ficou mais de um ano e meio longe do esporte após se envolver no acidente fatal de Anthoine Hubert, na F2, em 2019, e sofrer lesões sérias.
Sem Correa, Collet assumia a liderança novamente. Enquanto isso, Crawford apertada o passo e já dava o troco em Colapinto pelo que era, agora, a segunda colocação. Os dois foram aproximados por um novo safety-car: na volta 11 de 21, Maloney novamente e Ollie Bearman se tocaram após passaram fora da curva cinco numa briga tripla com Arthur Leclerc.

Aí, pouco depois da relargada, foi inevitável: Crawford voava na pista e efetuou a ultrapassagem em Collet após duas boas disputas entre os dois.
Enquanto Crawford se distanciava e se aproximava da vitória com Collet em segundo, Leclerc chegava em Colapinto, mas o argentino se segurou e conseguiu garantir o último lugar do pódio.
O quinto lugar foi Staněk, após boa batalha com Jonny Edgar, que terminou caindo para sétimo, ainda atrás de Kaylen Frederick. Victor Martins garantiu os últimos pontos, em oitavo. Alexander Smolyar e Isack Hadjar – pole da corrida principal – completaram o top-10.
Após a corrida, que colocou o campeonato oficialmente na metade, Martins ainda lidera: tem 80 pontos contra 79 de Leclerc. Crawford tem 70 e é o terceiro. Com 39 pontos, Collet está na sétima colocação.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Áustria de Fórmula 1. No domingo, a corrida principal da F3 está marcada para as 3h35 (de Brasília).
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube