Martí garante festa caseira e vence corrida 2 da Fórmula 3 na Espanha. Bortoleto é 4º

A festa espanhola foi completa na Fórmula 3: Josep María Martí levou a Campos ao degrau mais alto do pódio na corrida principal deste domingo (3), em Barcelona

Festa espanhola na Fórmula 3 na manhã deste domingo (3), em Barcelona. Josep María Martí partiu na pole-position e garantiu mais uma vitória na temporada ao liderar a corrida principal da rodada da Espanha de ponta a ponta. Quem mais se aproximou do jovem da Campos foi o argentino Franco Colapinto, que ganhou uma posição na pista e terminou a mais de 3s do vencedor.

Dino Beganovic completou o pódio, logo à frente de Gabriel Bortoleto, em mais uma performance sólida que garantiu mais 12 pontos para a classificação do campeonato.

Paul Aron terminou em quinto, seguido por Marí Boya e Seastián Montoya. Zak O’Sullivan, vencedor da sprint, completou em oitavo, com Taylor Barnard, que se arrastou durante toda a corrida após largar em segundo, ficando em nono. Christian Mansell completou o top-10. Caio Collet foi o 12º e Roberto Faria completou na 24ª colocação.

A Fórmula 3 retorna entre os dias 30 de junho e 2 de julho para a disputa da rodada da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Josep María Martí recebe os cumprimentos de Fernando Alonso pela vitória (Foto: Eric Calduch/Grande Prêmio)

Saiba como foi a corrida principal da Fórmula 3 na Espanha:

O dia em Barcelona começou com céu azul e sem possibilidade de chuva para o momento em que os carros da F3 entraram na pista. Os termômetros marcavam 21,3°C, com a pista em temperatura relativamente baixa, em 25,6°C. A umidade relativa do ar já girava em 61%.

Na pole-position, Martí manteve a liderança na largada, enquanto Barnard buscou o traçado por fora para brigar pelo primeiro posto na freada na curva 1. Acontece que faltou pista para o piloto da Jenzer, que teve de passar pela área de escape asfaltada. Colapinto, por sua vez, permaneceu em terceiro e Bortoleto ganhou um posto, subindo para quinto.

Ainda na primeira volta, Leonardo Fornaroli, nono no grid, e Luke Browning, que largou em 11º, se enroscaram na curva 4 e foram parar na brita. O piloto da Hitech levou a pior, ficando com a suspensão quebrada e sendo obrigado a parar no meio da pista. A direção de prova, então, acionou o safety-car para a retirada do carro #16 do local.

A intervenção do carro de segurança durou até a abertura do giro 7, com Martí puxando a fila, enquanto Bortoleto sofria o ataque de Aron antes da primeira curva, mas conseguia sustentar o quinto posto. Apesar da boa relargada, o representante da Campos via Barnard crescer em seu retrovisor. Mais atrás, o vice-líder Gabriele Minì abria espaço no pelotão em busca da zona de pontos, deixando três pilotos para trás numa única volta e pulando para o 14º lugar.

Volta 9, e Minì ganhou a posição de Mansell após uma bela manobra. Na frente, Colapinto aparecia a apenas 0s3 de Barnard, que já via Martí escapar e colocar 1s3 de vantagem. Enquanto a transmissão se preocupava com uma briga entre Hunter Yeany e Rafael Villagómez, Colapinto ganhava o posto de Barnard no final da reta principal, assumindo o segundo lugar. Beganovic também veio no embalo e deu o bote para cima do britânico, que caiu para quarto.

No giro 13, Barnard passou a ser caçado por Bortoleto, já a uma distância de apenas 0s4 do piloto da Jenzer. Minì, em contrapartida, tomava novamente ultrapassagem de Mansell, voltando a ocupar o 14º posto. O piloto da Campos ainda conseguiu mais um lugar alguns giros depois, sobre o companheiro de equipe Hugh Barter.

FÓRMULA 3 2023, BARCELONA, ESPANHA, DOMINGO, CORRIDA PRINCIPAL
A largada da corrida principal da F3 em Barcelona (Foto: reprodução/F1 TV)

O terceiro carro da Campos, Martí, seguia firme na liderança, mantendo uma distância de mais de 1s para Colapinto, o que impedia o argentino de utilizar a asa móvel para buscar não apenas uma aproximação maior, como a ultrapassagem, de fato. Bortoleto era quem fazia valer o DRS na volta 17 e enfim superava Barnard, subindo para quarto.

Barnard ainda perdeu mais duas posições no giro seguinte, caindo para sétimo, ao mesmo tempo em que a direção de prova confirmava 5s de punição para Minì, preso atrás de Barter em 14º.

Giro 19, e o pelotão formado por Mansell, Minì, Nikita Bedrin, Oliver Goethe e Grégoire Saucy praticamente formava uma linha de cinco para disputar quem teria a preferência na freada da curva 1. Goethe foi quem acabou levando a melhor, porém tocou com a asa dianteira no pneu traseiro esquerdo de Saucy. O furo foi inevitável, e o piloto da ART teve de ir para os boxes, vendo suas chances de pontos acabarem.

A direção de prova, claro, não deixou escapar e puniu o alemão com 10s por ter causado a colisão com Saucy. Barter também tomou outros 5s por track limits, mas as posições da frente seguiram inalteradas, com Martí chegando a sua terceira vitória no ano, a primeira em corrida principal. Como também fez a volta mais rápida, o piloto sai da Espanha com 68 pontos e assume a vice-liderança da temporada.

Fórmula 3 2023, rodada da Espanha, Barcelona, corrida principal:

1J. M. MARTÍCampos25 voltas  
2F COLAPINTOMP+4.463  
3D BEGANOVICPrema+10.445  
4G BORTOLETOTrident+13.488  
5P ARONPrema+14.156  
6M BOYAMP+19.500  
7S MONTOYAHitech+19.874  
8Z O’SULLIVANPrema+23.707  
9T BARNARDJenzer+25.072  
10C MANSELLCampos+26.155  
11N BEDRINJenzer+27.901  
12C COLLETVan Amersfoort+28.340  
13H BARTERCampos+31.930  
14G MINÌHitech+32.354  
15J EDGARMP+34.282  
16O GOETHETrident+35.843  
17K FREDERICKART+37.857  
18O GRAYCarlin+39.270  
19N TSOLOVART+39.750  
20S FLÖRSCHPHM+40.313  
21P WISNICKIPHM+41.037  
22A GARCÍAJenzer+44.416  
23T SMITHVan Amersfoort+47.605  
24R FARIAPHM+52.398  
25R VILLAGÓMEZVan Amersfoort+58.061  
26I COHENCarlin+59.023  
27G SAUCYART+1 volta  
 L FORNAROLITridentNC  
 H YEANYCarlinNC  
 L BROWNINGHitechNC  
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.