Crawford ultrapassa Collet e vence corrida sprint da Fórmula 3 na Áustria

Jak Crawford entrou na briga pela vitória após o abandono repentino de Juan Manuel Correa e buscou o primeiro triunfo na categoria

TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA ÁUSTRIA DE FÓRMULA 1 | Briefing

Foi o dia de Jak Crawford na Fórmula 3! A corrida sprint do fim de semana da categoria foi realizada na manhã deste sábado (9) e deu a partida num dia que ainda tem corridas da Fórmula 1 e da Fórmula 2. O piloto estadunidense da Academia da Red Bull comemorou a primeira vitória dele na F3 com uma recuperação firme após estar no quarto lugar.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Crawford largou em terceiro, mas caiu para o quarto lugar após o bom começo de Franco Colapinto. Caio Collet era o pole e manteve a dianteira frente a Juan Manuel Correa na largada. Contudo, Correa tomaria a dianteira na quarta volta, na relargada após uma intervenção do safety-car seguindo um toque entre Roman Staněk e Zane Maloney.

Correa parecia no caminho para vencer a corrida e começava a se distanciar até que, logo na sexta volta, teve problemas mecânicos na reta dos boxes e perdeu potência, ficando para trás do pelotão e, eventualmente, abandonando. Era a chance da primeira vitória na categoria de Correa, que ficou mais de um ano e meio longe do esporte após se envolver no acidente fatal de Anthoine Hubert, na F2, em 2019, e sofrer lesões sérias.

Sem Correa, Collet assumia a liderança novamente. Enquanto isso, Crawford apertada o passo e já dava o troco em Colapinto pelo que era, agora, a segunda colocação. Os dois foram aproximados por um novo safety-car: na volta 11 de 21, Maloney novamente e Ollie Bearman se tocaram após passaram fora da curva cinco numa briga tripla com Arthur Leclerc.

A chegada de Jak Crawford na corrida sprint da F3 na Áustria (Foto: Reprodução)
Paddockast #155: O que caos do GP da Inglaterra pode significar para F1 2022?

Aí, pouco depois da relargada, foi inevitável: Crawford voava na pista e efetuou a ultrapassagem em Collet após duas boas disputas entre os dois.

Enquanto Crawford se distanciava e se aproximava da vitória com Collet em segundo, Leclerc chegava em Colapinto, mas o argentino se segurou e conseguiu garantir o último lugar do pódio.

O quinto lugar foi Staněk, após boa batalha com Jonny Edgar, que terminou caindo para sétimo, ainda atrás de Kaylen Frederick. Victor Martins garantiu os últimos pontos, em oitavo. Alexander Smolyar e Isack Hadjar – pole da corrida principal – completaram o top-10.

Após a corrida, que colocou o campeonato oficialmente na metade, Martins ainda lidera: tem 80 pontos contra 79 de Leclerc. Crawford tem 70 e é o terceiro. Com 39 pontos, Collet está na sétima colocação.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Áustria de Fórmula 1. No domingo, a corrida principal da F3 está marcada para as 3h35 (de Brasília).

FERRARI TIROU ÚLTIMAS CHANCES DE LECLERC SER CAMPEÃO DA FÓRMULA 1 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.