Martí garante festa caseira e vence corrida 2 da Fórmula 3 na Espanha. Bortoleto é 4º
A festa espanhola foi completa na Fórmula 3: Josep María Martí levou a Campos ao degrau mais alto do pódio na corrida principal deste domingo (3), em Barcelona
Festa espanhola na Fórmula 3 na manhã deste domingo (3), em Barcelona. Josep María Martí partiu na pole-position e garantiu mais uma vitória na temporada ao liderar a corrida principal da rodada da Espanha de ponta a ponta. Quem mais se aproximou do jovem da Campos foi o argentino Franco Colapinto, que ganhou uma posição na pista e terminou a mais de 3s do vencedor.
Dino Beganovic completou o pódio, logo à frente de Gabriel Bortoleto, em mais uma performance sólida que garantiu mais 12 pontos para a classificação do campeonato.
Relacionadas
Paul Aron terminou em quinto, seguido por Marí Boya e Seastián Montoya. Zak O’Sullivan, vencedor da sprint, completou em oitavo, com Taylor Barnard, que se arrastou durante toda a corrida após largar em segundo, ficando em nono. Christian Mansell completou o top-10. Caio Collet foi o 12º e Roberto Faria completou na 24ª colocação.
A Fórmula 3 retorna entre os dias 30 de junho e 2 de julho para a disputa da rodada da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Saiba como foi a corrida principal da Fórmula 3 na Espanha:
O dia em Barcelona começou com céu azul e sem possibilidade de chuva para o momento em que os carros da F3 entraram na pista. Os termômetros marcavam 21,3°C, com a pista em temperatura relativamente baixa, em 25,6°C. A umidade relativa do ar já girava em 61%.
Na pole-position, Martí manteve a liderança na largada, enquanto Barnard buscou o traçado por fora para brigar pelo primeiro posto na freada na curva 1. Acontece que faltou pista para o piloto da Jenzer, que teve de passar pela área de escape asfaltada. Colapinto, por sua vez, permaneceu em terceiro e Bortoleto ganhou um posto, subindo para quinto.
Ainda na primeira volta, Leonardo Fornaroli, nono no grid, e Luke Browning, que largou em 11º, se enroscaram na curva 4 e foram parar na brita. O piloto da Hitech levou a pior, ficando com a suspensão quebrada e sendo obrigado a parar no meio da pista. A direção de prova, então, acionou o safety-car para a retirada do carro #16 do local.
A intervenção do carro de segurança durou até a abertura do giro 7, com Martí puxando a fila, enquanto Bortoleto sofria o ataque de Aron antes da primeira curva, mas conseguia sustentar o quinto posto. Apesar da boa relargada, o representante da Campos via Barnard crescer em seu retrovisor. Mais atrás, o vice-líder Gabriele Minì abria espaço no pelotão em busca da zona de pontos, deixando três pilotos para trás numa única volta e pulando para o 14º lugar.
Volta 9, e Minì ganhou a posição de Mansell após uma bela manobra. Na frente, Colapinto aparecia a apenas 0s3 de Barnard, que já via Martí escapar e colocar 1s3 de vantagem. Enquanto a transmissão se preocupava com uma briga entre Hunter Yeany e Rafael Villagómez, Colapinto ganhava o posto de Barnard no final da reta principal, assumindo o segundo lugar. Beganovic também veio no embalo e deu o bote para cima do britânico, que caiu para quarto.
No giro 13, Barnard passou a ser caçado por Bortoleto, já a uma distância de apenas 0s4 do piloto da Jenzer. Minì, em contrapartida, tomava novamente ultrapassagem de Mansell, voltando a ocupar o 14º posto. O piloto da Campos ainda conseguiu mais um lugar alguns giros depois, sobre o companheiro de equipe Hugh Barter.
O terceiro carro da Campos, Martí, seguia firme na liderança, mantendo uma distância de mais de 1s para Colapinto, o que impedia o argentino de utilizar a asa móvel para buscar não apenas uma aproximação maior, como a ultrapassagem, de fato. Bortoleto era quem fazia valer o DRS na volta 17 e enfim superava Barnard, subindo para quarto.
Barnard ainda perdeu mais duas posições no giro seguinte, caindo para sétimo, ao mesmo tempo em que a direção de prova confirmava 5s de punição para Minì, preso atrás de Barter em 14º.
Giro 19, e o pelotão formado por Mansell, Minì, Nikita Bedrin, Oliver Goethe e Grégoire Saucy praticamente formava uma linha de cinco para disputar quem teria a preferência na freada da curva 1. Goethe foi quem acabou levando a melhor, porém tocou com a asa dianteira no pneu traseiro esquerdo de Saucy. O furo foi inevitável, e o piloto da ART teve de ir para os boxes, vendo suas chances de pontos acabarem.
A direção de prova, claro, não deixou escapar e puniu o alemão com 10s por ter causado a colisão com Saucy. Barter também tomou outros 5s por track limits, mas as posições da frente seguiram inalteradas, com Martí chegando a sua terceira vitória no ano, a primeira em corrida principal. Como também fez a volta mais rápida, o piloto sai da Espanha com 68 pontos e assume a vice-liderança da temporada.
Fórmula 3 2023, rodada da Espanha, Barcelona, corrida principal:
1 | J. M. MARTÍ | Campos | 25 voltas | ||
2 | F COLAPINTO | MP | +4.463 | ||
3 | D BEGANOVIC | Prema | +10.445 | ||
4 | G BORTOLETO | Trident | +13.488 | ||
5 | P ARON | Prema | +14.156 | ||
6 | M BOYA | MP | +19.500 | ||
7 | S MONTOYA | Hitech | +19.874 | ||
8 | Z O’SULLIVAN | Prema | +23.707 | ||
9 | T BARNARD | Jenzer | +25.072 | ||
10 | C MANSELL | Campos | +26.155 | ||
11 | N BEDRIN | Jenzer | +27.901 | ||
12 | C COLLET | Van Amersfoort | +28.340 | ||
13 | H BARTER | Campos | +31.930 | ||
14 | G MINÌ | Hitech | +32.354 | ||
15 | J EDGAR | MP | +34.282 | ||
16 | O GOETHE | Trident | +35.843 | ||
17 | K FREDERICK | ART | +37.857 | ||
18 | O GRAY | Carlin | +39.270 | ||
19 | N TSOLOV | ART | +39.750 | ||
20 | S FLÖRSCH | PHM | +40.313 | ||
21 | P WISNICKI | PHM | +41.037 | ||
22 | A GARCÍA | Jenzer | +44.416 | ||
23 | T SMITH | Van Amersfoort | +47.605 | ||
24 | R FARIA | PHM | +52.398 | ||
25 | R VILLAGÓMEZ | Van Amersfoort | +58.061 | ||
26 | I COHEN | Carlin | +59.023 | ||
27 | G SAUCY | ART | +1 volta | ||
L FORNAROLI | Trident | NC | |||
H YEANY | Carlin | NC | |||
L BROWNING | Hitech | NC |